Mais de 3.000 cv e milhões de reais. Estes números são nada menos que a soma das potências e dos preços dos poderosos e caros finalistas de 'Melhor Esportivo' do Prêmio UOL Carros 2024.
O grande campeão foi o Ford Mustang, que completou 60 anos em 2024 estreando no Brasil sua sétima geração com muita tecnologia embarcada. Porém, manteve suas raízes com o motor V8 5.0 aspirado de 488 cv.
"O Mustang realmente é um esportivo que ditou culturas, e ele completou 60 anos em 2024, um ano de festa. A sétima geração traz um poder de liberdade, um produto que traz uma tribo e uma forma de cultura por 60 anos - e vai ficar aí por muito tempo", comenta Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul.
O triunfo da Ford põe fim à hegemonia da Porsche, que dominou a categoria desde sua criação em 2019. A marca alemã, no entanto, ficou com o vice-campeonato com seu emblemático 911, que está em compasso de espera no Brasil para a chegada do primeiro facelift da atual geração 992. E, de quebra, há muita expectativa para a versão híbrida, a primeira da história do cupê.
Menção honrosa para as demais máquinas desta categoria. O moderno BMW M3 teve pequenas alterações visuais, especialmente nos faróis e no interior. Os 510 cv do seis cilindros 3.0 turbo foram mantidos.
A Mercedes-Benz veio com tudo. Ou melhor, com os 843 cv do AMG GT S E Performance, que tem nome tão grande quanto seus números de desempenho. O sedã híbrido plug-in traz o know-how da F1 e acelera de zero a 100 km/h em impressionantes 2,9 segundos.
O mais caro e mais rápido da lista é o McLaren 750S. Como o nome diz, são 750 cv de potência e etiqueta de preço acima dos R$ 4 milhões. E o superesportivo precisa de menos de 8 segundos para chegar aos 200 km/h.