Corrida sem motorista: gigante chinesa revela carro com volante destacável
A gigante chinesa de mecanismos de busca Baidu apresentou nesta quinta-feira seu novo veículo autônomo (AV) com um volante destacável, com planos de usá-lo para seu serviço de robô-táxi na China no próximo ano.
O custo por unidade cairá para 250.000 yuans (R$ 203 mil) para o novo modelo, em comparação com 480.000 yuans (R$ 389 mil) da geração anterior, disse o Baidu em comunicado.
"Esta enorme redução de custos nos permitirá implantar dezenas de milhares de AVs em toda a China", disse o presidente-executivo da Baidu, Robin Li, na conferência Baidu World. "Estamos caminhando para um futuro em que pegar um robô-táxi custará metade do custo de pegar um táxi hoje."
O novo veículo possuirá capacidades autônomas de Nível 4 que não precisam de intervenção humana, com 8 lidars e 12 câmeras ao lado do carro. Lidars são sistemas de detecção semelhantes aos radares, que usam luz laser pulsada em vez de ondas de rádio.
A empresa não divulgou o fabricante do novo modelo.
O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse em uma conferência com investidores em abril que a empresa pretende iniciar a produção em massa de seu robô-táxi sem volante e pedais em 2024, e previu que uma viagem de robô-táxi custará menos que uma passagem de ônibus.
A Waymo - da Alphabet Inc, dona do Google - também revelou um robô-táxi sem volante no ano passado, dizendo que planeja lançar seus "veículos totalmente autônomos" nos EUA nos próximos anos.
No entanto, montadoras e empresas de tecnologia em todo o mundo ainda estão esperando por aprovação dos reguladores para implantar esses veículos no mundo real.
O veículo chegará às estradas sem volante assim que as autoridades chinesas o aprovarem, disse o vice-presidente sênior da Baidu, Li Zhenyu, na conferência, acrescentando que a capacidade de direção do novo AV da Baidu pode corresponder a um motorista humano habilidoso com mais de 20 anos de experiência.
O Baidu, que lançou sua unidade de direção autônoma Apollo estabelecida em 2017, está entre várias empresas na China que se esforçam para tornar realidade o uso de veículos autônomos.
Seus rivais nesta área incluem a Pony.ai, apoiada pela Toyota, e a WeRide que recebeu investimentos da Nissan e Guangzhou Automobile Group.
A Apollo Go, serviço de robô-táxi do Baidu, operou em 10 cidades chinesas desde seu lançamento em 2020 e o Baidu disse em abril que recebeu licenças para implantar robô-táxis sem humanos no banco do motorista em estradas abertas em Pequim.
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