Por que Mercedes-Benz adotou câmbio de duas marchas em novo carro elétrico


Gabriel Lima
Colaboração para o UOL
17/03/2025 15h27
A esmagadora maioria dos carros elétricos não é equipada com câmbio, pois tais veículos têm torque instantâneo.
Mesmo assim, a Mercedes-Benz surpreendeu e instalou o equipamento uma uma transmissão de duas marchas na nova geração do sedã cupê CLA, que traz versões elétricas e híbridas..
O câmbio de duas velocidades equipa a versão 250+ do CLA, totalmente elétrica.
O que aconteceu
Segundo o responsável pela estratégia de produtos da Mercedes-Benz, Christoph Starzynski, o novo CLA 250+ de tração traseira e 270 cv emprega uma transmissão de duas velocidades para oferecer desempenho sem abrir mão da eficiência energética.
De acordo com ele, a primeira marcha proporciona aceleração rápida trafegando na cidade, enquanto a segunda marcha melhora a eficiência em estradas, reduzindo as rotações do motor elétrico ao trafegar em velocidades mais altas.
Segundo Starzynski o conceito justifica o investimento. "Não ter uma segunda marcha é obviamente mais barato do que ter uma segunda marcha, se você estiver olhando para isso de uma perspectiva puramente financeira. A segunda marcha não é de graça".
A ideia da Mercedes não é simular uma caixa de câmbio tradicional, montada no assoalho do carro. Em vez disso, a marca decidiu fazer algo mais suave e moderno para seus clientes.
"Você não quer ter que esperar esse mini-segundo no momento em que sente que não tem potência, porque toda vez que troca de marcha há uma escassez de potência de alguma forma, mesmo em um elétrico. Então, fazer isso suave o suficiente para que você não sinta foi um dos maiores desafios", encerrou Starzynski.
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