Os combustíveis fósseis vivem hoje uma crise mundial. Seja pela questão econômica, com a disparada dos preços ao redor do globo, ou pela questão ambiental, cada vez mais países e empresas (entre elas as montadoras) buscam uma alternativa para abastecer os veículos no futuro.
Carros elétricos são os novos "queridinhos", com diversas marcas investindo neste tipo de motorização para o futuro. O custo alto e a questão do descarte das baterias ainda aparecem como entraves, apesar de vários países já forçarem a troca de suas frotas para veículos deste tipo.
Outros países, entre eles o Brasil, têm como aposta o biocombustível. Popular há décadas, o etanol ganhou importância vital nessa busca por um combustível mais sustentável.
Mas e a gasolina? Será mesmo que ela está com os dias contados? Não necessariamente. Iniciativas abrem caminho para um combustível sintético, já desenvolvido por algumas marcas e que também entrariam na lista de alternativas.
O UOL Carros preparou um especial para explicar como funciona essa gasolina feita em laboratório e como seu carro pode se beneficiar com ela em um futuro próximo.