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Versão picape e 30 km/l: o que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Projeção dá pistas de como se parecerá o novo Toyota Corolla - Reprodução Projeção dá pistas de como se parecerá o novo Toyota Corolla - Reprodução
Projeção dá pistas de como se parecerá o novo Toyota Corolla Imagem: Reprodução

Eduardo Passos

Colaboração para o UOL

25/03/2025 05h30

Prestes a completar 60 anos de existência, o Toyota Corolla ainda tem vida longa pela frente. Ao que tudo indica, a montadora japonesa apresentará, até o ano que vem, a 13ª geração do carro, trazendo novidades importantes que incluem até uma versão caminhonete.

A ideia é usar a mesma plataforma TNGA que, hoje em dia, serve de base ao Corolla sedã, hatchback e perua e ao SUV Corolla Cross. Segundo relatos da imprensa oriental, todas essas variantes serão aperfeiçoadas em termos de mecânica e rigidez torcional, entre outros incrementos; mas, principalmente, terão a companhia de um "Corolla Truck".

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Conceito de picape intermediária da Toyota foi revelado pela marca no ano retrasado Imagem: Divulgação

Seguindo a receita de Ford Maverick e Ram Rampage, entre outros, a nova picape será menor do que a Hilux, se aproveitando de carroceria monobloco que a torna mais confortável para a rodagem em estradas e para os passageiros da segunda fileira. Esse "Corolla Truck" deverá ser vendido no Brasil, assim como as variantes sedã e SUV.

Em termos de mecânica, a principal opção para a 13ª geração do Corolla deve ser um novo motor 1.5, com versões aspiradas ou turbinadas — com cerca de 130 cv e 180 cv, respectivamente.

Espera-se que esse propulsor seja feito no Brasil em variante flex, que também pode equipar o futuro Yaris Cross. Modelos puramente a combustão continuam, mas o Corolla HEV (híbrido pleno, sem carregamento na tomada) tende a ficar ainda mais econômico e superar os 30 km/l.

Outra possibilidade é usar a mecânica do Prius vendido no exterior, com motor 2.0 aspirado e um motor elétrico traseiro. Seria uma configuração híbrida plug-in, especialmente útil para o "Corolla picape", que, dessa forma, chegaria à faixa dos 220 cv e teria tração integral simplificada, sem cardan.

Traseira do novo Corolla deve seguir estilo do Toyota Crown Imagem: Divulgação

Em termos de design, há poucas pistas, já que os testes com protótipos ainda seguem desconhecidos. A imprensa oriental, porém, sugere que, mais uma vez, o estilo deve seguir a reestilização do Prius, com faróis integrados e curvas suaves. Na traseira, a tendência é que o sedã se inspire no Crown, seu irmão maior.

Mesma coisa vale para o interior, onde a discrição da Toyota se manterá e aposta-se em evoluções como uma central multimídia maior e com melhor display e um quadro de instrumentos digital minimalista. Novamente, seguindo a receita do Prius.

Certeza disso, entretanto, só devemos ter em 2026, quando a japonesa tende a anunciar os novos planos para um dos carros mais vendidos da história. A venda do novo Toyota Corolla no Brasil, em diferentes tipos de carroceria, deve começar até 2027.

Interior será atualizado, mas sem grandes revoluções Imagem: Divulgação

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