Com camisetas estilizadas e capacetes personalizados, um grupo de cerca de 100 mulheres pilota motos e chama a atenção nas ruas da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Fazendo barulho com escapamentos e um coral de buzinas, elas distribuem sorrisos e acenos por onde passam.
Juntas, elas integram cinco motoclubes femininos paulistas: Equipe Iluminadas do Asfalto, Apaixonadas por Duas Rodas, Comboio das Gatas, Rainhas do Toque e Equipe Motogirls 013. Durante uma motociata realizada em março, elas desfilaram pelos bairros de Pimentas, Cumbica, Nova Cumbica, Parque Jurema e Centenário com uma organização de segurança reforçada para evitar acidentes.
O perfil das participantes é diverso: mães, estudantes, trabalhadoras, entre 18 e 45 anos, e que moram em diferentes lugares da área metropolitana do estado, principalmente nas periferias. O evento foi mais um dos encontros promovidos por elas para se conhecerem, organizarem ações sociais e trocar experiências sobre como tem sido transitar nas cidades sob duas rodas.