Como dito no início desse comparativo, uma das diferenças entre Nissan Kicks e VW T-Cross é o motor. A marca japonesa manteve a receita de motor aspirado, enquanto a alemã aposta em motorização turbo para toda a linha do T-Cross.
No caso do Kicks é o 1.6, quatro cilindros, aspirado, que rende 114 cv e 15,5 mkgf com gasolina ou etanol. O câmbio é o automático do tipo CVT (relações continuamente variáveis) com função Sport. Esse é o mesmo motor que já equipava o SUV antes das mudanças e também está presente no "irmão" Versa.
Se você é daqueles que se empolga ao dirigir ou busca emoção atrás do volante, o Kicks não é o mais indicado. O modelo tem respostas lentas, especialmente em retomadas e ultrapassagens, culpa, em muito, da combinação do motor aspirado que entrega o ápice do torque em rotações elevadas - 4.000 rpm - com o CVT.
Em termos de suspensão, o Kicks vai muito bem e já está adaptado ao Brasil. Mas, se pegar buracos ou um piso mais irregular, será inevitável ouvir ou sentir o solavanco dado na suspensão. A direção elétrica poderia ser mais bem calibrada, com maior resistência a velocidades de rodovia. A 120 km/h o carro parece bobo.
Já o T-Cross traz o 1.0, três cilindros, turbo, que desenvolve até 128 cv e 20,4 mkgf com etanol. Com gasolina os números são de 116 cv e 20,4 mkgf. O câmbio é sempre o automático de seis marchas com opção de trocas pela alavanca e também por aletas atrás do volante.
O fato de oferecer trocas manuais já reforça um caráter mais esportivo do T-Cross em termos de desempenho. O torque de 5 mkgf extras em relação ao Kicks e que chega mais cedo - a partir de 2.000 rpm, deixa o carro mais esperto e pronto para retomadas e ultrapassagens. O câmbio automático com conversor de torque também ajuda ter reações mais rápidas.
A suspensão do T-Cross proporciona um bom equilíbrio entre esportividade e conforto para o uso familiar. Mesmo em piso irregular, o comportamento é exemplar, tanto em filtrar as imperfeições quanto em manter o conforto e o silêncio da cabine. O sistema de direção elétrica tem um melhor ajuste que do Kicks. Ele é capaz de passar uma resposta mais precisa ao motorista do que acontece entre no contato dos pneus com o piso e proporciona mudanças de direção mais ágeis.
Em termos de consumo, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross estão parelhos. O Kicks faz 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina os números vão a 11,3 km/l e 13,6 km/l. Já o T-Cross entrega 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Quando abastecido com combustível fóssil, os dados vão a 10,8 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
Com melhor desempenho em todos os aspectos e consumo equivalente, vitória para o T-Cross nesse quesito.