Já ficou no passado o tempo em que carro chinês era associado a baixa qualidade e ideias copiadas de montadoras ocidentais.
Hoje, inclusive, montadoras do gigante asiático estão na vanguarda da eletrificação e vendem veículos bonitos e repletos de tecnologia que poderiam muito bem ser comercializados por famosas marcas de luxo.
O Brasil não é exceção e duas fabricantes chinesas oferecem aqui SUVs com esse perfil por preços competitivos e o apelo de baixíssimo consumo de combustível: a BYD, com o Song Plus. e GWM, com o Haval H6 PHEV.
Em comum, a dupla tem preço sugerido de R$ 270 mil e propulsão híbrida do tipo plug-in: que combina motor a combustão com um ou mais propulsores elétricos e cujas baterias podem ser recarregadas na rede elétrica.
Graças a essa tecnologia, os dois rodam a maior parte do tempo na eletricidade e impressionam com as médias oficiais de consumo: 38,4 km/l e 28,6 km/l na cidade, respectivamente, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
UOL Carros rodou cerca de uma semana com os dois utilitários esportivos, que serão fabricados no Brasil a partir do ano que vem, e conta a seguir se as médias de consumo são factíveis e como é conviver com eles no dia a dia.