Fãs da polícia de Nova York customizam 'viaturas' e usam até uniforme em SP
Se você estiver passeando por São Paulo e vir um grupo com carros e roupas da polícia de Nova York, não se assuste: não se trata de nenhuma missão secreta do governo dos Estados Unidos no Brasil. São somente fãs brasileiros obcecados por uma das forças policiais mais reconhecidas do mundo.
O hobby do grupo é reformar carros e motos do NYPD inspirados pela nostalgia de filmes policiais e programas como "Law & Order".
"Para dizer a verdade, isso às vezes cria alguma confusão", disse Fabio Denzin, que não é apenas dono de um Ford Crown Victoria pintado como um carro da polícia de Nova York, mas também de uma van e uma motocicleta.
"As pessoas até pensam que é a verdadeira polícia de Nova York em patrulha, como se viessem ao Brasil ajudar a polícia local".
Embora se passar por policial seja crime no Brasil e em muitos países, Denzin e outros fãs do NYPD alegam que tudo bem, porque não estão se passando por policiais brasileiros.
O Brasil tem um histórico de crimes envolvendo falsificação de identidade policial, incluindo um assalto em 2019 no qual investigadores disseram que ladrões usaram uma pintura da Polícia Federal brasileira para entrar em um aeroporto e roubar US$ 40 milhões (R$ 212 milhões) em ouro e outros metais.
"É a nossa paixão. Alguns gostam de carros militares, outros de barcos e nós gostamos de uniformes da polícia", disse Eduardo Tai, que começou sua réplica de carro do NYPD há 11 anos. Ele comprou uma versão civil do Crown Victoria, e depois comprou acessórios da NYPD aos poucos em sites na internet como o eBay.
"Muitas pessoas se aproximam de nós e começam a falar conosco em inglês, então você também precisa aprender um pouco para falar um pouco de inglês", disse Johnny Brito, vestido com um uniforme original do NYPD que comprou online enquanto se sentava em um moto Harley-Davidson Road King com a marca da Polícia Rodoviária de Nova York.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.