Um carro revolucionário
Desde 23 de março de 1953, quando a Volkswagen estreou no Brasil, sua identidade ficou marcada por modelos de tração traseira e motor idem, refrigerado a ar. Parecia que aquela seria uma eterna característica da marca. Como um restaurante que só faz massas, ou outro especialista em carnes nobres. A Volkswagen era a marca dos carros a ar.
Mas tudo mudou em 1974. Chegou a causar estranheza aquele modelos onde o motor não estava mais no lugar onde habitualmente estava instalado. E a refrigeração dele era a água.
De quebra, era um carro mais sofisticado no desenho, no acabamento interno e na dirigibilidade. Assim como na Alemanha, sua chegada fora um marca na história da marca - ofuscado apenas pelo lançamento do Gol, anos mais tarde.
O impacto foi ainda maior pelo fato de a VW já ser a principal fabricante por aqui. Um carro de concepção moderna apresentado pela maior empresa brasileira não mexeria pouco com o mercado - virando objeto de desejo da classe média e até mesmo dos mais abastados, sempre acostumados com modelos mais luxuosos.