Por que a Toyota recusou os petrodólares do príncipe da Arábia Saudita?
Resumo da notícia
- Príncipe herdeiro busca levar uma grande fábrica para o reino saudita
- Mas a Toyota encontrou uma série de obstáculos e não aceitou o projeto
- Mercado saudita caiu 50% nos últimos 3 anos e vendeu 450 mil carros em 2018
A Arábia Saudita começou a cortejar a Toyota há dois anos para construir uma grande fábrica de automóveis, como parte do grande plano do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman de tirar o reino das receitas do petróleo e criar empregos para jovens sauditas.
Mas a montadora japonesa rejeitou as propostas de Riad após negociações que se arrastaram sem resultados tangíveis por causa dos altos custos trabalhistas, o pequeno mercado doméstico e a falta de suprimentos locais, disseram quatro fontes à Reuters.
Assegurar um acordo com uma grande montadora até 2020 para uma fábrica de automóveis é um alvo-chave na estratégia industrial nacional do estado do Golfo, parte de uma agenda mais ampla para diversificar a economia do maior exportador de petróleo do mundo.
Deixar de fazê-lo seria um revés para o príncipe Mohammed, depois que a listagem na bolsa da gigante do petróleo Saudi Aramco foi arquivada e o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi manchou a imagem do reino.
"Ninguém diria' não, ponto final '... mas eles transmitiram educadamente que não estão interessados", disse uma fonte da indústria próxima às conversas com a marca japonesa.
A Toyota disse que não poderia comentar as discussões internas atuais e a comunicação com o governo saudita.
O ministério de Energia, Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita e o escritório de mídia do governo não responderam aos pedidos de comentários.
Como parte das medidas destinadas a criar 1,6 milhão de empregos em manufatura e logística até 2030, o príncipe Mohammed quer localizar metade da produção de veículos importados e armas - que devem custar até US$ 100 bilhões (R$ 384 bi na cotação atual) em gastos de entidades e consumidores do governo saudita até 2030 .
Sob o acordo assinado pela Toyota em março de 2017, a empresa japonesa concordou em realizar um estudo de viabilidade para um projeto industrial para fabricar veículos e peças de carros no reino.
Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram que a Toyota concluiu após o estudo e as negociações que a Arábia Saudita precisaria fornecer subsídios enormes para que o projeto fosse viável.
"Eles descobriram que os custos de produção serão semelhantes aos de outros países apenas se houver um incentivo de 50% do governo. Mas mesmo assim, eles não têm certeza de que serão lucrativos ", disse uma fonte com conhecimento das negociações.
Vendas difíceis
Quando se trata de estabelecer a manufatura, Riad espera replicar o avanço da década de 1980 em produtos petroquímicos - a pedra fundamental de uma iniciativa industrial que transformou a Saudi Basic Industries (SABIC) na quarta maior petroquímica do mundo.
Centenas de milhares de sauditas trabalham na petroquímica, um dos maiores contribuintes para a economia fora do petróleo. Mas levou décadas para construir a indústria, mesmo com enormes recursos governamentais e matérias-primas baratas.
As Indústrias Militares da Arábia Saudita, pertencentes ao fundo soberano do reino, estão liderando o esforço para localizar os gastos militares. O objetivo é gerar US$ 10 bilhões (R$ 38,42 bi) em receita nos próximos cinco anos e espera gerar 30% das receitas dos mercados de exportação até 2030.
Para os carros, o Programa Nacional de Desenvolvimento Industrial e Logística (NIDLP) quer que metade dos cerca de 400 mil veículos comprados a cada ano na Arábia Saudita pseja produzido no país até 2030, disse uma fonte.
Mas a Toyota, que detém 30% de participação de mercado, propôs apenas uma pequena fábrica que produzindo até 10 mil veículos com produtos importados e os sauditas queriam uma fábrica maior, disseram fontes da indústria e fonte familiarizada com as negociações.
Um documento de estratégia publicado no site do NIDLP reconheceu que a Arábia Saudita tinha uma grande desvantagem competitiva e que seriam necessários incentivos estatais para criar "justificativas comerciais substanciais" para atrair montadoras.
Não forneceu detalhes sobre as desvantagens, nem o tamanho e o tipo de incentivos estatais exigidos.
No lançamento do NIDLP em janeiro, o estado aprovou US$ 12 bilhões (R$ 46 bi em incentivos para desenvolver um setor automotivo, incluindo abatimentos, subsídios de recursos humanos e isenções fiscais, mas não foi suficiente, disse a fonte do setor.
O NIDLP não respondeu aos pedidos de comentários.
Perguntado se consideraria o projeto se as condições econômicas mudassem, a Toyota disse: "nós não comentamos em suposições sobre as situações atuais e futuras."
Incentivo ao emprego
O NIDLP tem como objetivo criar 27 mil empregos no setor automotivo até 2030, atraindo os chamados fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
Um obstáculo, no entanto, é a ausência de uma cadeia de suprimentos local para peças automotivas, disseram três executivos da indústria automotiva.
Riad precisaria construir distritos econômicos integrados, produzindo componentes como janelas, baterias e rodízios para reduzir os custos, disse um executivo sênior de uma montadora.
"Se eu tiver que abrir um processo de fabricação na Arábia Saudita e depois importar cada componente do exterior, não tenho nenhum acréscimo econômico", disse ele. "O problema não é realmente montar uma fábrica, mas ter toda a cadeia de valor."
O mercado local também é relativamente pequeno. A demanda por carros na Arábia Saudita caiu cerca de 50% em três anos, para cerca de 450 mil carros em 2018, como a queda nos preços do petróleo e a saída dos expatriados afetaram o consumo, disse Subhash Joshi, diretor de mobilidade da Frost & Sullivan.
"A Arábia Saudita e os países do Golfo têm sido persistentemente decepcionantes em termos de vendas nos últimos anos, então não é como se estivessem entrando em um mercado em expansão", disse Justin Cox, diretor de produção global da LMC Automotive.
Cox disse que países como o Egito e a Turquia têm mais vantagens para os fabricantes de automóveis.
A Toyota possui uma planta de 1,2 bilhão de euros com uma capacidade anual de 150 mil veículos na Turquia, que está em uma união aduaneira com a Europa. Uma fábrica da Nissan criada no Egito em 2005 com um investimento de US$ 200 milhões (R$ 768 mi) produzirá 28 mil carros este ano.
Os carros importados para a união aduaneira do CCG, que inclui a Arábia Saudita, só atraem uma tarifa de 5%, oferecendo pouca proteção contra importações baratas para países que tentam tirar a produção de carros domésticos do solo.
Incentivo interno
A Turquia e o Egito também fornecem mão-de-obra barata e experiente, enquanto Riad reduz o número de trabalhadores estrangeiros para criar empregos para os sauditas, que preferem empregos públicos mais bem remunerados. Cerca de 10 milhões de estrangeiros têm feito os trabalhos árduos e mal remunerados, em grande parte evitados pelos 20 milhões de cidadãos.
Khalid al-Salem, que supervisiona o desenvolvimento das cidades industriais, disse que as autoridades estão trabalhando em incentivos para atrair os sauditas para empregos industriais em vez de varejo, onde os requisitos de entrada são mais fáceis e os salários são mais altos. Ele não elaborou.
Não é a primeira vez que a Arábia Saudita tenta atrair fabricantes de automóveis.
Em 2012, a Jaguar Land Rover assinou um acordo para explorar a produção de 50 mil veículos por ano no reino a um custo de US$ 1,2 bilhão (R$ 4,61 bi), mas nunca avançou.
A fonte da indústria disse que a marca de luxo britânica, de propriedade da indiana Tata Motors, recebeu uma oferta melhor de um país europeu.
"Estamos continuamente revisando nossa pegada de fabricação global. Neste momento, nosso foco permanece em nossa presença de fabricação no Reino Unido, China, Brasil e Europa continental ", disse a Jaguar Land Rover em uma resposta por e-mail quando questionada sobre o projeto saudita.
Duas das fontes disseram que Riad também se aproximou da Nissan Motor nos últimos anos.
Eles disseram que a empresa japonesa considerou a terceirização por meio de um empreendimento de 75% da Arábia Saudita - sem a marca Nissan - mas a prisão do ex-presidente Carlos Ghosn no ano passado significou que ele estava fora da mesa por enquanto. A Nissan se recusou a comentar.
Mineração e indústria farmacêutica em alta
Enquanto a Arábia Saudita está lutando para atrair montadoras, ela tem uma indústria de montagem de caminhões. Mas analistas dizem que a montagem de veículos importados em forma de kit requer menos investimento e não gera tantos empregos quanto construir carros do zero.
Economistas dizem, no entanto, que a Arábia Saudita tem potencial para construir indústrias competitivas e criar empregos nos setores de mineração e farmacêutico.
O estado está tentando triplicar a contribuição da mineração para o Produto Interno Bruto até 2030, concentrando-se em reservas inexploradas de bauxita, fosfato, ouro, cobre e urânio.
Autoridades sauditas estimam que o país detém 500 milhões de toneladas de minério de fosfato, cerca de 7% das reservas provadas globais e uma nova lei de mineração para impulsionar o investimento estrangeiro está sendo elaborada.
Monica Malik, economista-chefe do Abu Dhabi Commercial Bank, disse que o investimento em infraestrutura de mineração provavelmente teria o impacto mais direto no desenvolvimento de novas indústrias de manufatura.
A indústria farmacêutica é outro setor estratégico para o NIDLP. Cerca de 25 fábricas locais produzem 30% dos remédios consumidos atualmente e o governo quer dobrar a contribuição do setor para o produto interno bruto não petrolífero para 1,97% até 2020.
Suhasini Molkuvan, gerente de programa da Frost & Sullivan, disse que a meta está quase próxima da realidade, embora a falta de investimento em pesquisa, desenvolvimento e propriedade intelectual tenha deixado empresas locais dependentes de multinacionais.
"A diversidade é mais fácil de dizer do que de fazer", disse um banqueiro de Riad. "Pode ser possível daqui a 15 ou 20 anos se eles continuarem fazendo o esforço."
* Colaboraram Sylvia Westall, Tuqa Khalid and Saeed Azhar (em Dubai), Costas Pitas (em Londres), Naomi Tajitsu (em Tóquio) e Norihiko Shirouzu (em Pequim)
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