Ford fecha outra operação no Brasil e assume despesa bilionária
A Ford anunciou ontem que seu braço de serviços financeiros, a Ford Credit, encerrará as operações no Brasil e na Argentina, assumindo uma dívida de até US$ 375 milhões (aproximadamente R$ 1,85 bilhão na cotação atual).
A Ford disse que espera que a maior parte dessas perdas, que incluem US$ 365 milhões (R$ 1,80 bi) relacionados a moeda estrangeira, sejam reconhecidas em 2021, embora o momento para a conclusão da paralisação seja incerto.
A empresa anunciou que pagaria cerca de US$ 10 milhões (R$ 49 milhões) em dinheiro para a demissão de funcionários.
No início deste mês, notícias veiculadas pela imprensa deram conta de que a Ford pagaria cerca de R$ 2,5 bilhões ao Estado da Bahia após a decisão de fechar suas fábricas no Brasil.
Produção de peças vai até fim de novembro
A decisão de encerrar as operações das duas fábricas remanescentes no País foi anunciada em 11 de janeiro e tomou o mercado brasileiro de surpresa.
Com isso, a marca deixou imediatamente de produzir seus três automóveis nacionais: Ka, Ka Sedan e EcoSport, para oferecer exclusivamente veículos importados em nosso mercado.
O trio era fabricado na unidade de Camaçari (BA), que seguirá em operação até o fim de novembro para a produção de peças de reposição.
O mesmo acontece com a unidade de Taubaté, responsável pela produção de motores e transmissões. Nas duas fábricas, a demissão de funcionários já está em curso - em março passado, inclusive, UOL Carros publicou vídeo com a destruição de aproximadamente 900 carrocerias de Ka e EcoSport inacabadas após a decisão de encerrar a manufatura local.
A Ford tem, ainda, a fábrica da Troller em Horizonte (CE). A linha manterá a produção do utilitário 4x4 T4 até o fim deste ano, caso a oval azul não encontre um comprador antes disso.
Sem fábricas no país, a "nova Ford" também está reduzindo a sua rede de concessionárias, que até antes de 11 de janeiro tinha mais de 280 revendedores autorizados e cairá para aproximadamente 120.
Lançado recentemente no Brasil, o SUV Bronco Sport é o primeiro novo modelo dessa nova etapa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.