Aqui não basta apenas carregar peso. É preciso ser potente, confortável e tecnológica para encarar dezenas de milhares de quilômetros de estradas Brasil afora.
O troféu em 2024 ficou com a 'intrusa' Ford Ranger Raptor, a versão mais esportiva da caminhonete da Ford e que entrou nesta categoria por questões de valores. Tem quase 400 cv, preparação especial e vai até os 100 km/h em 5,8 segundos. Preço? R$ 475.000.
"A Ranger Raptor ganhou na categoria de picape premium, superando a F-150, que ficou em segundo lugar. Então isso mostra a força do portfólio da Ford", diz Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul.
A marca norte-americana mostrou sua força na categoria ao também ficar com a segunda colocação. Campeã em 2023, a F-150 passou por uma harmonização facial, ganhou novidades na caçamba e manteve o motorzão V8.
Segundo lugar no ano passado, a Chevrolet Silverado ficou novamente entre as finalistas. O trunfo é a caçamba de 1.781 l, além de muita tecnologia embarcada.
No caso da nova RAM 1500, a marca fez um movimento ousado: tirou de linha o motor V8 e instalou um seis cilindros em linha mais potente. De quebra, ainda teve um retoque estético na linha 2025.
A novata BYD Shark, a primeira picape híbrida plug-in do Brasil, foi outra intrometida entre candidatas peso-pesado. Isso porque a caminhonete chinesa custa na faixa de R$ 380.000. Com design que lembra a Ford F-150 antiga, a Shark chega com nada menos que 437 cv e pode rodar 57 km sem gastar uma gota de gasolina.