Topo

Sony Car: gigante busca parceiros para lançar 'entretenimento sobre rodas'

Logo da Sony - REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Logo da Sony Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Da Reuters

28/01/2022 11h10

O Grupo Sony provavelmente adicionará novos parceiros de tecnologia ao seu projeto de veículo elétrico (EV) para ajudar a criar um negócio de mobilidade para transformar carros de máquinas de transporte a espaços de entretenimento, disse um executivo da Sony à Reuters.

Uma mudança contínua para carros elétricos, que são mais fáceis de construir do que aqueles com motores de combustão interna, está permitindo novos participantes na fabricação de veículos. Ao mesmo tempo, espera-se que a condução autônoma e a conectividade 5G reformulem a indústria automobilística, transformando carros em plataformas móveis para serviços de informação e entretenimento.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Vemos o risco de ignorar os veículos elétricos como sendo maior do que o desafio que eles representam", disse Izumi Kawanishi, gerente geral sênior que administrará o novo negócio da Sony Mobility, em entrevista. "A próxima transformação dos carros foi, de certa forma, semelhante à forma como a tecnologia da informação transformou os telefones em smartphones", acrescentou.

Ao anunciar a criação dessa nova unidade de mobilidade na feira de tecnologia CES em Las Vegas este mês, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, sugeriu pela primeira vez que a criadora dos consoles de games PlayStation tentará transformar um projeto de desenvolvimento de veículo elétrico iniciado há dois anos em um empreendimento lucrativo.

"Entendemos que a velocidade é importante em termos de tomada de decisão", disse Kawanishi, que ingressou na empresa japonesa de eletrônicos de consumo como engenheiro de software em 1986 e chefia a unidade AI Robotics, que fabrica o robô de estimação Aibo da Sony.

Até agora, a Sony construiu dois protótipos EV "Vision" com uma fábrica na Áustria de propriedade da fabricante canadense de autopeças Magna International, que também fabrica carros para empresas como BMW, Mercedes Benz e Toyota.

Outros membros de seu projeto na Europa incluem a fabricante alemã de autopeças Bosch, a empresa francesa de tecnologia automotiva Valeo SE e a start-up húngara de veículos autônomos AImotive.

Para trazer um EV ao mercado, a Sony provavelmente teria que investir pesadamente em instalações e equipamentos. A Tesla, que entregou seu primeiro veículo elétrico em 2008, gastou bilhões de dólares para viabilizar seus negócios.

A Sony também terá que enfrentar as montadoras tradicionais, como Toyota, General Motors e Volkswagen, que estão gastando dezenas de bilhões de dólares para vencer os recém-chegados EV.

A Sony faz parte de uma lista crescente de empresas de tecnologia que exploram oportunidades automotivas, incluindo a Apple, a sul-coreana LG Electronics, a taiwanesa Foxconn e a chinesa Grupo Alibaba.

A Sony escolherá novos parceiros para seu projeto de elétricos com base na tecnologia que eles poderão trazer para o projeto, independentemente de sua nacionalidade, disse Kawanishi, quando perguntado se a Sony faria parceria com empresas chinesas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.