Citroën C4 Cactus: 204 pontos
Impossível andar melhor
Todo mundo quer um SUV. Ponto. É a categoria que mais se amplia no país, já perfazendo uma venda em cada quatro. Falando de SUVs compactos, na categoria mais acessível a diferentes bolsos, praticamente todos os grandes competidores se atualizaram este ano. A renovação vai seguir intensa em 2019 e 2020, uma vez que esse seguirá como produto preferido por quem procura um automóvel.
Assim, a edição 2018 do Prêmio UOL Carros, a segunda realizada pela maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais do Brasil, dividiu sua escolha: SUVs nacionais e SUVs importados.
Um degrau acima, a nova geração do Volkswagen Tiguan foi eleito "Melhor SUV Importado". A importância desta carroceria é tanta, que uma terceira categoria teve um SUV: o Volvo XC40 foi eleito o modelo com "Melhor Tecnologia/Inovação" nesta edição de 2018. Ele é o modelo mais barato do Brasil a contar com tecnologia semi-autônoma.
Falando de "Melhor SUV Nacional", tivemos uma disputa entre os principais nomes de compactos do mercado, com duas boas novidades. E o vencedor foi justamente o inédito Citroën C4 Cactus. Inédito até para a marca, já que representa sua estreia no segmento, ainda que muitos o vejam como um Crossover, um hatch anabolizado.
Vendido na Europa desde 2014, o C4 Cactus mudou totalmente em 2018. Mais: essa mudança foi capitaneada pela PSA Brasil -- algo semelhante ao que ocorreu quando a segunda geração do hatch C3 foi atualizada, anos atrás. Visual mais arrojado, mas com menor dose de "invencionices" que o primeiro modelo europeu, bom nível de equipamentos e foco no comportamento dinâmico.
Essa receita foi toda repassada, meses depois, ao Brasil. Por aqui, o Cactus chegou como o projeto mais importante da história da marca: mais de meio bilhão de reais foram investidos no projeto, que tem meta ambiciosa: dobrar as vendas da marca, e figurar sempre no ranking dos dez mais vendidos. Mais do que isso, é o modelo para abrir os olhos do brasileiro aos utilitários da marca: em pouco tempo será a vez do médio C5 Aircross.
Com visual diferente e bom espaço interno, ainda que o porta-malas seja tímido, o C4 Cactus se destaca é pela eficiência do motor 1.6 turboflex de 173 cv, que equipa a versão de topo Shine, combinando bom desempenho com baixo consumo, fruto também do excelente trabalho do câmbio automático de seis marchas. Você não vai achar outro modelo que ande tão bem na categoria, simples e direto assim.
De quebra, essa configuração oferece ainda um bom pacote de assistências de segurança, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência.
Mesmo nas versões de entrada (com motor 1.5 aspirado e câmbio manual) e intermediária (o bom automático com o motor 1.6 aspirado, boa para uso puramente urbano), a dinâmica agrada. Há o que melhorar? Sempre há (Citroën, falta visibilidade a esse carro, algo que todos os outros modelos da marca sempre esbanjaram!). Também é preciso que concessionárias e público melhorem sua relação, ainda o "calcanhar de aquiles" do grupo francês no Brasil. Mas é um ótimo primeiro passo neste segmento.