Duelo de sedãs: City x Onix

A alternância e a proximidade entre as vitórias e derrotas dos sedãs compactos deixam a disputa acirrada

Guilherme Menezes Do UOL, em São Paulo Reinaldo Canato / UOL

O segmento dos sedãs compactos é um dos casos onde mais se evidencia o amadurecimento do mercado brasileiro. Não faz muito tempo que eles eram pobres e bem menos espaçosos. Hoje, além de oferecerem otimização de espaço similar aos sedãs médios de uns dez anos atrás, trazem até tecnologias de nível premium.

Curioso é que há certas disparidades de preços, dependendo do modelos que comparamos. No caso do duelo de hoje, buscamos entender se R$ 20 mil de diferença entre o Chevrolet Onix Plus Premier (que parte de R$ 113.390, mas sai por R$ 115.040 na unidade testada, que adiciona a cor vermelha) e o Honda City Touring (R$ 135.600) fazem mesmo tanta diferença assim.

Ambos têm atributos muito similares, mas suas essências são completamente diferentes. Já vale adiantar que, para quem procura sedãs compactos, ambos são ótimas opções. Mas se há espaço apenas para um deles na garagem, qual merece ser levado para casa, no final das contas? E o que iremos descobrir.

Reinaldo Canato / UOL
Reinaldo Canato / UOL

Honda City Touring Sedan

Motor: 1.5 flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha; injeção direta

Potência: 126 cv a 6.200 rpm

Torque máximo: 15.8/15,5 kgfm a 4.600 rpm

Câmbio: CVT, sete marchas simuladas, tração dianteira

Consumo: 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina. 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol

Aceleração até 100 km/h: 10,5 segundos

Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

Direção: elétrica

Dimensões: 4.549 mm de comprimento, 1.748 mm de largura, 1.498 mm de altura e 2.600 mm de entre-eixos; 1.160 kg

Tanque: 44 l

Porta-malas: 519 l

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Chevrolet Onix Plus Premier

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros em linha, turbo flex, injeção indireta

Potência: 116 cv a 5.500 rpm

Torque máximo: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm

Câmbio: automático de seis marchas

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 segundos

Consumo: 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol; 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina

Dimensões: comprimento 4,47 m, largura 1,73 m, altura 1,47 m, entre-eixos 2,60 m

Porta-malas: 469 litros

Peso: 1.117 kg

Tanque: 44 litros

Direção: Elétrica

Reinaldo Canato Reinaldo Canato

Design

CIty traz elementos de luz e sombra, bem como apelo mais clássico. Mas Onix ganha pela proposta esportiva

Dos dois, o Chevrolet Onix ressalta mais as curvas e o dinamismo. O City, por outro lado, é mais maduro, com recortes mais amplos ao redor de todo o carro. Ainda que o sedã da marca japonesa seja bem resolvido no design, o rival da fabricante americana é mais ousado.

O Onix traz grade dianteira com a "boca" maior, é mais comedido no cromo da parte dianteira, mas justamente por isso consegue ser mais harmônico. As rodas tem desenhos mais fluidos e, na traseira, a tampa do porta-malas explora mais as diferenças de relevo. Entretanto, os faróis do City se destacam, por serem de LED.

No interior, por outro lado, o City até que vence, devido a sua forte inspiração no Civic e no Accord. Tem aspecto bem mais refinado e explora melhor as cores, ainda que o visual do Onix seja mais ousado também no interior, com muitos vincos e recortes.

Reinaldo Canato Reinaldo Canato

Equipamentos

Um tem itens a mais do que o outro e vice-versa. Mas City leva a melhor

Em relação ao Onix, o City não tem carregamento por indução, sistema concierge, Plugues USB para quem vai atrás, alerta de velocidade e assistente de estacionamento semiautônomo.

Outra virtude do Onix em relação ao City é a sua central multimídia. Ainda que o tamanho de ambos seja o mesmo (8 polegadas), as interfaces da Chevrolet são mais modernas, delicadas e intuitivas para mexer.

Por outro lado, o City é o único que tem piloto automático adaptativo e condução semiautônoma, faróis de LED, assistente de farol alto, alertas de mudança e de permanência de faixas, aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência, centralização nas faixas, saída de ar para a fileira traseira, rebatimento elétrico dos retrovisores (que são fotocrômicos), painel TFT de 7 polegadas, trocas de marca no volante, entre outros.

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Vida a bordo

City se destaca pelos bancos mais macios, pelos acabamentos sensíveis ao toque e pelo espaço interno

O City chama a atenção pela utilização dos materiais sensíveis ao toque no painel e nas laterais (inclusive atrás), bem como pelos bancos que têm o sistema chamado pela Honda de 'antifadiga'.

Além disso, há saída de ar-condicionado para quem vai atrás, bem como pelo fato de que, na fileira traseira, o espaço para pernas e pés é ligeiramente superior.

O Onix não deixa de acomodar muito bem os ocupantes, com vantagem de oferecer maior porta-malas, carregamento para celular sem fio, plugues USB para quem vai atrás e sistema concierge com a plataforma OnStar.

Divulgação Divulgação

Custo-benefício

Ainda que esteja complicado comprar um carro, nas devidas proporções, o Onix oferece mais por menos

É bem perceptível para onde foram parar os R$ 20 mil de diferença entre o City e o Onix (inclusive falaremos mais sobre o tópico nos itens a seguir).

O City é indiscutivelmente mais sofisticado, mas não é tão mais equipado assim. Ainda que o japonês tenha maior valor agregado, quem comprar o Onix pelo custo-benefício estará fazendo uma excelente escolha.

Mesmo quando falamos de outros temas, como o espaço interno, desempenho, dirigibilidade e consumo (que é justamente o que iremos tratar ainda), a briga é bastante acirrada. Diante de tudo isso, não é nada mal mesmo levar o Onix e ainda deixar R$ 20 mil no bolso.

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Desempenho, consumo e dirigibilidade

City ganha, mas por uma margem não tão grande assim

O City vem com motor 1.5 flex de 126 cv e 15.8 kgfm, câmbio CVT, sete marchas simuladas, capaz de acelerar até 100 km/h em 10,5 segundos. O consumo, por sua vez, é de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina. Ou 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol.

O seu rival da Chevrolet traz motor 1.0 com 3 cilindros em linha, turboflex, que gera 116 cv e 16,8. Seu câmbio automático tem seis marchas e chega aos 100 km/h em 10,4 segundos. Com isso, seu consumo é de 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol. Ou 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina.

Sua calibração de suspensão tende a ser mais rígida do que macia, mas ainda oferece mais conforto do que o Onix. Além disso, é bem perceptível que tem maior rigidez de carroceria, o que transforma o City em um carro mais previsível nas curvas do que o Chevrolet. Ambos têm qualidade de isolamento acústico similar.

Por outro lado, o Onix é mais ágil quando o motor enche. Além disso, sua posição ao volante é mais baixa, o que contribui para a boa ergonomia, ainda que o City não deixe a desejar nesse quesito também.

Ou seja, o City é um pouco mais econômico e transmite mais a sensação de solidez ao volante. Enquanto isso, o Onix é mais "esperto". Por isso, o City leva a melhor, mas não por muito.

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Vencedor

Honda City ganha pelo projeto ser mais moderno e refinado, mas não quer dizer que é melhor compra

R$ 20 mil não é pouco dinheiro, ainda mais pelo fato de que o Onix é páreo para o City. Ambos "falam" alto dentro do segmento dos sedãs compactos pelos seus equipamentos, eficiência, desempenho e a qualidade de forma geral.

Mesmo diante de todos os pontos que o City quase foi desbancado pelo Chevrolet, temos que reconhecer que o japonês é mais "carro" e que podemos, sim, enxergar para onde foram parar os R$ 20 mil. Por isso, merece a vitória.

Por outro lado, justamente pela diferença de preço e o quanto ela representa no bolso, nos deparamos com um caso bem peculiar. As marcas japonesas sempre foram dominantes no campo do custo-benefício. Entretanto, desta vez, vemos um rival capaz de fazer esse jogo virar.

Quem quer o vencedor, será muito feliz. Aos que visam a economia a todo o custo, poderá (ou melhor, deverá) comprar o Onix, sabendo que não sentirá qualquer tipo de remorso após tomar essa decisão.

Honda City Sedan x Chevrolet Onix Plus

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