Em termos de equipamentos, eles são bem completos e parecidos até em seus defeitos. Se na Europa nenhum dos dois modelos é exatamente um carro de luxo, ao priorizar o aspecto urbano e prático, aqui, com preço de R$ 240 mil, a coisa muda de figura.
Por isso, o que primeiramente chamou minha atenção e incomodou na dupla foi a falta dos ajustes elétricos do banco do motorista, tanto de encosto quando de distância.
Quanto à segurança, os dois têm seis airbags e controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa e câmera de ré.
Além disso, os dois trazem pacote de segurança ativa e passiva, que inclui frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, faróis de LEDs com facho alto automático, leitor de faixa de rodagem com correção no volante e controle de velocidade adaptativo (ACC).
Dentre os itens de comodidade estão o trio elétrico e teto solar. A favor do Mini, conta o fato de o teto solar ser panorâmico, enquanto o do 500e é do tipo convencional, bem menor.
O 500e contra-ataca oferecendo alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores e detecção de fadiga no condutor. No Mini, o ar-condicionado tem duas zonas, enquanto no 500e há apenas uma.
Ambos trazem assistente de estacionamento - ainda que o tamanho diminuto faça parecer piada precisar de ajuda para manobrar tais modelos, que ficam abaixo dos 4 m de comprimento.
A central multimídia do Mini tem 8,8 polegadas, enquanto a do 500e tem 10,25" e ambas oferecem navegador GPS integrado. A do Mini tem apenas integração com Apple CarPlay, já o 500e traz também integração com Android Auto e ambos, sem fio.
O painel de instrumentos virtual do Mini tem 5", já o do Fiat tem 7 polegadas, mais informações, melhor definição e mais opções de visualização. O Fiat tem duas entradas USB e uma entrada 12V, enquanto o Mini traz apenas uma USB no painel.
Os dois contam também com sistema de concierge, que permite pedir informações e assistência para uma central de atendimento, graças a um chip de internet integrado ao carro. O aplicativo no smartphone permite ver porcentagem da carga, dentre outras questões.
A similaridade para aí, já que o sistema da Fiat, Connect Me, traz mais funcionalidades, como a opção de ativar um roteador Wi-Fi para os ocupantes do veículo usando o mesmo chip 4G.
Além disso, o aplicativo de smartphone que faz conexão com o Fiat traz mais funcionalidades, como ativar o ar-condicionado a distância e alertas de tentativa de furto ou até mesmo remoção do veículo. A favor do BMW, existe o pacote Connected Service, gratuito por três anos, contra um ano do Fiat.