O Prêmio UOL Carros consagrou pela primeira vez os líderes e quem faz acontecer no setor automotivo no Brasil. E foi uma disputa extremamente apertada, com diferença de apenas sete pontos entre o primeiro e o terceiro colocado.
O troféu desta vez ficou com Ciro Possobom, primeiro brasileiro a assumir a posição de CEO da Volkswagen do Brasil e responsável por colocar a montadora alemã de volta ao caminho do sucesso com aportes bilionários, novos produtos e um investimento pesado em reforço de marca.
"É um reconhecimento do trabalho que está sendo feito pela Volkswagen, todo o time é espetacular. É um ano muito bom da empresa, com crescimento em volume e market share, também pensando nas pessoas, envolvimento da marca. Lançamos a garagem Volkswagen, preservando a história da empresa. Isso mostra tudo o que a gente está fazendo nessa transformação, não é só pensando em eletrificação, mas é toda uma empresa, é todo um negócio", afirma Possobom.
Com apenas dois pontos a menos, Ricardo Bastos foi outro executivo que se destacou na premiação. Ele é a voz da experiência na novata GWM, marca chinesa que aposta na eletrificação e que terá uma fábrica operante no Brasil em 2025, além de presidir a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Outro que brigou voto a voto pelo troféu foi Alexandre Baldy (BYD), vice-presidente sênior na liderança do 'boom' da BYD no Brasil, que deve fechar o ano entre as dez fabricantes que mais vendem carros no país. Um feito marcante na história da indústria.
Também vale menção Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, um dos executivos mais jovens do setor e está à frente da reformulação da Caoa, empresa herdada de seu pai. Em 2024, foi responsável por uma mudança no acordo com a Hyundai, parceira de longa data.
Única mulher da lista, Maru Escobedo também foi nome importante na disputa. Ela é a primeira CEO feminina da BMW do Brasil e está à frente da marca que vai conquistar o segmento premium pela sexta vez consecutiva.