O melhor híbrido

BYD Song Pro, GWM Haval H6, Fiat Pulse, Honda CR-V e Toyota RAV disputam o troféu no Prêmio UOL Carros 2024

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

O Prêmio UOL Carros 2024 na categoria 'Melhor Híbrido' reúne aqueles carros que passam longe do posto de gasolina. Seja leve, pleno ou plug-in, os finalistas trabalham em prol de um só objetivo: eficiência.

Nesta categoria há uma disputa entre os chineses BYD e GWM contra os japoneses Honda e Toyota. A Fiat, com a recém-lançada tecnologia híbrida leve flex, também entra na briga.

Entre os diversos lançamentos da BYD em 2024 está o Song Pro, um SUV plug-in híbrido que promete rodar 1.110 km com um tanque de gasolina. Já o representante da Great Wall Motors é o aclamado Haval H6 que, este ano, teve a adição de uma versão mais barata na gama e que também pode ser recarregada na tomada.

Depois de um hiato de dois anos, a Honda trouxe de volta o CR-V. Agora o SUV grande é híbrido e tem o mesmo trem de força do sedã Accord, podendo fazer mais de 14 km/l de consumo.

O mais recente da turma é Pulse T200 Hybrid, único candidato híbrido leve e que vai dar o pontapé nos carros eletrificados da Stellantis.

Qual vai levar o troféu? A resposta para esta pergunta será dada no dia 2 de dezembro, data da cerimônia de entrega do Prêmio UOL Carros.

BYD Song Pro

Julio Cesar Julio Cesar

Na esteira do sucesso do Song Plus, a chinesa BYD trouxe ao Brasil um SUV (com ares de minivan) menor e mais barato. O Song Pro tem duas versões GS (R$ 189.800) e GL (R$ 199.800), e chega a ser maior no comprimento que seu 'irmão' — 4,70 metros contra 4,66 m. O entre-eixos, no entanto, é 5 cm menor: 2,71 m — 1 cm a mais que o Toyota Corolla, por exemplo. O porta-malas é de 520 litros.

O trem de força é composto por um motor aspirado 1.5 a gasolina de 98 cv e 12,4 kgfm e uma potente unidade elétrica de 197 cv e 30,6 kgfm. Juntos fornecem 235 cv e 43 kgfm.

O Song Pro, na opção mais cara, tem bateria de 18,3 kWh e tem autonomia elétrica de 68 km, segundo o Inmetro.

A versão de entrada, GS, tem bateria e potência menores: 12,9 kWh e 223 cv. A autonomia no modo elétrico cai para 42 km. Mesmo assim, a BYD promete que o SUV consiga rodar 1.100 km com apenas um tanque de gasolina.

Confira a avaliação completa do BYD Song Pro

Fiat Pulse

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Ao lado do Fastback, o Pulse agora é híbrido leve nas versões intermediárias Audace e Impetus. O motor 1.0 turbo que equipa estas configurações recebe uma 'ajudinha' de um pequeno motor-gerador elétrico de 4 cv e 1 kgfm.

O objetivo, todavia, não é dar mais força ou desempenho (até porque potência e torque continuam em 130 cv e 20,4 kgfm). E, sim, ajudar no consumo de combustível e na emissão de poluentes.

Esta nova peça diminui a carga do motor a combustão em situações de partida, acelerações e retomadas. No Pulse, a redução no consumo chega até 11,5%. Os novos números são de 9,3 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada) e 13,4 km/l (urbano) e 13,4 km/l (rodoviário) com etanol e gasolina, respectivamente.

A Fiat também fez um reajuste nos preços e as versões híbridas leves do Pulse estão R$ 2.000 mais caras em relação às opções 'convencionais' que, inclusive, não serão mais oferecidas. Ou seja, a Audace foi a R$ 125.990 e a Impetus a R$ 140.990.

Confira mais detalhes sobre o Fiat Pulse Hybrid

GWM Haval H6

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Um dos SUVs híbridos mais vendidos do Brasil, o GWM Haval H6 teve uma novidade na gama em 2024. O modelo ganhou uma nova versão de entrada plug-in, chamada PHEV19, com bateria menor (19 kWh), e menos potência e torque (326 cv e 54 kgfm).

A autonomia no modo elétrico é de 74 km. O motor 1.5 turbo a combustão trabalha com outro elétrico. Preço? R$ 241.000

Esta nova opção fica abaixo da PHEV34 que, como está no nome, tem 34 kWh de bateria, 393 cv, 77,7 kgfm e pode rodar 113 km. O valor fica em R$ 283.000. O portfólio do Haval H6 ainda tem uma opção híbrida plena (HEV), a mais barata da linha, que tem 243 cv e custa R$ 216.000.

Já a topo da gama é ocupado pelo Haval GT, que tem o mesmo conjunto da versão PHEV34, mas vem na carroceria de SUV Cupê e não sai por menos de R$ 321.000.

Confira a avaliação completa do GWM Haval H6

Honda CR-V

Fotos: Honda | Divulgação Fotos: Honda | Divulgação

Depois de dois anos de ausência no Brasil, o CR-V estreou em fevereiro no mercado em nova geração e com uma novidade: o motor híbrido do Accord. O SUV é vendido em versão única e custa R$ 352.900.

O CR-V é híbrido do tipo pleno e não recarrega na tomada. Tem um motor 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm, que trabalha em conjunto com outros dois elétricos, sendo um gerador e outro de tração, que adiciona 184 cv e 34,2 kgfm.

A potência combinada é de 207 cv. Os números de consumo, por sua vez, não são muito otimistas e o SUV faz 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.

Entre os equipamentos, destaque para os dez airbags, som assinado pela Bose, quadro de instrumento digital, multimídia com tela de 10,2", ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphone por indução.

O CR-V também vem com o pacote de segurança Sensing, que traz recursos do tipo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e sistema de manutenção de faixa.

Confira mais detalhes sobre Honda CR-V

Toyota RAV4

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Este ano, mais precisamente em fevereiro, a Toyota desembarcou no Brasil seu primeiro carro híbrido plug-in. O RAV4 PHEV junta um motor a combustão 2.5 aspirado de 185 cv e 22,3 kgfm a dois elétricos, um dianteiro (182 cv) e outro traseiro (54 cv). A potência combinada é de 306 cv.

O SUV médio-grande traz bateria de 18,1 kWh, o que permite uma autonomia de 55 km sem gastar uma gota de combustível. Já o consumo é de 14 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

Em tomadas wallbox de 7,4 kW, a bateria precisa de duas horas e meia para ser recarregada.

Vale lembrar que o RAV4 também é vendido na versão HEV, sem carregamento externo, com 222 cv de potência e preço de R$ 349.290.

Confira mais detalhes sobre o Toyota RAV4

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