Alemanha investiga participação da Bosch na fraude da Volkswagen
Promotores públicos da cidade de Stuttgart, na Alemanha, estão investigando se funcionários da fornecedora de autopeças Bosch estiveram envolvidos na fraude dos testes de emissões pela Volkswagen, disse o escritório da procuradoria nesta quarta-feira (16).
Sediada em Stuttgart, a Bosch faz o programa de gerenciamento do motor à diesel usado por diversas das principais montadoras, incluindo a Volkswagen, mas se recusou a comentar sobre investigações específicas.
Entretanto, um porta-voz da companhia disse: "Estamos cooperando em princípio com todas as autoridades que querem contribuir com o esclarecimento dos fatos."
Como de costume por parte dos promotores alemães, uma porta-voz do escritório da promotoria de Stuttgart se recusou a nomear as companhias envolvidas. "Nós iniciamos investigações contra indivíduos desconhecidos", disse. "A ação é direcionada a uma companhia sediada em Stuttgart que é suspeita de estar envolvida em uma possível violação por uma grande montadora de veículos alemã no contexto de manipulação de emissões." As investigações foram motivadas por notícias na mídia sobre o caso, afirmou.
A Reuters noticiou no mês passado que procuradores federais norte-americanos e o Departamento da Justiça estão examinando se a Bosch sabia ou participou no esforço da Volkswagen de driblar testes de emissão de motores a diesel nos Estados Unidos, citando pessoas familiarizadas com o tema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.