A melhor picape premium

Ford Ranger Raptor vence 'irmã' F-150, BYD Shark, Chevrolet Silverado e RAM 1500 para levar Prêmio UOL Carros

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Aqui não basta apenas carregar peso. É preciso ser potente, confortável e tecnológica para encarar dezenas de milhares de quilômetros de estradas Brasil afora.

O troféu em 2024 ficou com a 'intrusa' Ford Ranger Raptor, a versão mais esportiva da caminhonete da Ford e que entrou nesta categoria por questões de valores. Tem quase 400 cv, preparação especial e vai até os 100 km/h em 5,8 segundos. Preço? R$ 475.000.

"A Ranger Raptor ganhou na categoria de picape premium, superando a F-150, que ficou em segundo lugar. Então isso mostra a força do portfólio da Ford", diz Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul.

A marca norte-americana mostrou sua força na categoria ao também ficar com a segunda colocação. Campeã em 2023, a F-150 passou por uma harmonização facial, ganhou novidades na caçamba e manteve o motorzão V8.

Segundo lugar no ano passado, a Chevrolet Silverado ficou novamente entre as finalistas. O trunfo é a caçamba de 1.781 l, além de muita tecnologia embarcada.

No caso da nova RAM 1500, a marca fez um movimento ousado: tirou de linha o motor V8 e instalou um seis cilindros em linha mais potente. De quebra, ainda teve um retoque estético na linha 2025.

A novata BYD Shark, a primeira picape híbrida plug-in do Brasil, foi outra intrometida entre candidatas peso-pesado. Isso porque a caminhonete chinesa custa na faixa de R$ 380.000. Com design que lembra a Ford F-150 antiga, a Shark chega com nada menos que 437 cv e pode rodar 57 km sem gastar uma gota de gasolina.

Arte UOL Arte UOL

Ford Ranger Raptor

Divulgação Divulgação

A versão esportiva ganhou mais aptidões de picape em 2024. No início do ano, a Ford passou a importar a Ranger Raptor com a preparação de reboque — antes opcional e agora de série. Traz engate, soquete de sete pinos para ligação elétrica e iluminação, e assistente de manobras, que projeta imagens das câmeras na tela de 12,4" do Sync 4. A caminhonete consegue tracionar até 2.240 kg.

O preço, à época, saltou R$ 18.000, pulando de 448.500 para R$ 466.500. A Ford, por sua vez, já fez um reajuste e a picape agora não sai por menos de R$ 475.000.

Ou seja, são mais de R$ 1.000 por cavalo. Isso porque o motor V6 3.0 biturbo a gasolina gera 397 cv, além de 54,5 kgfm. A Raptor vai de zero a 100 km/h em 5,8 s, faz 8,3 km/l na cidade (Inmetro), tem capacidade de carga de 715 kg e a caçamba leva 1.200 l.

Confira a avaliação completa da Ford Ranger Raptor

Ford F-150

Rafaela Borges/UOL Rafaela Borges/UOL

Vencedora em 2023, a Ford F-150 trouxe novidades neste ano. A caminhonete passou por um facelift que mexeu nos faróis, para-choques e também no arranjo das lanternas.

Outra novidade é a tampa da caçamba que, além da abertura convencional agora a peça pode abrir lateralmente, ao estilo Fiat Toro. A capacidade de carga é de 834 kg e 1.495 litros.

A picape também passou a ser vendida em duas versões: Lariat e Lariat Black, ambas com preço de R$ 519.990 — não há mais a configuração Platinum. As opções diferem basicamente por detalhes na carroceria que podem ter acabamento cromado ou escurecido.

A Ford manteve o V8 5.0, de 405 cv e 56,7 kgfm. O câmbio automático de dez marchas do Mustang também continua. O 0 a 100 km/h leva 7,1 segundos, de acordo com a Ford, e o consumo registra médias de 6,3 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada), dados do Inmetro.

Confira a avaliação completa da Ford F-150

RAM 1500

Rafaela Borges/UOL Rafaela Borges/UOL

Sai o famoso V8 5.7 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm, entra o seis cilindros em linha 3.0 biturbo Hurricane de 426 cv e 64,8 kgfm. Ruim? Bom, a nova RAM 1500 se torna uma das picapes mais rápidas à venda no Brasil com zero a 100 km/h em bons 5,3 segundos. O consumo também melhorou um pouco: 6 km/l (urbano) e 7 km/l (rodoviário).

A nova RAM chegou ao Brasil também com mudanças no design, principalmente na dianteira, com novos faróis e para-choque. São duas versões: Laramie (R$ 540.990) e Laramie Night Edition, que traz o visual escurecido por R$ 555.990.

O tanque de combustível cresceu de 98 l para 125 l e a capacidade de carga, de 528 kg para 557 kg (ainda bem abaixo da média do segmento). A caçamba tem 1.200 l de volume.

Entre os trunfos está a suspensão a ar, única entre as picapes. A caminhonete ainda traz seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, multimídia com tela vertical de 14,5 polegadas, painel de instrumentos digital de 12,3", rodas de até 22", retrovisor interno digital, câmera 360°, teto solar e som Harman Kardon.

Confira a avaliação completa da RAM 1500

BYD Shark

Divulgação Divulgação

Muito aguardada no Brasil, a BYD Shark virou a sensação do ano entre as picapes. A caminhonete híbrida plug-in estreou em outubro com 437 cv e 65 kgfm. É a mais potente (disparada) entre as médias. O preço assustou um pouco: R$ 379.800.

A picape usa um motor a combustão quatro cilindros 1.5 turbo a gasolina de 183 cv e 26,5 kgfm combinado a outras duas unidades elétricas, uma em cada eixo. O zero a 100 km/h oficial é de 5,7 segundos, de acordo com a marca chinesa.

Já a bateria de 29,4 kWh fornece uma autonomia elétrica de 57 km. Pode ser recarregada externamente até 6,6 kW em fontes AC (carga lenta) e 55 kW em DC (carga rápida).

A Shark tem capacidade de carga modesta, de 790 kg. A caçamba é compatível com o segmento: 1.200 l.

Confira a avaliação completa da BYD Shark

Chevrolet Silverado

Leo Fortunatti Leo Fortunatti

Vice-campeã no ano passado, a Silverado chegou para a edição 2024 do Prêmio UOL Carros sem mudanças. A picape grande da Chevrolet custa R$ 539.990, tem motor V8 e carrega 716 kg de peso. A caçamba ainda tem 1.781 l.

O motor 5.3 l aspirado a gasolina fornece 360 cv de potência e 53 kgfm de torque e tem tecnologia para desligar os cilindros e economizar combustível. Mesmo assim o Inmetro diz que as médias são de 6 km/l (cidade) e 7,6 km/l (estrada).

A caminhonete tem uma ampla lista de itens. Destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de 12", head-up display, sistema de detecção de pedestres com frenagem de emergência e automático de permanência na faixa, alertas de colisão, de ponto cego e de tráfego cruzado e som da grife Bose.

Veja mais detalhes sobre a Chevrolet Silverado

Topo