O Ford EcoSport ainda reinava soberano no segmento de SUVs compactos quando a Renault lançou o Duster no Brasil.
Feito sobre a mesma plataforma de Logan e Sandero, o modelo projetado pela Dacia virou um forte concorrente ao então líder do mercado.
Assim como seu maior rival, o modelo da Renault também tinha uma versão com tração nas quatro rodas, que era vendida apenas com o motor 2.0 16V a gasolina e câmbio manual.
O Duster apostava nas dimensões mais generosas e no amplo espaço interno, virtudes que o fazem se destacar entre os rivais até hoje.
Por outro lado, o acabamento interno pecava pelo excesso de plásticos duros, herança dos compactos com os quais compartilhava sua base. A defasada transmissão automática de quatro marchas também foi alvo de críticas.
A primeira reestilização aconteceu em 2015 e trouxe uma nova grade frontal e leves atualizações nas lanternas.
A segunda geração do SUV estreou em 2019. Apesar da semelhança com o antigo modelo, o carro é praticamente todo novo. O design foi renovado sem perder a identidade do Duster, que ficou conhecido pelas formas mais parrudas. Atrás, as lanternas com formato mais quadrado lembram muito o Jeep Renegade.
Por dentro, o acabamento melhorou significativamente e ganhou detalhes de refinamento nunca antes vistos no modelo. A motorização, porém, não mudou: trata-se da 1.6 16V SCe de até 120 cv, associada agora ao câmbio do tipo CVT. A antiga 2.0 16V foi descontinuada.
O que mudou na linha 2022?
A linha 2022 do Renault Duster não tem mudanças em relação ao seu último lançamento