Topo

Fiat paralisa fábricas da Itália; VW avalia home-office em Barcelona

Mídia indoor, Tv; wap; celular: Fiat, montadora, sede, mundial, matriz, carro, veículo; italiana; marca; logotipo; logo - REUTERS/Osman Orsal
Mídia indoor, Tv; wap; celular: Fiat, montadora, sede, mundial, matriz, carro, veículo; italiana; marca; logotipo; logo Imagem: REUTERS/Osman Orsal

Por Joan Faus e Giulio Piovaccari

11/03/2020 09h26

A Fiat Chrysler afirmou que está temporariamente interrompendo operações de algumas fábricas na Itália em resposta à epidemia de coronavírus no país, a mais intensa da Europa.

A montadora ítalo-americana afirmou que ampliou medidas contra a doença em suas instalações, incluindo intensa higienização de todas as áreas de trabalho e descanso.

Enquanto isso, na Espanha, a Seat, do grupo Volkswagen, considera enviar trabalhadores da região de Barcelona para casa temporariamente por causa de problemas com fornecimento de peças, afirmou um porta-voz da empresa nesta quarta-feira.

"A fábrica de Martorell está trabalhando normalmente atualmente. Entretanto, há vários riscos derivados do Covid-19, que têm afetado a cadeia de suprimentos", afirmou um porta-voz da Seat.

A Seat pode ter que decidir por afastamentos temporários de pessoal se tiver de cortar produção por causa de problemas de fornecimento de peças, acrescentou.

O porta-voz disse que a duração destes afastamentos temporários ainda não foi discutida, mas podem ser de entre duas e cinco semanas, afetando cerca de 7 mil funcionários da fábrica, afirmou um representante sindical.

Na terça-feira, a fabricante italiana de freios Brembo alertou que a produção no norte da Itália está ameaçada por causa das restrições impostas pelo país para conter a epidemia.