Fiat 600e: o que já sabemos sobre SUV elétrico que chega ao Brasil em 2025

Enquanto lança os primeiros carros híbridos feitos em Betim (MG), a Fiat também já prepara a estreia do seu primeiro SUV elétrico no Brasil. É o novo Fiat 600e, que já é vendido na Europa e, segundo apurou UOL Carros, deve chegar ao mercado nacional ainda em 2025.

O Fiat 600e chega para substituir o 500e, que foi lançado em 2021 e vendeu apenas oito unidades no ano passado. Entre os motivos do desempenho fraco está a autonomia de 227 km (padrão Inmetro) e o preço de R$ 214.990, enquanto concorrentes como o BYD Dolphin Mini saem por R$ 118.800.

A intenção da Fiat, segundo fontes, é ter um carro elétrico à venda para "marcar presença" nesse segmento, cumprindo papeis institucionais e de marketing como parte do seu plano de eletrificação no Brasil. Os resultados do 500e, entretanto, causaram efeito negativo na percepção da Stellantis e a Fiat precisa de um "embaixador" melhor para seus EVs em um país onde é líder.

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Imagem: Divulgação

Assim como o irmão menor, o Fiat 600e traz a releitura moderna do design de 1957. O SUV de 4,17 m é maior do que um Pulse e, dado que carros elétricos aproveitam melhor o espaço interno, espera-se que a novidade seja vista como um veículo adequado para famílias. O Fiat 500e, por outro lado, é menor do que um Renault Kwid e feito para só quatro pessoas, que vão apertadas.

Em termos mecânicos, o Fiat 600e é oferecido com motor elétrico dianteiro de 156 cv e 26,5 kgfm. A bateria tem autonomia de aproximadamente 400 km na medição europeia. No padrão brasileiro, mais rígido, é natural que o número obtido gire em torno de 300 a 320 km.

A revisão moderna de um estilo clássico também se dá no interior, onde o painel, por exemplo, tem bases em curva que remetem a modelos antigos da Fiat. Por outro lado, há itens tecnológicos como o quadro de instrumentos digital de 7", central multimídia de 10,2" e controle de cruzeiro.

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Imagem: Divulgação

O Fiat 600e chegará em versão única, que não será o esportivo 600e Abarth de até 280 cv, visual agressivo e ronco falso do motor elétrico - entre outros motivos, porque elétricos esportivos não têm público consolidado. No caso do 600e híbrido, ele não virá pois compensa mais a produção nacional deste tipo de veículo, pela qual a Stellantis investirá R$ 30 bilhões ao longo da década.

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O preço do novo 600e ainda é um mistério, mas caso a Stellantis siga a "cotação" que usou em lançamentos passados, o SUV estrearia na casa dos R$ 300.000. Todavia, para que ele não fique muito mais caro que os rivais, esse valor teria de estar abaixo dos R$ 250.000.

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8 comentários

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Cesar Gomes Dantas

Gastar 300 mil pra economizar gasolina? Tem que rodar muito!

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Mariusa Aparecido Barro

Brasil tem os carros mais caros do mundo, devido ao imposto alto, a maioria da população, 99,99% nunca terá acesso a este tipo de veículos, portando por muitos e muitos anos ainda teremos que nos contentar com carros usados a álcool ou gasolina os chamados populares. Por isso só vendeu seis do outro e esse mais caro ainda  talvez venda três né, é o meu Brasil brasileiro. 

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Xisto Mazzochin

Mais um lançamento no Brasil que vai ficar encalhado. Entre preço de um a combustão e um 100% elétrico, pode ser comprado 25.000 litros de gasolina a valor de hoje. Sem levar em consideração a desvalorização na revenda dos eletricos.

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