Tudo começa no carregador
Quanto custa instalar em casa ou no trabalho?
Poucas pessoas apostam no uso de carros elétricos no Brasil -- dados oficiais da Fenabrave (associação de concessionários) apontam menos de 3 mil veículos desse tipo emplacados no Brasil. Mas esse número tende a ser reforçado, seja por unidades de híbridos plug-in (cujas baterias são reabastecidas na rede elétrica), seja por iniciativas que começam a surgir aqui e ali.
Conforme a discussão sobre carros e a infraestrutura eletrificada se ampliam, mais gente se interessa e mais dúvidas surgem. Este especial reúne série especial de reportagens respondendo a várias questões sobre carros elétricos num país ainda sem estímulo a eles, publicadas entre 4 e 25 de maio de 2018.
Duas dúvidas são muito pertinentes: como faço para carregar? Quanto custa ter um carregador de carro elétrico?
Tanto elétricos quanto híbridos plug-in costumam sair da loja com um carregador incluído. Modelos como o BMW i3, por exemplo, podem ser recarregados com esse cabo conectado em uma tomada de três pinos de diâmetro maior, daquelas usadas em ar-condicionado e máquinas de lavar.
Geralmente, não exigem qualquer adaptação na rede elétrica, fora uma eventual troca do disjuntor. Mas e se esse carregador não for o bastante para você? E se você quiser um segundo, para deixar no escritório ou na casa de veraneio, quanto vai custar?
O custo do carregador semirrápido
UOL Carros foi atrás dessa conta e descobriu que o cálculo já está sendo feito por diversas empresas do ramo automotivo, mas também por construtoras, além de concessionários do segmento de energia. Mas o resultado ainda é difícil, tanto que levamos três meses até ter uma resposta satisfatória.
Geralmente, o carregador de fábrica é do tipo "lento". Com ele, recargas completas levam de oito a dez horas, aproximadamente.
Considerando que baterias de elétricos já existentes têm autonomia média de 150 km (só modelos mais recentes estão prometendo passar da casa dos 350 km), uma noite de carga na garagem é suficiente para garantir energia no uso urbano cotidiano. Mas se o motorista precisar andar mais ou reduzir o tempo de recarga, terá de investir em solução melhor.
Carregadores semirrápidos para a garagem de casa ou do trabalho reduzem o tempo de carga para 1h30 e também funcionam na rede elétrica normal, mas geralmente com tensão de 220 V -- em cidades como São Paulo, por exemplo, o padrão é 110 V. Neste caso, é preciso gastar não apenas com o aparelho, mas também com a instalação.
UOL Carros constatou que o carregador semirrápido pode custar entre R$ 7 mil (valor cobrado pela chinesa BYD, incluindo os custos de instalação) e R$ 8 mil (modelo "i Wallbox Pro", fornecido pela BMW).
A Electric Mobility, empresa homologada pela Volvo para atender a clientes do XC90 Hybrid (e que também atende proprietários de elétricos e híbridos de outras marcas), tem carregadores com preços entre R$ 7,5 mil e R$ 8,5 mil.
Modelos mais caros são capazes não apenas de carregar a bateria, como também gerar relatórios da energia consumida.
Gastos para instalação variam caso a caso. No pior cenário, envolvem mudança da estrutura elétrica do imóvel e da caixa de energia. A Electric Mobility informa que cobra de R$ 800 a R$ 5,3 mil, aproximadamente, para instalar o ponto de recarga -- a empresa oferece vistoria e orçamento sem custos a clientes Volvo. Mas há relatos de instalação por apenas R$ 100 (saiba mais abaixo).