Por que fiasco da fusão FCA com Renault virou oportunidade para a Peugeot
O presidente-executivo da Peugeot, Carlos Tavares, pode ser o maior vencedor das negociações de fusão entre os rivais Fiat Chrysler e Renault. Um acordo alternativo entre a montadora ítalo-americana e o grupo de 19 bilhões de euros da Tavares teria algumas características para recomendá-lo sobre a combinação da Renault.
O presidente da Fiat e acionista controlador, John Elkann, retirou uma proposta de fusão 50/50 na noite da última quarta-feira, após a segunda reunião inconclusiva da diretoria da Renault, em alguns dias. A Fiat concluiu que "as condições políticas na França" tornaram isso inviável. O estado francês possui 15% dos 15 bilhões de euros da Renault.
Uma união entre a Fiat e a Peugeot poderia ser mais fácil de negociar. É verdade que o grupo Tavares também é apoiado pela França, que, como a família fundadora da Peugeot e o parceiro chinês Dongfeng Motor Group, tem uma participação de 12% e o direito de propor dois membros do conselho.
No entanto, essas ações só tinham 10% dos direitos de voto no final de 2018, em comparação com os 29% do estado na Renault. E a família Peugeot e os 20% de participação do Dongfeng diluem a influência do governo. A França tem sido historicamente menos intrometida na Peugeot do que a Renault, onde em 2015 executou uma incursão noturna para garantir o duplo direito de voto.
Crucialmente, o tamanho maior da Peugeot e a pilha de caixa de 9,3 bilhões de euros, usando estimativas de consenso Refinitiv para o final de 2019, provavelmente fariam uma transação mais limpa do que a delicada fusão de iguais da Renault-Fiat. Suponha que a Tavares ofereça um prêmio de 20% sobre o preço das ações da Fiat antes da oferta da Renault. Ele poderia pagar 65% do patrimônio de 21,3 bilhões de euros em dinheiro e manter a dívida líquida mínima na entidade combinada, de acordo com um cálculo da Breakingviews. Os acionistas da Peugeot teriam 71% do novo grupo.
A participação da Elkann cairia para 8% - abaixo da família Peugeot, do estado francês e do hipotético 9% de Dongfeng. Ele pode não considerar menos a influência de um problema, já que ele e os outros dois grandes acionistas poderiam supervalorizar Paris. Além disso, sua holding receberia um pagamento em dinheiro de 4,1 bilhões de euros e uma saída parcial mais fácil da problemática indústria automobilística. Isso pode parecer mais atraente do que ficar preso em um difícil casamento de 50/50 com o governo francês no futuro previsível.
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