Tenho certeza que você imagina que o motor 1.5 turbo (movido apenas a gasolina) pode ser um pouco fraco para o Equinox. Mas de vez em quando é bom se enganar: os 172 cv e 27,8 kgfm de torque máximo cumprem seu papel com louvor.
Falta de fôlego não faz parte da rotina com a nova motorização, mesmo com 90 cv a menos do que o possante 2.0 turbo. Além da convivência por uma semana mesclando trechos de cidade e estrada, UOL Carros teve a chance de avaliar o modelo na pista de testes da GM em Indaiatuba (SP), a qual simula trechos de serra com diversas subidas e descidas. E em nenhum momento o SUV pediu arrego.
O câmbio automático de seis marchas também desempenha um bom papel e trabalha em sintonia com o motor de 1,5 litro. Assim, não se sente falta da eficiente transmissão de nove marchas que equipa a versão mais potente. O consumo é bom: 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.
Na prática, o motor 1.5 turbo é mais do que suficiente para atender as necessidades da maioria dos clientes - até porque imagina-se que o dono de um Equinox não pretende andar rápido levando toda a família a tiracolo. Entretanto, como sempre existem exceções, a Chevrolet ainda oferece o 2.0 turbo de 262 cv na versão Premier.
Em contrapartida, o Compass sofre um pouco com os 166 cv do motor 2.0 Tigershark.flex. Bom esclarecer que potência não falta ao modelo da Jeep, como pode-se notar na ficha técnica.
O problema está justamente na transmissão de seis marchas, que parece não falar a mesma língua do motor. A caixa demora a fazer algumas reduções e isso prejudica o desempenho do SUV em situações como ultrapassagens e retomadas de velocidade.
É verdade que a maioria das pessoas pode não ligar para isso, até porque limites de velocidade estão aí para serem respeitados. De toda maneira, quem prefere mais agilidade precisa gastar um pouco mais pelas versões com motorização a diesel.
O consumo do Compass flex também deixa a desejar: números aferidos pelo Inmetro indicam 6,1 km/l e 7,5 km/l com etanol e 8,8 km/l e 10,8 km/l quando abastecido com gasolina.
Por ser mais esperto, ágil e econômico, o Equinox leva a melhor neste critério.