Novo Hyundai Kona chega ao Brasil com foco em versão híbrida; veja detalhes
Ler resumo da notícia
Após dois anos de vendas discretas, o Hyundai Kona será atualizado no Brasil. A marca anunciou que a nova atualização chega em abril, mas somente em versão híbrida. De toda forma, é o fim da defasagem em relação ao exterior, onde a geração atual foi lançada na mesma semana em que a antiga chegou aqui, em 2023.
O novo Kona Hybrid usará motor 1.6 com injeção direta, aliado ao motor elétrico e uma pequena bateria de 1,3 kWh. É um híbrido convencional, focado na economia de combustível e com baterias que não são recarregadas através da tomada, mas recuperando energia dissipada pelo veículo.
A combinação de motores rende 141 cv e 27,0 kgfm ao Kona, que não é flex. Segundo dados Inmetro, o utilitário faz 19,6 km/l de gasolina na cidade e 17,4 km/l na estrada. Seu câmbio de seis marchas é de dupla embreagem, que causava receio nos consumidores brasileiros, mas vem sendo elogiada nos Hyundai e Kia à venda globalmente.
O que mais se destaca no novo Kona é o design, que segue as diretrizes dos carros elétricos de topo mais recentes dos sul-coreanos. Os faróis principais do SUV estão alojados no para-choque e uma linha fina de LEDs atravessa o capô, ditando a assinatura luminosa do modelo.

Atrás a receita se repete, com uma outra faixa de LEDs compondo as lanternas. Setas e luzes de ré ficam embutidas nas caixas de roda traseiras. A carroceria também foi alterada e agora traz formas mais suaves.
Dentro, o quadro de instrumentos passa a ser digital, unido à central multimídia por uma única moldura. Ao todo, são 25" de telas, com conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay e recursos de automação veicular como o controle de cruzeiro adaptativo.

Para otimizar o espaço interno, a Hyundai também optou por remover a alavanca de câmbio, e a seleção de marcha é feita em alavanca como a dos limpadores do para-brisa, na coluna de direção.
A marca não explicou porque a versão elétrica também não será vendida, mas deu a entender que prefere concentrar esforços na variante de maior volume. "A configuração híbrida é cada vez mais procurada pelo consumidor", comentou Oscar Castro, diretor executivo de vendas da Hyundai.
Os preços não foram divulgados mas, antes de sair de linha o Hyundai Kona descontinuado no Brasil era vendido a R$ 169.990.
7 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Eduardo Fernando de Campos
Eu tenho o kona do modelo anterior. No tanque coloco mais ou menos metade de gasolina comum e metade da aditivada, sempre no posto Ipiranga, e tenho conseguido fazer uma média entre 21 e 25,5 kms por litro. Uso o carro um pouco mais na estrada do que na cidade. Confesso que em termos de desempenho, estou bem satisfeito com o consumo. Antes eu tinha um prius, excelente também, mas que consumia um pouco a mais.
Antonio Ferrari Borba
Design horroroso!
Roberta Benot Monteiro
Dá até medo,de tão feio!