Os melhores de 2021

Prêmio UOL Carros tem domínio da dupla Fiat-Jeep; confira os vencedores em 14 categorias

Vitor Matsubara Colaboração para o UOL Arte UOL

A quinta edição do Prêmio UOL Carros aconteceu na noite da última quarta-feira (8), em cerimônia realizada em São Paulo (SP) e transmitida pelo canal UOL, na página do UOL Carros no Youtube, além das respectivas homepages.

Os vencedores foram eleitos por um júri formado por 22 jornalistas e influenciadores digitais especializados no setor automotivo, que apontou os modelos que mais se destacaram em 14 categorias.

O grupo Stellantis foi o grande destaque da premiação ao arrebatar nada menos do que seis troféus. Quatro deles foram conquistados pela Fiat, sendo que o Pulse venceu as categorias 'SUV compacto' e 'Destaque do Ano'.

Os outros dois troféus ficaram com a Jeep, premiada com seus dois lançamentos de 2021: o renovado Compass e o inédito Commander.

A surpresa ficou por conta da Volvo, que levou a melhor em duas das três categorias em que havia sido indicada.

Evento ainda premiou o Melhor Pós-Venda, definido por voto popular em enquete na página de UOL Carros.

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SUV compacto

A Fiat levou a melhor em uma das categorias que mais cresce no país. O Pulse estreou fazendo barulho com uma combinação de design atraente, bom pacote de equipamentos, nova motorização turbo e preços competitivos. Assim ficou difícil desbancar o SUV.

"Agradeço pelo importante reconhecimento de UOL Carros e dedico o prêmio ao time incansável da Fiat responsável pelo primeiro SUV da marca 100% desenvolvido no Brasil. Esse prêmio comprova que chegamos com força ao segmento", festejou Hugo Domingues, gerente sênior da Fiat.

Azar do vice-campeão Hyundai Creta, cuja nova geração foi lançada em 2021. O modelo desembarcou por aqui com um design controverso e mais tecnologia, além de adotar o motor 1.0 turbo presente no HB20 desde 2019.

Nissan Kicks e Renault Captur travaram uma batalha acirrada pelo terceiro lugar. Melhor para o representante da marca japonesa, que se manteve à frente do concorrente graças a novidades como o visual atualizado e melhorias no pacote de equipamentos.

Já o Renault Captur teve uma discreta atualização no design e trouxe uma novidade ainda mais importante: o motor 1.3 turboflex desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz.

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SUV médio

Parecia que o reinado do Jeep Compass estava com os dias contados em 2021. Só que nem a chegada de novos rivais abalou a vida do modelo, que venceu a categoria com certa tranquilidade.

O Compass veio com mudanças discretas no design, mais conteúdo e a estreia de um novo motor 1.3 turboflex, que entrega 185 cv com etanol e aposentou o antigo 2.0 Tigershark, de 166 cv. Todas as alterações foram suficientes para garantir o troféu com 146 pontos.

"2021 tem sido muito importante para o Compass, que acaba de completar cinco anos de produção no Brasil. Ganhou motor novo, bem como mais tecnologia e estilo. Além disso, em novembro o Compass bateu seu recorde histórico de vendas", agradeceu Reinaldo Siffert, gerente sênior da Jeep para a América do Sul.

O 'vice campeonato' ficou nas mãos do Volkswagen Taos. Apresentado em 2021, o SUV médio é fabricado na Argentina, de onde vem nas versões Comfortline e Highline. A motorização escolhida é a 1.4 turbo de 150 cv, que também equipa outros modelos da marca.

Aposta da Ford em sua fase de reestruturação no Brasil, o Bronco Sport acabou na terceira posição. Além do estilo parrudo (que buscou inspiração no antigo Bronco), o SUV norte-americano também agrada pelo desempenho do motor 2.0 turbo de 240 cv e o acabamento de qualidade acima da média.

O Toyota Corolla Cross ficou na quarta colocação de sua categoria no Prêmio UOL Carros. Projetado na Ásia, o modelo fabricado em Sorocaba (SP) repete as virtudes do Corolla sedã, simplesmente um dos carros mais vendidos da história da Toyota. De quebra, o SUV também foi o primeiro híbrido flex da categoria no país.

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SUV premium

Desbancar gigantes do segmento premium não é um feito para qualquer um. É por isso que a vitória do Commander deve ser ainda mais valorizada pela Jeep. Primeiro modelo da marca inteiramente desenvolvido no Brasil, o carro estreou como uma opção sofisticada e espaçosa para quem busca um SUV de 7 lugares.

"Lançar o Commander foi uma alegria para a gente, foi o primeiro Jeep totalmente desenvolvido no Brasil, feito para levar a marca Jeep a outro patamar de sofisticação", comemorou Reinaldo Siffert, gerente sênior da Jeep para a América do Sul.

A segunda posição ficou com o Audi Q5 Sportback. O SUV cupê da marca alemã se destacou pelo estilo ousado, que casa bem com o desempenho do motor 2.0 turbo de 249 cv. Em nossa votação, o modelo conquistou 123 pontos.

Ambos ficaram à frente do Mercedes-Benz GLB, que foi o terceiro colocado com 71 pontos. O carro traz qualidades como o generoso espaço interno e o motor 1.3 turbo de 170 cv para disputar a preferência do cliente com o Commander.

O quarto lugar foi do Peugeot 3008, que quase empatou com o representante da Mercedes-Benz. Se por um lado o carro manteve o motor 1.6 turbo de 165 cv, em contrapartida ele passou por uma reestilização que o deixou ainda mais atraente.

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Hatch

A disputa entre Hyundai HB20 e Chevrolet Onix já aconteceu por meses nas vendas de carros novos - e se repetiu no Prêmio UOL Carros.

No fim das contas, o hatch da marca coreana superou seu arquirrival por um mísero ponto (144 contra 143) e levou a melhor. Mesmo com o visual controverso que rendeu muitas críticas, o HB20 se firmou como um dos campeões de venda do país. As razões do sucesso são muitas, como conforto, segurança e principalmente a boa relação custo/benefício.

"Agradecemos pelo reconhecimento. O HB20 sempre terá lugar de destaque no portfólio da Hyundai no Brasil, pois foi desenvolvido para os brasileiros. No ano que vem, completa dez anos de mercado", declarou Mauricio Jordão, gerente de relações públicas e imprensa da Hyundai.

O Chevrolet Onix não teve um bom ano em 2021. O hatch foi uma das principais 'vítimas' da crise dos semicondutores, que ainda afeta a produção de veículos no mundo inteiro. Resultado: a produção do modelo foi suspensa por cinco meses e o Onix acabou perdendo a confortável liderança que ocupava desde 2015.

Campeão da categoria em 2020, o Peugeot 208 não conseguiu levar o bicampeonato para casa e ficou em terceiro lugar. O modelo, inclusive, teve uma importante novidade neste ano: a estreia da versão elétrica e-208 GT, que gera 136 cv e torque de 26,5 kgfm.

A quarta colocação ficou com o Fiat Argo. Mesmo sem grandes novidades em 2021, o compacto teve sua melhor fase neste ano e aproveitou o vacilo do Onix para assumir o posto de automóvel de passeio mais vendido do Brasil.

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Sedã

A ascensão dos SUVs prejudicou as vendas dos sedãs de todas as categorias. Por isso, a organização do prêmio decidiu unificar as categorias de 'sedã compacto' e 'sedã médio'.

Sendo assim, a taça ficou com o Toyota Corolla, que fez 136 pontos. Referência no segmento há anos, o modelo da Toyota lidera sua categoria com folga e é um dos poucos sedãs que ainda não foram prejudicados pelo crescimento dos SUVs.

"O pós-vendas consegue ser bom quando temos um bom produto para oferecer aos consumidores. É o caso do Corolla Sedan, que tem provado sua qualidade há décadas", disse Jorge Mussi, gerente geral de pós-vendas da Toyota do Brasil.

Foi assim que ele construiu uma confortável margem para o vice-campeão Caoa Chery Arrizo 6 Pro, que teve um ótimo resultado: 119 pontos. O visual atualizado veio acompanhado de um pacote de equipamentos bastante atraente e uma ótima relação custo/benefício que fisgou muitos clientes.

Repaginado em 2020, o Nissan Versa foi o terceiro colocado com 112 pontos. O modelo resolveu um de seus grandes calcanhares-de-aquiles com um design muito bem resolvido. Já o espaço interno, que sempre foi uma virtude do Versa, não mudou.

A quarta colocação ficou com o Volkswagen Jetta, que passou por uma reestruturação em sua gama de versões. Agora ele é vendido apenas na versão esportiva GLI, que combina o visual nervoso com o motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm de torque máximo. Nada mal.

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Picape

Aqui não era difícil apostar que o título ficaria com a Stellantis. O grupo tinha dois dos nomes mais fortes na categoria, e o troféu foi para as mãos da Fiat Toro.

Campeã de vendas de seu segmento e uma das picapes mais vendidas do país, ela passou por uma atualização no visual, recebeu mais equipamentos e ganhou o motor turboflex que também equipa os Jeep Compass e Commander.

"A Fiat Toro inaugurou um segmento no Brasil, unindo o mundo das picapes com o dos SUVs. Hoje é a segunda picape mais vendida do Brasil. Muito obrigado pelo reconhecimento", foram as palavras de Hugo Domingues, gerente sênior da Fiat, ao receber o troféu.

Logo atrás da Toro veio a gigantesca Ram 1500 Rebel, que obteve 140 pontos na votação. Feita para quem não tem vergonha de aparecer, a 1500 esbanja conforto e potência com seu possante motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv.

Dois ícones das picapes médias ficaram nas demais posições. A Ford Ranger Black foi a terceira colocada com 78 pontos, seguida de perto pela Toyota Hilux, que conquistou 75 pontos do corpo de jurados.

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Esportivo

Esperava-se por uma briga de foice na categoria de esportivos. Mas não foi isso que aconteceu.

O Porsche 911 GT3 não deu chances para os rivais e deu o terceiro título consecutivo à marca. A versão mais radical do clássico 911 marcou 158 pontos e deixou a concorrência para trás com a mesma facilidade em que ultrapassa seus competidores nas pistas.

"Para nós, neste momento de eletrificação e downsizing, é muito legal oferecer um carro com motor 4.0 naturalmente aspirado de 510 cv que entrega uma grande experiência sensorial, pontua Leandro Rodrigues, gerente de produto e preço da Porsche.

Outro forte competidor, o BMW M3 conquistou 131 pontos. A nova geração do sedã mais famoso da BMW trouxe exclusividade e desempenho, calando até os críticos que desdenharam de seu visual polêmico.

O terceiro lugar ficou com o Ford Mustang Mach 1. A novidade renovou o encanto em volta do clássico esportivo, que ganhou mais potência (são 483 cv, ou 17 cv a mais do que o antigo Black Shadow) e uma lista respeitável de melhorias vindas de modelos mais nervosos da gama Mustang, como Bullitt, Shelby GT350 e GT500.

Com tantos nomes de peso brigando pelo troféu,o Mercedes-AMG CLA 45S acabou na quarta colocação. Mas engana-se quem pensa que ele não é divertido como seus rivais, já que ele é anunciado pela marca com o motor de 2-litros mais potente do mundo. São 421 cv e torque máximo de 51 kgfm, que fazem o sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos.

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Híbrido

O XC60 é o modelo mais bem-sucedido da história da Volvo no país. Sendo assim, nada mais natural do que o SUV levar o troféu de "Melhor Híbrido" no Prêmio UOL Carros. O modelo combina o motor 2.0 turbo de 320 cv com um motor elétrico de 87 cv, resultando em 407 cv. Por ser um híbrido do tipo plug-in, ele ainda pode ter sua bateria carregada em qualquer tomada e consegue rodar no modo 100% elétrico.

"A Volvo passou os últimos anos se transformando internamente para chegar no que é hoje uma marca de veículos híbridos ou totalmente elétricos. Essa foi uma decisão extremamente acertada e pois essa razão estamos aqui", afirmou Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Cars para a América Latina.

O BMW 330e ficou em segundo lugar. Importado da Alemanha, o sedã alia o charme do série 3 com a economia de combustível que só um híbrido pode entregar. A potência combinada é de 292 cv (ou 34 cv a mais do que a versão 330i M Sport), fruto da parceria entre o conhecido motor 2.0 turbo de 184 cv com um propulsor elétrico e uma bateria de íon-lítio de alta voltagem de 12 kWh, que entregam 113 cv e 26 kgfm de torque.

O recém-lançado Honda Accord arrebatou a terceira colocação. O carro aposta na eficiência do motor 2.0 de ciclo tipo Atkinson, que entrega 145 cv e se destaca pela economia de combustível. As médias informadas pela Honda passam dos 17 km/l na cidade e na estrada. Existem ainda dois motores elétricos, sendo que apenas um deles é responsável pela propulsão. O outro atua como um gerador.

Na quarta posição ficou o Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé. Além da cara de poucos amigos, o SUV cupê se destaca pelo desempenho. São nada menos do que 680 cv, vindos da combinação do motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv e um propulsor elétrico de 136 cv. O torque combinado também impressiona: são 91,8 kgfm.

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Elétrico

Duas marcas de luxo dominaram a briga na categoria de carros elétricos.

Melhor para a Volvo, que levou seu segundo troféu para casa com o XC40 Pure Recharge. O SUV chama atenção tanto pela autonomia estimada em até 400 km quanto pelo desempenho explosivo dos dois motores elétricos, que entregam 408 cv.

"Esse reconhecimento premia nossa estratégia de migrar o mais rapidamente possível para carros totalmente elétricos no Brasil. Agradecemos a nossos competidores, que têm cooperado com a gente nessa jornada", destacou João Oliveira diretor geral de operações e inovação da Volvo Cars no Brasil.

Em segundo lugar ficou o Audi RS e-tron GT. Feito sobre a mesma plataforma do Porsche Taycan, o modelo esbanja tecnologia sem deixar de lado a esportividade que caracteriza os modelos da linha RS. Tanto é que, no modo Overboost, o bólido da Audi despeja 646 cv no modo esportivo Dynamic.

Já o charmoso Fiat 500e foi o terceiro colocado com 71 pontos. Além do design nostálgico, o pequeno Fiat traz autonomia de sobra para o uso urbano e uma série de equipamentos de ponta, incluindo tecnologias como piloto automático adaptativo e alerta de colisão frontal.

Único SUV entre os concorrentes, o Mercedes-Benz EQC acabou na quarta colocação. O primeiro modelo elétrico da marca alemã vendido no Brasil continua vendendo bem depois de sua estreia em 2020. Seus pontos fortes são a autonomia superior a 400 quilômetros e o estilo futurista, que inspirou outros modelos elétricos da empresa.

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Importado

Se os SUVs são a bola da vez, nada mais justo do que quatro representantes da categoria disputando o troféu na categoria "Importado".

Quem levou a melhor foi o BMW X6, que obteve 155 pontos. Em 2021, o criador do segmento de SUVs cupês ganhou a versão esportiva X6 M Competition. Além do estilo invocado, o modo traz um motor 4.4 V8 biturbo de 625 cv - 25 cv a mais do que a configuração M.

"A BMW continua investindo em tecnologia e novidade sem nunca perder o prazer de dirigir. Agradecemos a todos, especialmente a nossos clientes, que são apaixonados pela marca", foi o agradecimento de Priscila Bartolomeu, diretora de marketing da BMW.

O Mercedes-Benz GLS ficou na segunda colocação. Suprassumo da tecnologia presente nos carros da marca alemã, o SUV grande é praticamente um "Classe S anabolizado". Na generosa lista de equipamentos ele traz uma suspensão a ar que faz até o carro 'dançar'.

Símbolo de veículo 4x4 nos Estados Unidos, o Jeep Wrangler voltou ao mercado nacional completamente renovado. Mas, apesar de trazer tudo que os melhores SUVs oferecem, ele não deixou de lado a robustez presente desde o clássico CJ-6. Na edição deste ano, o Wrangler ficou em terceiro lugar.

O quarto lugar ficou com o Range Rover Sport, que trouxe como grande novidade a inédita versão híbrida do tipo plug-in. A potência combinada é de 404 cv e outra virtude está no consumo de combustível, cuja média pode chegar a impressionantes 30 km/l.

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Utilitário

A grande novidade do segmento de utilitários venceu a categoria "Utilitário" no Prêmio UOL Carros. Trazida do Uruguai, a van é vendida em três versões, todas com o motor 2.0 turbo de 170 cv. A Transit vem com itens incomuns em veículos de trabalho, como piloto automático adaptativo e frenagem de emergência.

"Para a nova Ford, é importantíssimo esse reconhecimento dentro do segmento de veículos comerciais. A nova Transit chega muito tecnológica e conectada", disse Matias Guimil, gerente de estratégia de veículos comerciais da Ford América do Sul.

Na segunda colocação ficou a Mercedes-Benz Sprinter. Com 110 pontos, a atual líder de mercado é uma das "queridinhas" dos frotistas. Motivos para tanto não faltam: além da confiabilidade da marca, a Sprinter também é vendida com diversas carrocerias.

Único caminhão da lista, o Volkswagen Delivery Express obteve o terceiro lugar. Ele conquistou a preferência de empresas de todos os tipos e portes. Sua principal virtude é a possibilidade de ser conduzido por qualquer motorista com carteira de habilitação do tipo B - a mesma exigida para dirigir automóveis de passeio.

A quarta colocação foi da Renault Master. Forte concorrente da Sprinter, a van também pode servir a várias aplicações, já que é vendida nas versões de transporte para passageiros, furgão e chassi-cabine, permitindo modificações como a instalação de um baú ou até a conversão em um food truck.

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Tecnologia

Faz tempo que a indústria brasileira chama atenção do mundo com suas inovações. Foi o que aconteceu com o Volkswagen e-Delivery, grande vencedor da categoria "Tecnologia".

O primeiro veículo movido a eletricidade produzido no Brasil é vendido em duas versões (com 11 ou 14 toneladas) e duas possibilidades de módulos de baterias, garantindo uma autonomia de até 250 quilômetros. O projeto é mais uma conquista de uma empresa nascida no Brasil que cresceu a ponto de se tornar referência mundial dentro do grupo Traton.

"Tão prazeroso quanto receber um prêmio como este é ler uma bela reportagem para nós, que somos facilitadores do trabalho de vocês, jornalistas. A gente fica muito feliz por ter o trabalho reconhecido, foram 400 mil km de testes e R$ 150 mil de investimentos", afirmou Marcos Brito, diretor de comunicação corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A Volvo Cars conquistou o segundo lugar com a nova geração de seu sistema de entretenimento a bordo. Equipados com a tecnologia Android Automotive, os veículos da marca rodam vários aplicativos desenvolvidos pelo Google e respondem a comandos de voz direcionados à assistente pessoal.

A terceira posição foi do Toyota Corolla Cross. Assim como seu 'irmão' Corolla sedã, o SUV foi o primeiro modelo da categoria a trazer a tecnologia bicombustível aos veículos híbridos. Com isso, o proprietário pode escolher entre abastecer com etanol ou gasolina.

A plataforma de pagamento Fiat Cart foi a quarta colocada na categoria. Sua principal vantagem é a possibilidade de pagar por serviços sem sair do carro. Dessa forma, os passageiros podem encomendar uma refeição em um restaurante que estiver no trajeto e retirá-la posteriormente.

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Destaque do Ano

Quatro SUVs disputaram o troféu de 'Destaque do Ano' no Prêmio UOL Carros. Mas quem levou a melhor foi o Fiat Pulse, que obteve 170 pontos. O primeiro SUV compacto da marca italiana estreou disposto a conquistar seu espaço com virtudes como um belo design, tecnologia de ponta e preços bastante competitivos.

"O mérito é de todo esse time que desenvolveu o Pulse. Conseguimos um posicionamento assertivo em termos de performance, design e tecnologia É muito bem-vindo mais esse reconhecimento", comemorou Hugo Domingues, gerente sênior da Fiat.

A 'dobradinha' da Stellantis foi garantida com o segundo lugar do Jeep Commander. O grande lançamento da marca americana em 2021 entrou na briga pelos SUVs de sete lugares e ainda botou a Jeep para brigar com pesos pesados no segmento premium. Além de muito espaço interno e sofisticação, o Commander trouxe o recém-lançado motor 1.3 turboflex, que entrega até 185 cv.

O Toyota Corolla Cross demorou um pouco para estrear por aqui. Só que rapidamente tirou o atraso ao se consolidar na vice-liderança do segmento de SUVs médios. Méritos para a marca japonesa, que trouxe as principais virtudes do consagrado Corolla sedã para o segmento que virou o 'queridinho' dos brasileiros. Nesta categoria, o modelo da Toyota ficou em terceiro lugar.

Assim como a Toyota, a Volkswagen também entrou na briga com Compass e companhia em 2021. O Taos vem da Argentina com qualidades como o eficiente motor 1.4 turbo e o amplo espaço interno, sendo o mais espaçoso da categoria. Em nossa votação, o representante da VW obteve a quarta posição.

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Montadora do Ano

2021 já seria especial para a Fiat, que celebra 45 anos de atividades no Brasil. Mas o ano vai ficar marcado em sua história por outros motivos.

Além de ter retomado a liderança de vendas no país, a marca italiana fez lançamentos grandiosos. O reconhecimento não veio apenas com os bons números de vendas, mas também na forma de premiações, como o troféu de "Montadora do Ano" no Prêmio UOL Carros. O júri apontou a Fiat como vencedora com 157 pontos.

"Como empresa, nos preparamos para superar esse momento de falta de semicondutores para atender a demanda. Neste ano, tivemos muitos lançamentos importantes, como 500e, Pulse e, agora, Strada CVT. Além disso, tivemos um trabalho de reposicionamento da marca, sempre olhando para a jornada do consumidor", disse Hugo Domingues, gerente sênior da Fiat.

Logo atrás surge a Jeep com 133 pontos. Assim como sua 'irmã' de grupo Stellantis, a Jeep teve bons motivos para sorrir neste ano. Além de ver o Renegade figurar entre os modelos mais vendidos do país, a empresa consolidou o domínio do repaginado Compass e conquistou uma nova fatia de clientes com a estreia do Commander.

A Caoa Chery teve um ano agitado em 2021, o que lhe garantiu a terceira posição na categoria. Foram lançados modelos como o Tiggo 3X, que ganhou design renovado e um novo motor turbinado, e o Arrizo 6 Pro, com melhorias que o afastaram das demais versões do sedã.

A Volkswagen também teve momentos de destaque neste ano. O principal deles foi a estreia do Taos, que botou a VW na briga por um espaço no concorrido segmento de SUVs médios. A empresa também sinalizou que vai apostar pesado na eletrificação com as estreias de ID.3 e ID.4 no ano que vem. Na categoria, a marca ficou com o quarto lugar.

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Pós-Venda

A Toyota foi a vencedora da categoria 'Melhor Pós-Venda'. A montadora foi escolhida pelos leitores do UOL através de uma votação popular realizada entre os dias 25 de outubro e 6 de dezembro na página de UOL Carros.

A enquete contou com mais de 21 mil votos. A Toyota foi a vencedora com 14% da preferência, seguida de Honda (11%), Audi, Chevrolet e Volkswagen (8% cada).

"Agradecemos aos consumidores e a nossa equipe, que é extremamente competente e não mede esforços para atendê-los. Muito obrigado a todos nossos clientes e ao nosso time", agradeceu Jorge Mussi, gerente geral de pós-vendas da Toyota do Brasil.

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