Topo

Volkswagen quer vender mais de 500 mil carros nos EUA em 2012

Christiaan Hetzner e Jan Schwartz

Em Nova York e Detroit (EUA)

09/01/2012 11h43

A Volkswagen planeja vender mais de 500 mil carros nos Estados Unidos pela primeira vez em 39 anos, disse a companhia nesta segunda-feira (9), baseada na marca de 8 milhões atingida globalmente no ano passado.

A montadora alemã quer vender 10 milhões de veículos anualmente no mundo todo até 2018, ante os quase 8,16 milhões em 2011, sem incluir os 59 mil caminhões comerciais da unidade sueca Scania.

Dessa meta, 10% sairão a médio prazo do mercado norte-americano, onde a fabricante está fazendo sucesso com o novo Beetle e o sedã Passat, que recentemente ganhou o prêmio Motor Trend Car of the Year.

O grupo vendeu 444.192 veículos no ano passado nos EUA, 23,3% a mais que em 2010. Cerca de 70% vieram da marca Volkswagen e o restante de marcas como Audi, Bentley e Lamborghini.

O presidente-executivo da Volkswagen Group of America, Jonathan Browning, estimou o mercado dos EUA em 13,5 milhões a 14 milhões de veículos em 2012, dependendo das condições da economia.

A montadora ainda tem prejuízo nos EUA, mas agora por causa do investimento de US$ 1 bilhão na nova fábrica de Chattanooga (Tennessee), que deve se tornar rentável quando fabricar 150 mil veículos a partir do ano que vem.

Em um evento em Detroit no domingo (8) o presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, disse que a companhia ainda estava considerando unir a acionista majoritária Porsche à Volkswagen. "A intenção continua", disse a repórteres.

A maioria dos analistas acredita que a decisão no ano passado de adiar a fusão significou que a Volkswagen iria preferir comprar os 51% restantes do negócio de carros esportivos da Porsche.