Carro de ex-ditador comunista doado por xá do Irã é disputado em leilão
Colecionadores iranianos estão fazendo fila para tentar arrematar um carro de luxo de fabricação iraniana dado ao falecido ditador comunista Nicolae Ceausescu pelo Xá do Irã em 1974. O presente foi usado para marcar sua eleição como presidente da agora extinta República Socialista da Romênia.
O Paykan Hillman Hunter, construído a partir de 1967, foi o primeiro carro feito pela Iranian National Company, e se tornou não apenas um marco da indústria iraniana, mas também um ícone nacional.
"O interesse é enorme. Recebemos mais de 100 ofertas", disse Alina Panico, da casa de leilões Artmark, em Bucareste.
"Estão presentes colecionadores romenos de carros preciosos, mas a maioria das propostas vem de iranianos que querem trazer de volta para casa um símbolo nacional dos anos 1970".
A versão limusine que será leiloada nesta quinta-feira está completamente em condições de rodar, com uma velocidade máxima de 145 km/h, um motor em linha de quatro cilindros e 1.5 litro e 54 cv de potência.
O preço inicial é de 4 mil euros (R$ 26 mil na cotação atual), mas Panico disse que provavelmente o modelo vale pelo menos 10 mil euros (R$ 64 mil).
A Hillman, originalmente sediada perto da cidade inglesa de Coventry, em Midlands, continuou a ser usada até 1976 por sua então proprietária, a Chrysler. Após tentativas fracassadas de construir modelos Fiat, a Iranian National Company produziu seu primeiro Paykan sob licença de Hillman em 1967. O xá Mohammad Reza Pahlavi visitou a Romênia em 1966, iniciando uma era de laços comerciais, diplomáticos e de amizade com Ceausescu.
O líder romeno chegou ao poder no ano anterior e começou a criar um dos regimes mais repressivos da Europa Oriental durante a Guerra Fria. Em 1989, quando o comunismo desmoronou, ele e sua esposa Elena fugiram dos protestos em massa na capital, mas foram rapidamente capturados e fuzilados por um pelotão.
Também está em leilão um avião comercial usado por Ceausescu em viagens oficiais entre 1986 e 1989, com preço inicial de 25 mil euros (R$ 161 mil), mas Panico disse que gerou menos interesse até agora.
O jato Rombac Super One-Eleven com motor traseiro é um dos nove fabricados na Romênia sob licença da British Aircraft Corporation (BAC), e não pode ser retirado do país por ser considerado patrimônio nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.