Topo

Chefe da Hyundai para os EUA vê fatia de 4,7% do mercado em 2014

Hyunjoo Jin<br>Norihiko Shirouzu

Em Detroit (EIA)

14/01/2014 10h58

A Hyundai espera que sua fatia de mercado suba para 4,7% este ano, ante 4,6% em 2013, impulsionada por novos modelos (como o renovado Sonata) e menos restrições de capacidade, disse o novo chefe da marca para os Estados Unidos nesta segunda-feira (14).

"Uma capacidade limitada de produção impede a montadora de atingir participação de 5%", afirmou David Zuchowski, presidente-executivo da unidade norte-americana da Hyundai, acrescentando que este é um "plano de médio prazo". A montadora sul-coreana perdeu participação de mercado nos EUA desde que atingiu um recorde de 5,1%, em 2011.

"Em 2014, minha responsabilidade primária é assegurar que eu mostre que 2013 foi uma anomalia e não uma tendência. Com tendência superaquecida em anos anteriores, (tivemos) um pouco de devolução no ano passado", disse Zuchowski à Reuters no Salão de Detroit. "Vamos retomar nossas tendências de crescimento sustentável", completou.

Zuchowski, que atuou anteriormente na Ford e na Mazda, espera vender cerca de 740 mil veículos este ano, alta de 2,7% ante os 720.783 vendidos no ano passado. Ele disse que a companhia seria capaz de "espremer" mais produção de suas fábricas nos Estados Unidos e importar mais carros da Coreia do Sul, conforme a Hyundai amplia a capacidade na China e em outros países.

"Também temos um impacto indireto de fábricas adicionais na China, Brasil e República Tcheca, pois isso nos dá mais flexibilidade sobre a produção coreana", disse.