O melhor executivo

CEO da Volkswagen, Ciro Possobom vence disputa acirrada e leva troféu inédito no Prêmio UOL Carros

Raphael Panaro Colaboração para o UOL

O Prêmio UOL Carros consagrou pela primeira vez os líderes e quem faz acontecer no setor automotivo no Brasil. E foi uma disputa extremamente apertada, com diferença de apenas sete pontos entre o primeiro e o terceiro colocado.

O troféu desta vez ficou com Ciro Possobom, primeiro brasileiro a assumir a posição de CEO da Volkswagen do Brasil e responsável por colocar a montadora alemã de volta ao caminho do sucesso com aportes bilionários, novos produtos e um investimento pesado em reforço de marca.

"É um reconhecimento do trabalho que está sendo feito pela Volkswagen, todo o time é espetacular. É um ano muito bom da empresa, com crescimento em volume e market share, também pensando nas pessoas, envolvimento da marca. Lançamos a garagem Volkswagen, preservando a história da empresa. Isso mostra tudo o que a gente está fazendo nessa transformação, não é só pensando em eletrificação, mas é toda uma empresa, é todo um negócio", afirma Possobom.

Com apenas dois pontos a menos, Ricardo Bastos foi outro executivo que se destacou na premiação. Ele é a voz da experiência na novata GWM, marca chinesa que aposta na eletrificação e que terá uma fábrica operante no Brasil em 2025, além de presidir a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Outro que brigou voto a voto pelo troféu foi Alexandre Baldy (BYD), vice-presidente sênior na liderança do 'boom' da BYD no Brasil, que deve fechar o ano entre as dez fabricantes que mais vendem carros no país. Um feito marcante na história da indústria.

Também vale menção Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, um dos executivos mais jovens do setor e está à frente da reformulação da Caoa, empresa herdada de seu pai. Em 2024, foi responsável por uma mudança no acordo com a Hyundai, parceira de longa data.

Única mulher da lista, Maru Escobedo também foi nome importante na disputa. Ela é a primeira CEO feminina da BMW do Brasil e está à frente da marca que vai conquistar o segmento premium pela sexta vez consecutiva.

Ciro Possobom - Volkswagen

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Primeiro brasileiro a assumir a posição de CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom está desde 2019 na marca. Em 2024, o executivo anunciou um investimento de R$ 16 bilhões da marca alemã no Brasil, que serão usados para produção de novos carros e também um motor inédito. Um deles será o SUV Tera.

Com investimento pesado em posicionamento de marca, Possobom faz a VW liderar o mercado de automóveis no Brasil e ter o carro (Polo) e o SUV (T-Cross) mais emplacados do país. Renovou as linhas também do T-Cross, Nivus e Amarok.

Além disso, Possobom confirmou o retorno do famoso Volkswagen Golf GTI ao país no ano que vem e também a estreia do Nivus GTS.

Ricardo Bastos - GWM

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Com mais de 25 anos no setor automotivo, Ricardo Bastos é o atual diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil. O executivo também acumula a função de presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Bastos tem a responsabilidade criar e fortalecer o relacionamento da companhia com todos os públicos estratégicos, sejam do âmbito público, privado ou do terceiro setor.

Com passagens por Ford e Toyota, o diretor empresta toda sua experiência à nova Great Wall Motors, que vai investir bilhões de reais no Brasil nos próximos anos e também abrir a primeira fábrica da marca chinesa por aqui, em Iracemápolis (SP) - unidade comprada da Mercedes-Benz.

Alexandre Baldy - BYD

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Vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy é um dos executivos por trás da ascensão meteórica da marca chinesa no Brasil.

Está em todas as frentes e tem o papel de conduzir a visão estratégica da empresa, fomentar iniciativas de inovação, impulsionar a marca em todas suas unidades de negócios e fortalecer as parcerias com clientes.

Em 2024, a BYD vai chegar a dez lançamentos de veículos no Brasil e pode atingir 75 mil unidades vendidas no país, o que a colocará à frente de fabricantes consagradas, como Peugeot e Citroën, e no Top10 do mercado brasileiro.

Baldy também ajuda nas discussões sobre a fábrica da BYD em Camaçari (BA), que vai começar a operar no ano que vem.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho - Grupo CAOA

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Após o falecimento de seu pai, Carlos Alberto de Oliveira Filho assumiu a presidência do Grupo Caoa em 2022. Desde então, um dos executivos mais jovens do Brasil lidera a reformulação da empresa.

Oliveira Filho foi responsável pelo novo acordo com a Hyundai, que passou o controle de toda operação (inclusive de carros importados) de volta para a marca coreana.

Fora as compensações financeiras e a unificação da rede de concessionárias, a Caoa, por sua vez, continua sendo parceira da Hyundai e vai produzir novos veículos da fabricante em Anápolis (GO). A decisão de qual modelo, no entanto, será dos sul-coreanos.

A Caoa também aposta forte na Chery. Este ano lançou a versão Sport do Chery Tiggo 7, um SUV médio com preço de compacto. As vendas explodiram e o utilitário emplacou mais de 20 mil unidades este ano.

Além da Chery, a Caoa também continua com a representação oficial e exclusiva da Subaru por aqui.

Maru Escobedo - BMW

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Primeira mulher a ser CEO da BMW do Brasil, a mexicana Maru Escobedo está à frente da marca desde 2023. A fabricante alemã deve atingir em 2024, a liderança do segmento premium pelo sexto ano consecutivo.

Em 2024, de janeiro a outubro, a BMW emplacou 12.628 carros no Brasil, o que a torna líder absoluta do mercado premium. O montante, inclusive, é quase a soma do segundo (Volvo) e terceiro (Mercedes-Benz).

Este ano, a montadora alemã trouxe diversos lançamentos ao Brasil, entre facelifts e gerações inéditas. Destaque para as edições limitadas M3 CS e M4 CS, novos Série 5 (híbrido e elétrico) e o SUV cupê X2, que também estreou em opções a combustão e a bateria.

Sob a gestão de Escobedo, a BMW anunciou o investimento de mais de R$ 1 bilhão no país até 2028 e também começou a produzir o primeiro carro híbrido plug-in nacional, o X5, que agora sai das linhas de produção da fábrica em Araquari (SC) - que completou dez anos em 2024.

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