A BYD mostrou que não está de brincadeira no Brasil. Campeã do Prêmio UOL Carros em 2023, a montadora chinesa chegou ao bicampeonato em cerimônia realizada na última segunda-feira em São Paulo.
"A BYD é uma montadora que, de fato, veio para ficar. Vamos ter fábrica, nove modelos lançados esse ano. Acho que nunca na indústria automotiva brasileira a gente viu algo parecido acontecer, então, de fato, para nós é um motivo de muito orgulho", pontua Denis Onishi, diretor da BYD.
A chinesa tem sido a grande sensação do mercado brasileiro nos últimos anos, com lançamentos de carro de dois em dois meses e a liderança disparada entre os veículos elétricos.
Para sair com o título, a BYD superou concorrentes de peso em 2024. A Hyundai remodelou o Creta e fez um novo acordo com a Caoa, assumindo a operação por completo no Brasil.
A Renault anunciou investimentos no país e lançou seu carro mais relevante dos últimos anos, o Kardian. O SUV é o primeiro de alguns lançamentos importantes da marca francesa nos próximos anos.
Stellantis e Volkswagen também revelaram aportes bilionários por aqui e brigam mês a mês para ter o carro mais vendido. O grupo que detém as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Jeep trouxe diversas novidades em 2024, com destaque para híbridos leves Pulse e Fastback, novos 208 e 2008 e o Basalt.
Já a VW deve terminar o ano com o carro (Polo) e SUV (T-Cross) mais vendidos. Em 2024, atualizou a linha do próprio T-Cross, assim como a do Nivus e a da picape Amarok.