O melhor carro até 8 lugares

Tiggo 8, Spin, C3 Aircross, Palisade e Pajero Sport disputam o troféu no Prêmio UOL Carros 2024

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Na inédita categoria dos mais espaçosos e que levam mais passageiros, Caoa Chery, Chevrolet, Citroën, Hyundai e Mitsubishi disputam o Prêmio UOL Carros 2024.

A marca sino-brasileira promoveu um facelift ao Tiggo 8 e adicionou o nome Pro. Com visual novo, mais equipamentos, claro, preço em conta, o SUV surge com boas chances.

A Chevrolet revitalizou a Spin por dentro e por fora. A minivan pode indicar o futuro de design da linha Onix e também adiantar o interior da nova linha compacta que estreia em 2025.

Por outro lado, o concorrente direto, o Citroën C3 Aircross, também traz espaço, mas vem com o moderno motor 1.0 turbo com 130 cv da Stellantis e é o mais barato desta lista.

Único SUV a levar oito pessoas no Brasil, o Palisade chegou recentemente e já está entre os finalistas. Traz espaço, requinte e, apesar do preço mais caro entre os candidatos, aposta no custo-benefício. Por fim, o Pajero Sport teve pequenas atualizações na estética e também na parte interna, além de uma nova versão na gama.

A competição é acirrada e o vencedor será revelado no dia 2 de dezembro em evento realizado em São Paulo. Enquanto a grande data não chega, veja a seguir mais detalhes dos finalistas.

Caoa Chery Tiggo 8

Divulgação Divulgação

Atualizado em 2024, o Caoa Chery Tiggo 8 teve modificações na dianteira, traseira e também no interior. O SUV médio-grande trouxe novos para-choques, faróis full-LED, grade frontal com emblema iluminado e lanternas com arranjo interno diferente, bem parecidas com a variante híbrida.

O SUV de sete lugares mantém o motor 1.6 turbo com injeção direta a gasolina, capaz de render 187 cv de potência e 28 kgfm de torque, acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo com sete marchas.

Quando estreou em agosto, o novo Tiggo 8 Pro tinha preço promocional (e cabalístico): R$ 188.888. Atualmente é vendido por R$ 199.990. Já o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid custa R$ 259.990.

Confira todos os detalhes do Caoa Chery Tiggo 8

Chevrolet Spin

Divulgação Divulgação

A Spin teve uma sobrevida em 2024. No começo do ano a minivan teve muitas mudanças por fora e, especialmente, por dentro. O design da dianteira é totalmente novo, com destaque para os faróis divididos em duas partes.

No interior, o carro recebeu Virtual Cockpit System (VCS), caracterizado pelo painel de instrumentos totalmente digital com tela de 8" integrado à nova geração do multimídia MyLink com visor de 11".

O motor, desde 2012, diga-se, é o veterano 1.8 flex aspirado de 111 cv e 17,7 kgfm. A marca fez algumas novas calibrações para mantê-lo em linha e atender as normas mais rigorosas de consumo e missões que entram em vigor em 2025. Segundo a GM, o zero a 100 km/h melhorou 0,3 s (indo para 11 s) e as médias agora são 11% melhores.

A nova Spin é vendida em duas versões para sete passageiros: LTZ e a topo de linha Premier. Tem segunda fileira corrediça e o espaço do porta-malas comporta ainda 162 litros com a terceira fileira montada.

Já a configuração de entrada, LT (tanto com câmbio manual ou automático de seis marchas) tem cinco lugares.

Confira a avaliação completa do Chevrolet Spin

Citroën C3 Aircross

Divulgação Divulgação

Carro mais em conta entre os finalistas e o sete lugares mais barato do Brasil, o C3 Aircross é rival direto da Chevrolet Spin. São três versões para sete ocupantes: Feel (R$ 110.990), Feel Pack (R$ 116.890) e Shine (R$ 120.190).

O Citroën aposta na motorização, já que todas as opções são equipadas com o três cilindros 1.0 turboflex da Stellantis, de 130 cv e 20,4 kgfm. O câmbio também é sempre automático do tipo CVT.

O acesso à terceira fileira é bem simples, basta puxar duas fivelas e rebater um dos bancos da segunda fileira.

Não vai andar com sete pessoas? Os assentos lá atrás são removíveis. Aí o porta-malas vai para 493 litros — na Spin são mais de 550 l. Com todos os assentos no lugar, a capacidade cai para apenas 50 l.

Confira a avaliação completa do Citroën C3 Aircross

Hyundai Palisade

Rafaela Borges/UOL Rafaela Borges/UOL

Em acordo com o Grupo CAOA, a subsidiária brasileira da Hyundai passou a controlar também a divisão de carros importados da marca coreano. E agiu 'rápido'. Logo trouxe ao país o Palisade, SUV grande com capacidade para levar até oito ocupantes.

Lançado em 2018 no exterior, o modelo chegou aqui em agosto já com o facelift de meia vida e em versão única, Signature, de R$ 450.000.

Com a segunda e terceira fileiras podendo caber até três pessoas, o Palisade tem 2,90 metros de distância entre os eixos. O porta-malas vai de 510 litros até 1.297 l (com as duas fileiras de bancos rebaixadas).

Mover o utilitário de quase 5 m de comprimento está a cargo do motor V6 3.8 a gasolina com 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo o Inmetro, o consumo é de 7,3 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada).

Confira a avaliação do Hyundai Palisade

Mitsubishi Pajero Sport

Divulgação Divulgação

A Mitsubishi trouxe novidades para a linha 2025 da Pajero Sport. A principal mexida foi na grade dianteira, que tem novo desenho e arranjo na parte central. Além disso, dependendo da versão, a peça pode ter acabamento preto brilhante ou prata acetinada.

Falando em configurações, são quatro: HPE, HPE-S, Legend e Legend Black. Está última nasceu como edição especial no ano/modelo 2024 e agora entra no portfólio de forma definitiva. Os preços começam em R$ 350.000 e vão até R$ 425.990.

Dentro, mais novidades: novo volante e o revestimento dos bancos pode ser preto ou bege. Na versão mais cara a combinação pode ser preto ou bordô. E, tanto nos assentos dianteiros quanto na fileira do meio, há ajustes elétricos e sistema de aquecimento.

O motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43, 9 kgfm equipa todas as opções. O SUV ainda tem transmissão automática de oito marchas, tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.

Confira a avaliação completa do Mitsubishi Pajero Sport

Topo