Do "estrangeiro" para cá
Década perdida. É assim que muita gente se refere aos anos 80. Tudo bem que muita coisa estranha aconteceu naquela época, como a moda de roupas estranhas com combinações de cores duvidosas. Mas boas lembranças também não faltam, incluindo a criação de grandes bandas e até fatos históricos como a queda do Muro de Berlim.
Foi em meio a este período que o Escort chegou ao Brasil. Conhecido dos europeus desde 1967, ele já veio para cá na terceira geração. Primeiro carro global desenvolvido pela Ford, o modelo já estreou com status de ser o carro mais moderno que a Ford oferecido no Brasil desde o início de suas operações no país, em 24 de abril de 1919.
Embora a estreia por aqui tenha ocorrido somente em 1983, o Escort flertava com o Brasil desde seu lançamento - algo que só não ocorreu porque a empresa estudava a viabilidade econômica do projeto. As dúvidas acabaram quando a General Motors lançou o também global Monza em território nacional, deixando a rival sem escolha a não ser bancar o projeto do Escort no Brasil.
Assim aconteceu a ampliação e modernização da hoje finada planta de São Bernardo do Campo (SP), cuja capacidade produtiva saltou de 160 mil para 220 mil unidades anuais.