Topo

Toyota derrota Volkswagen mais uma vez e é líder em vendas em 2021

Toyota GR Supra - REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana
Toyota GR Supra Imagem: REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana

28/01/2022 15h04

A japonesa Toyota disse nesta sexta-feira que suas vendas de veículos aumentaram 10,1% no ano passado, a fazendo se tornar a maior montadora do mundo pelo segundo ano consecutivo e aumentando ainda mais sua vantagem à frente de sua rival mais próxima, a alemã Volkswagen.

A montadora disse que suas vendas foram de 10,5 milhões de veículos em 2021, incluindo suas afiliadas Daihatsu Motors e Hino Motors.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Isso se compara às 8,9 milhões entregas da Volkswagen no mesmo período - 5% a menos que em 2020, com seus menores números de vendas em 10 anos.

As montadoras foram forçadas a cortar a produção recentemente porque a escassez de semicondutores durante a pandemia de coronavírus interrompeu as cadeias de suprimentos, aumentando a concorrência pelo componente-chave entre fabricantes de dispositivos eletrônicos de consumo.

No entanto, a empresa japonesa resistiu à pandemia melhor do que a maioria das outras montadoras porque seu mercado doméstico, o Japão e algumas partes da Ásia, foram menos afetados que a Europa.

A Toyota, que divulgará seus resultados do terceiro trimestre em 9 de fevereiro, disse que provavelmente ficará aquém da meta de produção de 9 milhões de veículos no ano comercial que termina em 31 de março por causa de interrupções relacionadas à COVID-19.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.