O melhor executivo

Alexandre Baldy, Carlos Alberto Filho, Ciro Possobom, Maru Escobedo e Ricardo Bastos são os finalistas

Raphael Panaro Colaboração para o UOL

O Prêmio UOL Carros 2024 'Executivo do Ano' vai premiar os líderes e quem faz acontecer no setor automotivo no Brasil. Entre os finalistas estão Alexandre Baldy (BYD), Carlos Alberto de Oliveira Andrada Filho (Grupo Caoa), Ciro Possobom (Volkswagen), Maru Escobedo (BMW) e Ricardo Bastos (GWM).

Baldy é vice-presidente sênior e lidera o 'boom' da BYD no Brasil, que deve fechar o ano entre as dez fabricantes que mais vendem carros no país. Um feito marcante na história da indústria.

Oliveira Filho é um dos executivos mais jovens do setor e está à frente da reformulação da empresa herdada de seu pai. Em 2024, foi responsável por uma mudança no acordo com a Hyundai, parceira de longa data.

Já Possobom, primeiro CEO brasileiro da história da Volkswagen, é responsável por colocar a montadora alemã de volta ao caminho do sucesso com aportes bilionários, novos produtos e um investimento pesado em reforço de marca.

Única mulher da lista, Escobedo é a primeira CEO feminina da BMW do Brasil e está à frente da marca que vai conquistar o segmento premium pela sexta vez consecutiva.

Por fim, Bastos é a voz da experiência na novata GWM, marca chinesa que aposta na eletrificação e que terá uma fábrica operante no Brasil em 2025.

Alexandre Baldy - BYD

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Vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy é um dos executivos por trás da ascensão meteórica da marca chinesa no Brasil.

Está em todas as frentes e tem o papel de conduzir a visão estratégica da empresa, fomentar iniciativas de inovação, impulsionar a marca em todas suas unidades de negócios e fortalecer as parcerias com clientes.

Em 2024, a BYD vai chegar a dez lançamentos de veículos no Brasil e pode atingir 75 mil unidades vendidas no país, o que a colocará à frente de fabricantes consagradas, como Peugeot e Citroën, e no Top10 do mercado brasileiro.

Baldy também ajuda nas discussões sobre a fábrica da BYD em Camaçari (BA), que vai começar a operar no ano que vem.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho - Grupo CAOA

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Após o falecimento de seu pai, Carlos Alberto de Oliveira Filho assumiu a presidência do Grupo Caoa em 2022. Desde então, um dos executivos mais jovens do Brasil lidera a reformulação da empresa.

Oliveira Filho foi responsável pelo novo acordo com a Hyundai, que passou o controle de toda operação (inclusive de carros importados) de volta para a marca coreana.

Fora as compensações financeiras e a unificação da rede de concessionárias, a Caoa, por sua vez, continua sendo parceira da Hyundai e vai produzir novos veículos da fabricante em Anápolis (GO). A decisão de qual modelo, no entanto, será dos sul-coreanos.

A Caoa também aposta forte na Chery. Este ano lançou a versão Sport do Chery Tiggo 7, um SUV médio com preço de compacto. As vendas explodiram e o utilitário emplacou mais de 20 mil unidades este ano.

Além da Chery, a Caoa também continua com a representação oficial e exclusiva da Subaru por aqui.

Ciro Possobom - Volkswagen

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Primeiro brasileiro a assumir a posição de CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom está desde 2019 na marca. Em 2024, o executivo anunciou um investimento de R$ 16 bilhões da marca alemã no Brasil, que serão usados para produção de novos carros e também um motor inédito. Um deles será o SUV Tera.

Com investimento pesado em posicionamento de marca, Possobom faz a VW liderar o mercado de automóveis no Brasil e ter o carro (Polo) e o SUV (T-Cross) mais emplacados do país. Renovou as linhas também do T-Cross, Nivus e Amarok.

Além disso, Possobom confirmou o retorno do famoso Volkswagen Golf GTI ao país no ano que vem e também a estreia do Nivus GTS.

Maru Escobedo - BMW

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Primeira mulher a ser CEO da BMW do Brasil, a mexicana Maru Escobedo está à frente da marca desde 2023. A fabricante alemã deve atingir em 2024, a liderança do segmento premium pelo sexto ano consecutivo.

Em 2024, de janeiro a outubro, a BMW emplacou 12.628 carros no Brasil, o que a torna líder absoluta do mercado premium. O montante, inclusive, é quase a soma do segundo (Volvo) e terceiro (Mercedes-Benz).

Este ano, a montadora alemã trouxe diversos lançamentos ao Brasil, entre facelifts e gerações inéditas. Destaque para as edições limitadas M3 CS e M4 CS, novos Série 5 (híbrido e elétrico) e o SUV cupê X2, que também estreou em opções a combustão e a bateria.

Sob a gestão de Escobedo, a BMW anunciou o investimento de mais de R$ 1 bilhão no país até 2028 e também começou a produzir o primeiro carro híbrido plug-in nacional, o X5, que agora sai das linhas de produção da fábrica em Araquari (SC) - que completou dez anos em 2024.

Ricardo Bastos - GWM

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Com mais de 25 anos no setor automotivo, Ricardo Bastos é o atual diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil. O executivo também acumula a função de presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Bastos tem a responsabilidade criar e fortalecer o relacionamento da companhia com todos os públicos estratégicos, sejam do âmbito público, privado ou do terceiro setor.

Com passagens por Ford e Toyota, o diretor empresta toda sua experiência à nova Great Wall Motors, que vai investir bilhões de reais no Brasil nos próximos anos e também abrir a primeira fábrica da marca chinesa por aqui, em Iracemápolis (SP) - unidade comprada da Mercedes-Benz.

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