Chevrolet ficará um mês sem produzir seu carro mais vendido no Brasil

Pela segunda vez em 2025, a General Motors anunciou uma interrupção das atividades na fábrica de Gravataí (RS). A planta gaúcha é responsável pela fabricação dos Chevrolet Onix e Onix Plus, que correspondem a aproximadamente 50% das vendas da marca no Brasil. A nova paralisação busca "adequar a produção" e foi anunciada antes mesmo de a primeira acontecer.

A fábrica de Gravataí terá sua atividade suspensa por um mês entre 17 de fevereiro e 17 de março. Nesse período, os cerca de 5.000 funcionários gastarão 20 dias de suas férias coletivas e terão 10 dias de folga remunerada.

Em 22 de abril começa a segunda interrupção, em esquema de layoff em que 50% dos trabalhadores terão seus contratos interrompidos.

A pausa durará entre dois e cinco meses (prazo dado pela Consolidação das Leis do Trabalho) e, nesse tempo, o acordo coletivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí prevê que todos receberão, integralmente, o salário líquido, com o Governo Federal pagando uma parte desse montante.

Produção ociosa em Gravataí (RS) será aproveitada pelo novo SUV da Chevrolet, derivado do Onix
Produção ociosa em Gravataí (RS) será aproveitada pelo novo SUV da Chevrolet, derivado do Onix Imagem: Divulgação

Após o primeiro layoff, a GM pode renová-lo por igual período. Entretanto, são os outros 50% dos trabalhadores que seriam mandados para casa. Eles também poderão realizar cursos de formação a fim de receber uma bolsa de R$ 900 para esse fim.

Vende bem, mas deveria ser melhor

No ano passado, o Chevrolet Onix foi o terceiro automóvel mais vendido do Brasil, mas viu o sedã Onix Plus cair do quinto para o 11º lugar. A dupla somou 157.468 unidades emplacadas em 2024, sendo que, em anos como 2018 e 2019, a produção já chegou a exceder as 200.000.

Queda nas vendas do Onix Plus, principalmente, acentuou a necessidade da GM tirar o pé na produção
Queda nas vendas do Onix Plus, principalmente, acentuou a necessidade da GM tirar o pé na produção Imagem: Divulgação
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A capacidade ociosa ocorre justo quando chega a hora da Chevrolet lançar as novas versões da linha Onix, esperadas no segundo semestre. Tanto o sedã quanto o compacto receberão facelift com mudança grande no visual e mais recursos tecnológicos - e tais mudanças exigem alterações no maquinário. Em outras palavras, é o momento de "adequar a produção", explica a marca em nota.

Os ajustes também valerão a um terceiro carro, ainda inédito, que deverá ser um equivalente SUV do Onix. Além disso, o motor 1.0 turbo da família será atualizado e chegará aos 126 cv e 18,9 kgfm devido à estreia do sistema de injeção direta - necessário para atender aos novos limites de poluição estabelecidos por lei.

67 comentários

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Gilberto Bendini

E agora com Taxa do Aço vai Piorar. é o Governo do Amor, FAZ O LLLLLLLL 

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Valter Fernando da Silva Zorman

Esses modelos com correia banhada a óleo e com motor descartável onde o valor do conserto fica superior a 20% do valor do carro esta queimando o filme destes modelos! O preconceito no mercado de usados já esta grande e já reflete na venda dos novos!

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Carlos Sidney de Vasconcelos Lins

Mas a economia não está bombando? 

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