Novo Hyundai Kona chega ao Brasil com foco em versão híbrida; veja detalhes


Eduardo Passos
Colaboração para o UOL
13/02/2025 16h21
Após dois anos de vendas discretas, o Hyundai Kona será atualizado no Brasil. A marca anunciou que a nova atualização chega em abril, mas somente em versão híbrida. De toda forma, é o fim da defasagem em relação ao exterior, onde a geração atual foi lançada na mesma semana em que a antiga chegou aqui, em 2023.
O novo Kona Hybrid usará motor 1.6 com injeção direta, aliado ao motor elétrico e uma pequena bateria de 1,3 kWh. É um híbrido convencional, focado na economia de combustível e com baterias que não são recarregadas através da tomada, mas recuperando energia dissipada pelo veículo.
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A combinação de motores rende 141 cv e 27,0 kgfm ao Kona, que não é flex. Segundo dados Inmetro, o utilitário faz 19,6 km/l de gasolina na cidade e 17,4 km/l na estrada. Seu câmbio de seis marchas é de dupla embreagem, que causava receio nos consumidores brasileiros, mas vem sendo elogiada nos Hyundai e Kia à venda globalmente.
O que mais se destaca no novo Kona é o design, que segue as diretrizes dos carros elétricos de topo mais recentes dos sul-coreanos. Os faróis principais do SUV estão alojados no para-choque e uma linha fina de LEDs atravessa o capô, ditando a assinatura luminosa do modelo.
Atrás a receita se repete, com uma outra faixa de LEDs compondo as lanternas. Setas e luzes de ré ficam embutidas nas caixas de roda traseiras. A carroceria também foi alterada e agora traz formas mais suaves.
Dentro, o quadro de instrumentos passa a ser digital, unido à central multimídia por uma única moldura. Ao todo, são 25" de telas, com conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay e recursos de automação veicular como o controle de cruzeiro adaptativo.
Para otimizar o espaço interno, a Hyundai também optou por remover a alavanca de câmbio, e a seleção de marcha é feita em alavanca como a dos limpadores do para-brisa, na coluna de direção.
A marca não explicou porque a versão elétrica também não será vendida, mas deu a entender que prefere concentrar esforços na variante de maior volume. "A configuração híbrida é cada vez mais procurada pelo consumidor", comentou Oscar Castro, diretor executivo de vendas da Hyundai.
Os preços não foram divulgados mas, antes de sair de linha o Hyundai Kona descontinuado no Brasil era vendido a R$ 169.990.