O melhor híbrido premium

BMW Série 5 supera Audi Q5, Lexus RX 450+, Mercedes-Benz GLC 300 e Range Rover para vencer o Prêmio UOL Carros

Raphael Panaro Colaboração para o UOL

A palavra aqui também é eficiência, mas os candidatos na categoria 'Melhor Híbrido Premium' do Prêmio UOL Carros 2024 também conquistam os mais endinheirados com muito luxo e estilo.

O troféu desta vez ficou com o BMW Série 5 híbrido plug-in, que consegue rodar 61 km sem gastar gasolina e tem muita tecnologia embarcada.

"O Série 5 representa muito essa abertura tecnológica da marca. Ou seja, a gente lançou junto com o Série 5 PHEV e também o i5 totalmente elétrico. Para a gente, realmente é a consolidação de uma estratégia muito acertada com vários tipos de propulsão para o consumidor brasileiro, que escolhe o que prefere", opina Fabiano Severo, head de comunicação da BMW do Brasil.

Os demais concorrentes também fizeram bonito neste ano. Com nova geração no exterior, o Audi Q5 tem como destaque seus 367 cv e a bonita carroceria cupê.

Já o Lexus RX 450+ estreia como primeiro híbrido plug-in da marca japonesa no Brasil. Destaque para o design afiado e muito conforto a bordo.

O Mercedes-Benz GLC 300 foi o único híbrido leve entre os finalistas, apostando no visual, nas duas carrocerias e na lista de equipamentos.

O mais caro e mais potente dos candidatos foi o novo Range Rover, que virou híbrido plug-in na linha 2025.

Arte UOL Arte UOL

BMW Série 5

Divulgação Divulgação

Em maio, a BMW ampliou a gama da nova geração do Série 5 no Brasil com a versão híbrida plug-in 530e M Sport. O sedã de luxo chegou aqui com o visual renovado e ainda mais eficiente.

O modelo é equipado com o 2.0 turbo a gasolina e um motor elétrico. A potência total é de 299 cv e 45,1 kgfm — contra os 292 e 42,8 kgfm de antes. O 530e M Sport atinge os 100 km/h em 6,3 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.

Segundo o Inmetro, o Série 5, no modo híbrido, faz 10,9 km/l (cidade) e 12,3 km/l (estrada) e ainda pode rodar 61 km no modo elétrico, um incremento de 5 km frente à antiga geração.

Um dos motivos da melhora nos números é a nova bateria, que passou de 10,4 kWh para 19,4 kWh de capacidade. Para ter um 530e M Sport na garagem, por sua vez, é preciso desembolsar R$ 579.950.

Confira a avaliação completa do BMW Série 5

Audi Q5

Divulgação Divulgação

Cara conhecida entre os híbridos, o Audi Q5 ainda agrada pelos 367 cv e quase 51 kgfm de torque vindos do 2.0 turbo ajudado por um motor elétrico.

O utilitário começa em R$ 480.900 na carroceria SUV na versão Performance e vai até os R$ 502.990 na Performance Black. A charmosa versão cupê, por sua vez, começa em R$ 510.900 na Performance e chega a R$ 532.990 na Performance Black.

O Q5, importado do México, ainda traz tração integral sob demanda e transmissão de dupla embreagem e sete marchas. A autonomia no modo elétrico é de 38 km. Já as médias no modo híbrido ficam em 9,3 km/l (cidade) e 9,9 km/l (rodovia).

Lexus RX 450+

Divulgação Divulgação

O primeiro híbrido plug-in da Lexus no Brasil, o RX 450h+ chega em nova geração para rivalizar com modelos da BMW, Audi e Mercedes-Benz. São R$ 609.990 na etiqueta de preço e o mesmo conjunto mecânico do Toyota RAV4: motor a combustão 2.5 aspirado a gasolina e dois elétricos.

A força total fica em 308 cv. Segundo a marca de luxo japonesa, o zero a 100 km/h fica em 6,2 segundos.

O consumo, de acordo com Inmetro, tem médias de 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Com bateria de 18,1 kWh, o RX 450h+ tem autonomia de 56 km em condição elétrica.

O SUV tem dimensões avantajadas: 4,89 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,85 m. O porta-malas leva 612 litros.

Confira mais detalhes sobre o Lexus RX 450h+

Mercedes-Benz GLC 300

Divulgação Divulgação

Com um sistema híbrido leve de 48V, o Mercedes-Benz GLC 300 estreou novidades digitais na linha 2025. Pelo aplicativo de celular, o condutor consegue abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital

O GLC 300 é oferecido na carroceria SUV (R$ 509.900) e também também cupê (R$ 524.900). Ambos trazem o motor 2.0 turbo com um gerador de partida de 48V. Ao todo são 258 cv e 40 kgfm de torque.

Com tração integral e transmissão automática de nove marchas, o GLC 300 precisa de 6,2 segundos para chegar aos 100 km/h — no cupê são 6,3 s.

Fora o visual, outro destaque do Mercedes é o interior. A tela central vertical do multimídia MBUX tem 11,9" e comanda várias funções do carro, além de ter uma resolução altíssima.

Confira a avaliação completa do Mercedes-Benz GLC 300

Range Rover

Rafaela Borges/UOL Rafaela Borges/UOL

O Range Rover chegou híbrido no ano/modelo 2025. Sai o motor diesel e entra o P550 PHEV, seis cilindros em linha 3.0 a gasolina que trabalha junto a outra unidade elétrica. São 550 cv e 81,6 kgfm, nada menos que 200 cv a mais em relação ao modelo anterior. O zero a 100 km/h leva 5 segundos cravados e a máxima é de 242 km/h.

Mesmo híbrido plug-in, as médias de consumo são discretas: 6,8 km/l (cidade) e 8,3 km/l (urbano). Lembrando que é um carro de quase 3.000 kg de peso. A bateria de 38,2 kWh permite o SUV grande de luxo rodar 69 km sem gastar combustível.

Entre os itens de série estão som premium Meridian, rodas traseiras esterçantes, suspensão a ar, rodas de 22 polegadas, central multimídia com tela de 13,1" e teto solar panorâmico. São duas opções: Autobiography e SV. O preço parte de R$ 1.595.740.

Veja mais detalhes sobre o Range Rover

Topo