Assim como fez em 2012, o HB20 tem tudo para estabelecer um novo patamar de qualidade entre os compactos de entrada no país. A segunda geração evoluiu bastante em conteúdo, tecnologia e desempenho.
O hatch se destaca ao trazer frenagem autônoma de emergência pela primeira vez na categoria, além dos controles de estabilidade e de tração e assistência de partida em rampas. Porém, a Hyundai poderia investir mais ainda em segurança se equipasse o compacto com os 6 airbags oferecidos de série em toda a linha Onix - há apenas 4 bolsas infláveis, e apenas nas versões mais caras.
O lado ruim é que as melhorias desta nova geração vieram acompanhadas de um preço bastante salgado, que coloca o HB20 em desvantagem frente aos rivais e até diante de modelos de categorias superiores.
O Chevrolet Onix Premier (cujo lançamento oficial acontecerá em dezembro) parte de R$ 69.990 com um pacote de equipamentos equivalente ao do HB20. Além disso, ainda oferece itens como carregador de celular por indução e 6 airbags. Se for completo, ele traz equipamentos inexistentes no rival, como assistente de estacionamento, alerta de pontos cegos e ar-condicionado digital. Tudo isso custa R$ 72.990.
Subindo um degrau já encontramos o Volkswagen Polo Highline 200 TSI. A versão topo de linha traz um motor 1.0 turbo com até 128 cv e custa R$ 76.990. Ele pode não trazer a frenagem autônoma do coreano, mas o hatch da VW é maior (só de comprimento são 10 centímetros a mais), mais espaçoso e ainda pode vir com equipamentos ausentes no HB20. Assim fica mais difícil a vida do compacto da Hyundai.