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Audi Q6 e-tron, Chevrolet Blazer EV, Hyundai Ioniq 5, Kia EV5 e Mini Countryman disputam o Prêmio UOL Carros

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Vai sair faísca! Isso porque todos os finalistas do Prêmio UOL Carros 2024 na categoria "Elétrico Premium" são novidades. Audi, Chevrolet, Hyundai, Kia e Mini vão disputar a preferência dos jurados até o dia 2 de dezembro, quando será conhecido o grande vencedor.

Último a chegar no Brasil, o Audi Q6 e-tron inicia uma nova fase da marca alemã no Brasil, tanto no design quanto na nova disposição da cabine. O SUV de mais de R$ 500.000 chega para rivalizar com BMW e Mercedes.

Apesar de ser de uma marca generalista, o novato Chevrolet Blazer EV quer uma fatia do segmento premium e se meter entre Audi, BMW e Volvo. A credencial é que o SUV é um dos carros com maior autonomia do Brasil.

A Kia também entra na festa com o EV5, um SUV parrudo com visual bem marcante e que não dá para ficar indiferente. Tem potência comedida (217 cv), mas a autonomia é de gente grande: 411 km. Da Coreia do Sul também vem o reverenciado Hyundai Ioniq 5. O preço do hatch pode jogar contra, afinal custa quase R$ 400.000. Mas o visual, potência e equipamentos são os trunfos.

O novo Mini Countryman é o último a aparecer, mas não o menos importante. Estreou no meio do ano por aqui só em versão movida a bateria e também faz parte do novo momento da marca britânica no Brasil — e no mundo. Cativa pelo parentesco com o clássico Cooper e encanta pelo interior minimalista, tecnológico e descolado.

Audi Q6 e-tron

Rafaela Borges/UOL Rafaela Borges/UOL

Começamos com o mais recente e mais caro modelo entre os finalistas. O Q6 e-tron inaugura uma nova era para a Audi no Brasil, seja a identidade visual ou o novo interior. É feito sobre a Plataforma Premium Elétrica (PPE), que divide com o novo Porsche Macan, por exemplo.

Por aqui são duas versões de acabamento: Performance (R$ 529.990) e Performance Black (R$ 569.990). As duas têm 387 cv e bateria de 100 kWh. O Inmetro diz que a autonomia é de 411 km.

O desempenho de zero a 100 km/h é em rápidos 5,9 segundos. O Q6 e-tron não terá vida fácil e vai concorrer com Mercedes-Benz EQE e BMW X3.

Por isso traz uma lista robusta de itens de série, com destaque para o novo Virtual Cockpit, que tem tela curvada do painel de instrumentos (11,9') e multimídia (14,5'). Há um terceiro visor opcional de 10,9' para o passageiro.

Há ainda som premium Bang & Olufsen, oito airbags, teto solar panorâmico, frenagem autônoma, câmera 360° e ar-condicionado de três zonas.

Confira a avaliação completa do Audi Q6 e-tron

Chevrolet Blazer EV

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Segundo carro com mais autonomia do Brasil, o Blazer EV estreou por aqui com bateria de 102 kWh e podendo rodar 481 km, de acordo com o Inmetro — só atrás do BMW iX e seus 528 km. A recarga suporta até 22 kW em corrente alternada (AC) e até 190 kW em corrente contínua (DC).

O SUV veio em versão única, a esportiva RS, com um motor, tração traseira e 347 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. O zero a 100 km/h fica em 5,8 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h.

Importado do México, o utilitário elétrico é bem grande: são 4,88 metros de comprimento, 3,09 de distância entre-eixos, 1,98 m de largura e 1,65 m de altura. A pujança nas dimensões é refletida também no preço: R$ 479.000.

Confira mais detalhes sobre o Chevrolet Blazer EV

Hyundai Ioniq 5

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Dono de vários prêmios internacionais, o Ioniq 5 vai tentar garantir mais um troféu para a prateleira da Hyundai. O hatch entrou em pré-venda no Brasil em setembro por R$ 394.990. O design retro futurista é um charme à parte do carro que pode rodar 374 km com uma carga.

Com tamanho de SUV médio, 4,63 metros de comprimento e 3 cravados de entre-eixos, o Ioniq oferecido aqui traz dois motores elétricos, que fornecem 325 cv e 61,6 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h leva 5,3 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima. A bateria é de 84 kWh.

O Ioniq 5 ainda vem bem equipado. Destaque para os faróis full-LED, teto solar panorâmico, head-up display, carregador de smartphone por indução, além dos equipamentos de segurança ativa do pacote Smartsense.

Há ainda duas telas conectadas de 12,3" do painel de instrumentos e da central multimídia, que são ligeiramente inclinadas em direção ao motorista.

Confira mais detalhes sobre o Hyundai Ioniq 5

Kia EV5

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O EV6 até deu as caras por aqui, mas a honra de ser o primeiro carro elétrico da Kia vendido no Brasil ficou com o EV5. O SUV estreou no final de agosto para disputar a preferência com BMW e Volvo. Em versão única, custa R$ 399.990.

O modelo veio com um design nada convencional, 4,62 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Traz ainda dois porta-malas. O traseiro leva 513 litros e dianteiro, sob o capô, mais 67 l extras.

A potência é de 217 cv e o torque, 31,6 kgfm. Mesmo assim, são módicos 8,6 segundos para atingir os 100 km/h. O EV5 tem bateria de 88,1 kWh e autonomia de 402 km, dado do Inmetro.

Confira mais detalhes sobre o Kia EV5

Mini Countryman

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A nova geração do SUV do Mini Cooper estreou no Brasil em junho somente em versão elétrica e com dois níveis de acabamento: Exclusive (R$ 294.990) e Top (R$ 339.990). O modelo divide a plataforma UKL2 com os 'irmãos' BMW X1 e X2.

O Countryman tem dois motores elétricos, que rendem 306 cv de e 50,3 kgfm, e tração integral. A bateria de 66,4 kWh fornece 320 km de autonomia - medida pelo Inmetro.

O zero a 100 km/h é de SUV esportivo a combustão: 5,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 180 km/h.

O maior Mini Countryman da história tem 4,43 metros de comprimento e 2,69 m de entre-eixos. Dentro, os louros vão para o desenho minimalista da cabine e, claro, para a central multimídia com tela redonda de OLED com 24 cm de diâmetro e que absorve praticamente todos os comandos do modelo.

Não há painel de instrumentos, mas o motorista tem à disposição o head-up display para informações básicas, como velocidade e direção do GPS.

Veja todos os detalhes sobre o Mini Countryman

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