Uber e Volvo revelam próxima geração de seu carro autônomo
A Uber revelou seu novo carro autônomo em parceria com a Volvo, em Washington (EUA), na quarta-feira, enquanto trabalha na implantação de veículos sem motoristas em algumas condições.
Uber disse que os XC90 prontos para produção, que serão montados pela Volvo em sua fábrica em Torslândia (Suécia), terão "controles para humanos", como volantes e pedais de freio, mas acrescentaram que os SUVs também terão sistemas de direção e freios instalados de fábrica projetados para controle computadorizado, em vez de controle humano.
"Gostaríamos de ser o fornecedor escolhido para esse tipo de veículo no futuro", disse Mats Moberg, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo, à agência "Automotive News Europe".
A Volvo e a Uber disseram em 2017 que a empresa de carona planejava comprar até 24.000 carros autônomos da Volvo de 2019 a 2021 usando o sistema autônomo desenvolvido pelo Uber's Advanced Technologies Group.
Um porta-voz da Uber disse na terça-feira que a empresa planeja "trabalhar com a Volvo em dezenas de milhares de veículos no futuro".
Anteriormente, a Uber comprou cerca de 250 Volvo XC90 e os readaptou para uso autônomo.
Os veículos -- conhecidos pelo número de código interno 519G e em desenvolvimento há vários anos -- são mais seguros, confiáveis e substituirão "em breve" os veículos mais antigos da frota da Uber, disse Eric Meyhofer, chefe do Grupo de Tecnologias Avançadas da Uber.
O novo veículo também tem vários sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como energia de backup de bateria e novos sistemas de segurança cibernética.
Ainda precisa de motoristas humanos
A Uber não está pronta para implantar veículos sem controles humanos, disse Meyhofer.
"Ainda estamos em um estado realmente híbrido", disse Meyhofer. "Temos que chegar lá e não vamos chegar a milhares de carros em uma cidade durante a noite. Vai ser uma introdução mais lenta."
Os novos veículos XC90 têm uma câmera olho de peixe interna para procurar itens perdidos, disse Uber. Eles também não têm teto solar, uma vez que os veículos autônomos têm sensores grandes no teto e estão equipados com portas de fechamento automático para evitar uma partida insegura.
A Uber, que recebeu cerca de uma dúzia de protótipos do novo veículo, mas ainda não os implantou em vias públicas, disse que o sistema de autodireção do carro um dia permitirá a segurança completa em modo autônomo.
"Nas graças do público"
Questionado se a Uber vai implantar carros autônomos sem motoristas em áreas delimitadas nos próximos anos, Meyhofer disse "sim, muito antes disso". Mas ele acrescentou que a Uber quer estar "nas graças da confiança pública e da confiança regulatória" antes de tomar a decisão de negócios.
Em dezembro, a Uber retomou os testes limitados de carros autônomos nas estradas públicas de Pittsburgh, nove meses depois de ter suspendido o programa após um acidente fatal no Arizona.
Em março de 2018, as autoridades do Arizona suspenderam a capacidade do Uber de testar seus carros autônomos depois que um de seus carros XC90 atingiu e matou uma mulher que atravessava a rua à noite no subúrbio Phoenix de Tempe, o maior centro de testes do Uber. O acidente foi a primeira morte atribuída a um veículo autônomo.
Em março de 2019, os promotores do Arizona disseram que a empresa não era responsável criminalmente pelo acidente e não faria queixa formal. A Uber terminou os testes no Arizona, mas planeja retomar os testes em Toronto, Canadá e São Francisco, disse Meyhofer.
A morte provocou preocupações de segurança significativas sobre a nascente indústria automotiva autônoma, que está correndo para colocar veículos em uso comercial.
A previsão da Volvo
O CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson, disse em comunicado que "em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendemos sejam totalmente autônomos".
A Volvo Cars, que pertence à chinesa Geely, usará um conceito semelhante de veículo autônomo para a introdução de sua primeira tecnologia de acionamento autônomo comercialmente disponível no início dos anos 2020.
O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volvo, Moberg, disse que trabalhar com a Uber está pagando dividendos porque forçou a montadora a "reduzir as hierarquias dentro de nossa própria empresa" para acelerar sua tomada de decisão.
"Isso nos levou a nos tornar uma empresa mais voltada para o propósito e também nos ajudou a melhorar nosso desenvolvimento ágil" tanto do software quanto do hardward, disse Moberg sobre a colaboração.
Outras empresas também estão trabalhando para implantar veículos autônomos em áreas limitadas.
Em janeiro de 2018, a General Motors pediu permissão aos órgãos reguladores dos EUA para implantar uma frota de carros sem motorista sem direção ou outros controles humanos antes do final de 2019, mas ainda está lutando para obter aprovação regulatória. A unidade Waymo (Google) está operando um serviço de táxi-robô no Arizona e disse no mês passado que está fazendo uma parceria com a Lyft para atender mais usuários.
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