Bolso agradece: 12 estados que dão benefícios a carros elétricos e híbridos
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Ter um carro elétrico ou híbrido significa economia não só de combustível, mas também no bolso. Isso porque 12 estados do Brasil dão algum tipo de benefício para modelos eletrificados: seja isenção completa ou desconto, geralmente, no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O paraíso dos carros eletrificados no Brasil atende por dois nomes. O primeiro é o Amapá. Uma lei promulgada no fim de 2024 garante isenção do imposto para carros elétricos e híbridos até 31 de dezembro de 2026.
O segundo é o Distrito Federal, que também garante isenção completa de IPVA para ambas as tecnologias. E mais: não há regras de preço e/ou idade do veículo.
Quer saber dos outros? Vamos à lista:
Sudeste
O estado mais rico do País, São Paulo, não traz nenhuma isenção estadual para carros elétricos e os híbridos precisam atender critérios específicos: ter preço máximo de R$ 250 mil e que o motor elétrico deste conjunto tenha potência mínima de 40 kW (o equivalente a 54 cv) e tensão de, pelo menos, 150V para a recarga da bateria.
E a isenção vale até o final de 2026. Depois da data, haverá uma cobrança gradual por ano até chegar a 4% em 2030.
Por outro lado, quem garante algum benefício para carros elétricos é a Prefeitura de São Paulo, que dá um desconto na alíquota (de 4% para 2%) para veículos registrados na capital. Este valor, por sua vez, retorna para o contribuinte de duas formas: em dinheiro ou em desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O estado vizinho, Rio de Janeiro, por sua vez, isenta parcialmente o IPVA. Enquanto a alíquota para automóveis em geral é de 4%, os híbridos pagam 1,5% e os elétricos 0,5%.
Ainda no Sudeste, Minas Gerais tem uma regra peculiar. Veículos elétricos e híbridos usufruem da isenção do imposto, mas sob duas condições: precisam ser fabricados no estado e que seja equipado com mais de um motor de propulsão (quando pelo menos um deles for movido a gás natural ou energia elétrica). Levando ao pé da letra, nenhum modelo se enquadra no benefício.
Nordeste
Bahia, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Piauí são alguns estados nordestinos que oferecem um misto de isenção e desconto. Alagoas, por exemplo, isenta o primeiro ano de IPVA para carros elétricos e híbridos e a taxa sobe gradativamente nos seguintes.
Os elétricos vão a 0,5% do valor venal e depois para em 1%. Os híbridos, por sua vez, são taxados em 0,75% no segundo ano e chegam ao teto de 1,5% no terceiro.
A Bahia isenta carros elétricos, mas com preços de até R$ 300 mil. Os híbridos pagam o imposto normalmente. No Piauí, os elétricos têm alíquota reduzida: 1%, enquanto os híbridos, nenhum benefício. Já o Maranhão não cobra IPVA de elétricos e taxa em 2,5% os híbridos (contra 3% dos automóveis convencionais). Porém há uma regra: os modelos precisam ser comprados em uma concessionária no estado — só emplacar não vale.
Pernambuco segue seus estados vizinhos e não cobra a taxa de elétricos, mas os híbridos pagam a alíquota normal (2,4%). Por fim, a Paraíba passou a isentar carros elétricos a partir deste ano.
Sul
O Rio Grande do Sul é o único que oferece alguma política de benefício. Por lá, os elétricos são isentos de IPVA há quase 20 anos. Os híbridos, por sua vez, pagam alíquota normal de automóveis: 3%
Um caso curioso é o do Paraná, que não tem política de isenção para elétricos e híbridos, mas, sim, para veículos movidos a hidrogênio. Só um detalhe: atualmente não há nenhum modelo à venda no Brasil que usa esta fonte de energia.
Norte
Uma lei sancionada no Amapá pelo governador Clécio Luís no ano passado — e que vale até o final de 2026 — isenta os automóveis elétricos e híbridos do IPVA no estado. A justificativa é fomentar a compra e venda de veículos elétricos e híbridos, além de reduzir a poluição e as emissões de gases de efeito estufa.
No Amazonas, onde a alíquota "convencional" é de 4%, os modelos eletrificados (tanto elétricos quanto híbridos) pagaram 3%. No Tocantins, no entanto, tramita um Projeto de Lei que pleiteia a isenção de IPVA para carros elétricos, mas ainda precisa ser aprovado.
Centro-Oeste
Fora o Distrito Federal, que isenta tanto carros elétricos quanto híbridos, nenhuma outra localidade da região tem programa de benefícios para tais fontes propulsoras.
E os outros estados?
Por fim, estados como Acre, Roraima, Pará, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina, não têm nenhuma política de isenção ou desconto de IPVA para nenhum tipo de veículo.
3 comentários
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Joaquim Barbosa Nobre Neto
A natureza agradece a isenção dos elétricos.
Luiz Cesar Giagio
Sao Paulo fez acordo e entre todos os veículos disponíveis no Brasil, beneficiou somente 5, e da Toyota. Quanta coincidência. Uma vergonha, além de cobrar a aliquota mais alta, tem mais buracos, insegurança e todo o tipo de extorsao aos donos de veículos. É pagar ou nao ter nada.
Eugenio Gorgulho
Minas Gerais mais uma vez inovando. Isenção de carro que não existe!!!!