Roberto Baggio ainda não era herói nacional e Itamar Franco era o presidente quando o Corsa chegou às ruas. O compacto era a grande aposta da Chevrolet para 1994 e o tiro não poderia ter sido mais certeiro.
Moderno como poucos modelos vendidos no Brasil até então, o Corsa revolucionou a indústria automobilística brasileira. O projeto ousado desembarcou no Brasil apenas um ano após estrear na Europa
E seu lançamento de fato revolucionou o segmento de populares -- e toda a indústria automobilística brasileira. Parafraseando um famoso político, "nunca antes na história deste país" um carro tão moderno havia sido lançado por um preço tão acessível. O Corsa era novo até no mercado europeu, onde havia estreado no começo de 1993.
De tão competente, o projeto do Corsa permaneceu em linha até 2002 e pouco foi atualizado ao longo de quase dez anos. Talvez porque não era preciso: o Corsa deu origem a uma família inteira de produtos e deu continuidade à trajetória de sucesso no segmento de compactos, iniciada pela Chevrolet com o Chevette.
O Corsa saiu de cena com um feito histórico. Foi ele o responsável por encerrar "oficialmente" a era dos projetos Opel no mercado brasileiro, iniciada nos anos 1950 com o lendário Opala (baseado no Rekord alemão) e consolidada nos anos 80 e 90 com Monza, Kadett e Vectra, entre outros ícones da história da GM no país.