Os melhores de 2022

Fiat, Honda e Ford brilham na sexta edição do Prêmio UOL Carros; confira os vencedores em 14 categorias

Vitor Matsubara Colaboração para o UOL Arte/UOL

A sexta edição do Prêmio UOL Carros aconteceu na noite desta sexta-feira (11), com transmissão ao vivo pelo canal UOL, na página do UOL Carros no Youtube, além das respectivas homepages. A apresentação foi de Luiza Oliveira, com comentários de Jorge Moraes e Rafaela Borges.

Os vencedores foram eleitos por um júri formado por 22 jornalistas e influenciadores digitais especializados no setor automotivo, que apontou os modelos que mais se destacaram em 13 categorias.

A Fiat foi a grande vencedora da premiação ao levar três troféus. Foi eleita a 'Montadora do Ano' e ainda consagrou seu SUV cupê Fastback, que conquistou os prêmios de 'Melhor SUV compacto' e 'Destaque do Ano'.

Outro destaque do evento foi a Honda, que viu o repaginado City ser escolhido como 'Melhor Sedã' e também levar o troféu em sua versão hatchback.

Com veículos produzidos fora do Brasil, Ford e Porsche também foram marcas que garantiram dois troféus na edição 2022 do Prêmio UOL Carros

O evento ainda premiou o 'Melhor Pós-Venda', definido por voto popular em enquete na página de UOL Carros.

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Hatch

A Honda arriscou ao convocar o City Hatch para substituir o consagrado Fit. Parece que a aposta deu certo: o modelo conseguiu boas vendas neste ano e foi reconhecido com o Prêmio UOL Carros na categoria "Hatch".

Méritos para amplo espaço interno no banco de trás e o criativo sistema de bancos modulares Magic Seat, que permite transportar objetos de diversos tamanhos sem problemas. Some a tudo isso o econômico motor 1.5 aspirado e o generoso espaço interno no banco de trás e você entenderá porque o carro teve aceitação tão positiva.

"Falar desse prêmio em dobro é motivo de grande orgulho, o lançamento do City com carroceria hatch e sedã marca o novo momento da Honda e expressa muito bem os valores da marca. O novo City traz uma receita de sucesso, composta por qualidades que a Honda tradicionalmente oferece nos seus veículos, como dirigibilidade, conforto, espaço interno e motor com consumo de combustível de carro híbrido", Pedro Rezende, gerente geral de relações públicas da Honda do Brasil.

Com 150 pontos, o City Hatch travou uma boa disputa com o renovado Hyundai HB20. De cara nova, o compacto reafirmou o sucesso de seu antecessor com itens de segurança exclusivos em sua categoria, como o alerta de tráfego cruzado traseiro e o sistema de saída segura, um recurso que alerta os passageiros sobre a aproximação de outros veículos antes de abrir as portas.

Grande novidade da Citroën para 2022, o novo C3 ficou apenas na terceira posição com 93 pontos. Disponível em três versões de acabamento e duas motorizações (os conhecidos 1.0 Firefly de origem Fiat e 1.6 16V EC5 do antigo C3), pode vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Em sua primeira reestilização desde 2017, o Volkswagen Polo ficou em quarto lugar. O hatch da marca alemã perdeu equipamentos para ficar mais barato, como os freios a disco nas quatro rodas e até o conta-giros. Em compensação, a calibragem do motor 1.0 TSI agora entrega 116 cavalos e 16,8 kgfm - antes eram 128 cv e 20,5 kgfm.

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Sedã

A família City rendeu uma dobradinha para a Honda no Prêmio UOL Carros 2022. Além do hatch, o City sedã levou a melhor em sua categoria. Para ficar com o troféu, o modelo desbancou o HB20S por 38 pontos de vantagem: foram 157 pontos contra 115 pontos.

O City subiu de patamar com a estreia desta geração, que trouxe nova motorização 1.5 aspirada, de até 126 cv e ainda preservou as melhores virtudes do antigo City, como o bom espaço interno e a confiabilidade mecânica presente nos carros da Honda.

Já o HB20S ganhou outra cara depois do facelift. Além da dianteira nova, o sedã trouxe lanternas interligadas na traseira, que lembra muito o Elantra vendido fora do país. No geral, a fórmula ficou bastante acertada e apagou o resultado controverso da geração que estreou em 2019.

O VW Jetta GLI perdeu a segunda posição por apenas cinco pontos. O sedã da marca alemã ganhou algumas mudanças pontuais (e importantes) em 2022. Além do novo visual, ele trouxe uma nova transmissão de sete marchas e melhorias no motor 2.0 turbo, que lhe renderam um aumento de um mísero cavalo na potência. Pelo menos essas alterações deixaram o carro ainda melhor de dirigir.

Quem ficou bem longe da briga pelo topo foi o Fiat Cronos. A leve atualização visual e a oferta do câmbio CVT não impediram o sedã de acumular apenas 54 pontos.

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SUV compacto

A maior novidade da Fiat no ano foi reconhecida pelo corpo de jurados do Prêmio UOL Carros. O Fastback acumulou 174 pontos e superou o renovado Honda HR-V por pouco.

O SUV cupê da Fiat trouxe, além do design esportivo, motorizações 1.0 e 1.3 turbo e um porta-malas gigantesco. Se depender dos números de pré-venda, o modelo tem tudo para ser um novo sucesso da Fiat.

"Quero agradecer ao UOL e a todos na Fiat por esse prêmio muito importante. O Fastback é um filho especial da Fiat, pois chegou há menos de dois meses e já soma mais de 10 mil unidades vendidas. Existe potencial de ampliar ainda mais as vendas, após nossa marca inaugurar a categoria de SUVs cupê compactos no Brasil", afirmou Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul.

Já o HR-V se destaca pelo bom pacote de equipamentos desde a versão de entrada, incluindo itens de segurança como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e sensor de pontos cegos.

Se a disputa foi acirrada no topo, o mesmo não ocorreu na parte de baixo. Mesmo com um tapa no visual e o novo motor 1.3 turbo, o Jeep Renegade só marcou 75 pontos - mais do que o dobro dos 33 pontos do Renault Duster, que apresentou nova versão de entrada com foco na relação custo-benefício, já que ele combina o motor 1.6 de 16 válvulas com o câmbio manual de seis marchas.

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SUV médio

A eletrificação está se espalhando para vários segmentos da indústria, e prova disso é o resultado da categoria "SUV médio" no Prêmio UOL Carros.

O vencedor Kia Sportage trouxe a tecnologia híbrida leve, que usa um sistema elétrico de 48 volts para auxiliar nas médias de consumo. As novidades continuam no lado de dentro do SUV da Kia, que tem bastante tecnologia e conectividade.

O mesmo acontece com o Tiggo 7 Pro, um dos pilares do plano de eletrificação da Caoa Chery. A linha 2023 trouxe ainda o Tiggo 7 Pro Max Drive, que oferece vários itens de segurança, como alerta de colisão frontal e controle de cruzeiro adaptativo.

Com a briga restrita aos dois modelos, o Chevrolet Equinox conquistou apenas 96 pontos, resultando em uma confortável margem para os 41 pontos do Mitsubishi Eclipse Cross.

"Esse é um prêmio muito importante. O Kia Sportage chega à quinta geração após mais de cinco milhões de unidades vendidas no mundo, agora com motor turbo e com tecnologia híbrida leve. Também chega completíssimo em termos de equipamentos. A Kia hoje está mudando muito o seu perfil, deixando de ser apenas uma montadora para se tornar uma empresa de mobilidade. Estou muito feliz com a premiação, que marca essa virada da Kia", celebrou José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

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SUV premium

Não é só nos esportivos que a Porsche virou referência. A marca também está com moral nos SUVs premium, como mostra a vitória do Macan.

O SUV recebeu mais uma reestilização, novo interior e mais potência no motor 2.0 turbo, que agora entrega 265 cv - um incremento de 12 cv. A marca ainda promoveu a estreia de uma nova versão chamada T, que combina o mesmo motor de 2-litros das versões de entrada com itens vindos do GTS, como o sistema de vetorização de torque e a suspensão pneumática.

O Macan acumulou 134 pontos e bateu o Volvo XC90 por uma diferença de 16 pontos, mas não pense que a disputa foi tranquila.

O modelo sueco ganhou algumas importantes novidades na motorização híbrida em 2022, ficando mais potente e agora entregando 147 cavalos, enquanto a bateria teve sua capacidade aumentada.

Logo atrás veio o Audi Q3 Sportback com 105 pontos. O SUV cupê é movido pelo motor 2.0 TFSI de 230 cv presente em outros modelos do Grupo Volkswagen, que hoje controla a Audi. A fabricante alemã joga todas suas fichas no sucesso do modelo, que deve responder pela maioria das vendas da linha Q3.

O Mercedes-AMG GLB 35 ficou na quarta colocação. Feito para as famílias, ganhou uma versão bastante invocada em 2022, com visual bem esportivo que inclui rodas grandes e um kit aerodinâmico exclusivo que deixa o SUV com um visual bem mais nervoso.

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Picape

A Maverick foi lançada poucas semanas após o fim da votação do Prêmio UOL Carros no ano passado. Foi por isso que ela entrou na eleição de 2022 - e em grande estilo com o troféu na categoria "Picape".

Com 141 pontos, a representante da Ford foi pensada para quem procura uma picape por causa do estilo de vida aventureiro. Equipada com o mesmo motor 2.0 turbo de 256 cv presente no Bronco, tem dirigibilidade mais próxima a de um automóvel.

"É muito bom ganhar esses prêmios, pois são produtos-chave do nosso plano global de negócios, que tem nas picapes e nos SUVs dois pilares importantes. A Maverick criou um sub segmento, pois as pessoas estão usando picapes de um jeito diferente e nosso produto entrega espaço e conforto de SUVs", disse Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford para a América do Sul.

Em segundo lugar ficou a Jeep Gladiator, que traz várias tecnologias pensadas para o off-road, como o sistema que desacopla a barra estabilizadora dianteira pra aumentar o curso da suspensão. Tudo nela foi projetado para enfrentar as trilhas mais difíceis: a picape tem eixos especiais e amortecedores dimensionados para o uso severo fora do asfalto.

Outra novidade do grupo Stellantis, a Ram Classic marcou 100 pontos e ficou na terceira colocação. Ela traz as mesmas virtudes das picapes mais caras da linha, como o acabamento luxuoso e o motor V8 Hemi de 400 cv. Tudo isso é oferecido na mesma faixa de preço das versões mais completas das picapes médias, o que deve incrementar os bons números de venda.

A nova Ram ultrapassou a reestilizada Nissan Frontier por uma diferença de 18 pontos. A alteração mais perceptível está no design, que trouxe novos faróis, grade redesenhada (com a nova identidade visual da Nissan) e novas lanternas. Por dentro, a picape traz um novo volante (idêntico ao utilizado no Kicks) e novas opções de revestimento interno.

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Esportivo

Toda marca sabe que é difícil competir contra um Porsche. Essa superioridade ficou evidente na categoria "Esportivo", na qual o 718 Cayman GT4 RS levou o troféu com 190 pontos.

A versão radical do 718 Cayman GT4 é literalmente um carro de corrida para as ruas. Tudo começa no visual de pista reforçado pelas inúmeras entradas de ar funcionais, responsáveis por refrigerar o sistema de freios e todo o conjunto mecânico. Até porque é preciso bastante ar para alimentar o motor central-traseiro 4.0 boxer, que é o mesmo "coração" do 911 GT3, mas calibrado para render 500 cv - ou 10 cv a menos.

"Ficamos muito felizes com os dois prêmios. O Macan é o primeiro Porsche de muitos dos nossos consumidores, enquanto o 718 Cayman GT4 é um carro que, em pleno 2022, traz características como motor aspirado de seis cilindros, capaz de atingir 9.000 rpm, e a percepção de que nossos automóveis trazem um conjunto capaz de entregar performance muito boa. Agradecemos o reconhecimento de vocês", disse Leandro Rodrigues, head de comunicação da Porsche do Brasil.

Foi uma vitória confortável sobre o Mercedes-AMG EQS 53. O primeiro modelo da AMG movido a eletricidade tem dois motores que entregam 658 cv e 96,9 kgfm de torque instantâneo. Se isso não for o suficiente, então saiba que o EQS pode passar dos 760 cv se equipado com um pacote de performance opcional. Com ele, o EQS acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

Em terceiro lugar ficou o Aston Martin Vantage, que combina a classe dos cupês com uma identidade marcante de design. E como um bom esportivo que se preza, o modelo é famoso também pelo desempenho explosivo do 4.0 V8 biturbo, que rende 510 cv e torque máximo de 70 kgfm, que é enviado às rodas traseiras.

O quarto colocado foi o Chevrolet Camaro, outro ícone mundial de esportividade. Se o visual não muda há algum tempo, a Chevrolet apostou em novidades na conectividade neste ano. A central multimídia MyLink agora vem com Spotify integrado e um ano de internet grátis, já que o Wi-Fi a bordo permite parear até sete dispositivos ao mesmo tempo.

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Híbrido

Faz alguns anos que a Volvo virou referência em carros híbridos no país. Essa fama certamente contribuiu para que o XC60 conquistasse 155 pontos na votação, que o fez levar a melhor sobre seus rivais.

Além de uma leve atualização no design, que inclui nova grade frontal e para-choque redesenhado, o carro traz 65% a mais de potência no motor elétrico instalado no eixo traseiro, que passou de 87 cv e 24,5 kgfm, para 147 cv e 31,5 kgfm.

"O XC60 traduz muito os valores da Volvo Cars, que hoje está em um dos seus melhores momentos no Brasil. Trata-se de um ícone da marca, equipado com propulsão híbrida, que cumpre um papel fundamental rumo à meta da Volvo de produzir e vender apenas carros elétricos a partir de 2030. Quero agradecer a oportunidade de participar mais uma vez do Prêmio UOL Carros e manter o cinturão na categoria de híbridos", celebrou Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Cars Brasil.

O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid ficou no segundo lugar com 119 pontos, SUV de sete lugares que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos. Com 317 cv, o SUV pode rodar quase 80 quilômetros no modo elétrico.

Apenas cinco pontos atrás ficou o Jeep Compass 4xe, primeiro modelo de uma gama de produtos eletrificados que a marca lançará no Brasil nos próximos anos. O SUV traz o conhecido motor 1.3 T270 de 180 cv, rodando apenas com gasolina, e um propulsor elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 240 cv e o torque combinado não é divulgado pela fabricante.

Precursor da eletrificação na linha Kia no país, o Stonic foi o quarto colocado com 52 pontos. Híbrido leve, combina o motor 1.0 turbo que conhecemos do Hyundai Creta com um sistema elétrico de 48 volts. Essa dupla faz com que o modelo entregue 120 cv e torque máximo de 20,4 kgfm, auxiliado pelo câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

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Elétrico

O mercado de carros elétricos está crescendo e lentamente se popularizando no Brasil. Só que os modelos de luxo dominaram a categoria de "Elétrico" no Prêmio UOL Carros.

Quem levou a melhor aqui foi o futurista BMW iX, que marcou 154 pontos. O design bastante incomum inclui uma gigantesca "grade" frontal coberta por uma membrana capaz de se regenerar diante de danos superficiais. É equipado com dois motores: um de 272 cv e 35,9 kgfm no eixo dianteiro e outro com 340 cv e 40,8 kgfm na traseira, sendo que este é priorizado durante a condução. Os números combinados são de 523 cv e 78 kgfm distribuídos automaticamente entre os eixos conforme a necessidade.

"É uma satisfação vencer em uma categoria tão concorrida. A vitória só reafirma o quanto o BMW iX é excepcional, ao inaugurar uma nova era de nossa marca, fundamentada em três pilares: propulsão elétrica; construção circular com uso de materiais recicláveis e digital. Além disso tudo, traz som premium, com 30 alto-falantes, concebido em colaboração com o compositor de Hollywood Hans Zimmer. Vem muito mais por aí", afirmou Fabiano Severo, head de comunicação do BMW Group no Brasil.

Na segunda posição ficou o Volvo C40, outra referência em tecnologia. Ele conta com dois motores elétricos (um em cada eixo) que entregam 408 cv e 67,3 kgfm de torque instantâneo. Mesmo sendo um SUV, o C40 é bastante ágil, já que precisa de apenas 4,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.

Elétrico mais barato do país, o Renault Kwid E-Tech conquistou o terceiro lugar com 92 pontos. Carro elétrico mais barato do Brasil, conta com motor elétrico que entrega 65 cv e 11,5 kgfm de torque instantâneo. A autonomia declarada é de 265 km no ciclo misto e 298 km no perímetro urbano, e é mais do que suficiente para o dia a dia na cidade..

Já a quarta colocação ficou com o Chevrolet Bolt, com 66 pontos. O modelo ganhou um acabamento mais refinado e uma tela tátil de 10,2 polegadas para a central multimídia MyLink, que oferece aplicativos como Spotify e integração com Alexa.

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Importado

Poucas categorias tiveram uma variedade tão grande entre os postulantes como a de "Importado". O luxuoso Range Rover, cuja nova geração acaba de ser lançada no país, já chegou com o troféu.

Ele conta com híbridas leve e plug-in, inclusive movida a diesel. Por dentro, o utilitário esportivo entrega muito luxo, reforçado por elementos como os bancos que mais parecem poltronas e trazem até massageadores. E para terminar, o Range Rover ainda encara trilhas como poucos.

"Esse carro demorou 52 anos para chegar no status atual, poucos carros no mercado têm essa longevidade. Isso torna fácil entender o sucesso do Range Rover, símbolo de sucesso e desejo. Já contamos como esse carro praticamente criou o segmento de SUVs de luxo. Tudo isso, hoje, com elevadíssimo nível de tecnologia e equipamentos. Agradeço em nome de todo o time da Jaguar Land Rover no Brasil", comentou Paulo Manzano, diretor de marketing da Jaguar Land Rover.

O elétrico BYD Han também estreou em grande estilo com os 104 pontos que o levaram ao segundo lugar. Fora o desempenho de superesportivo, tem design bastante chamativo e alguns luxos na cabine, incluindo uma tela vertical de 15 polegadas que pode ser girada ao toque de um botão. Tudo isso com uma autonomia estimada em até 500 km com uma única carga.

O novo Audi A3 ficou na terceira posição. Além do visual esportivo, é vendido em duas opções de motorização, sendo que o 2.0 turbo acrescenta a tecnologia híbrida leve.

O quarto lugar ficou com o Mercedes-Benz CLA 250, que encanta pelo design bastante moderno e que, para muitos, representa o que há de mais belo na gama de modelos da marca. O motor é o já conhecido 2.0 turbo a gasolina que rende 224 cv e 35,7 kgfm, associado à transmissão automatizada de sete marchas.

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Utilitário

A Ford Transit conseguiu uma façanha na história do Prêmio UOL Carros. A van se tornou o único modelo a levar dois troféus para casa em cinco edições.

Desta vez, a estreia da versão Furgão levou a Transit à vitória com 133 pontos. É movida por motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 39,7 kgfm de torque máximo, associado a um câmbio manual de seis marchas. No caso da versão furgão, a configuração L2H3 tem 10,7 m³ de volume útil e 1.222 kg de carga útil. Já a L3H3 possui, respectivamente, 12,4 m³ e 1.181 kg.

"A Transit, líder de mercado nos Estados Unidos e na Europa, é outro produto diferenciado. Quem compra, investe e quer retorno desse capital. Um exemplo disso é o câmbio automático de dez marchas, que proporciona uma redução significativa de custo operacional. A conectividade é outro diferencial, permitindo monitorar a distância, uma vez autorizada, quase tudo o que acontece no veículo", ressaltou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford para a América do Sul.

Houve uma vantagem pequena da Transit para o Fiat Scudo, que ficou na segunda posição. Fabricado no Uruguai, é um velho conhecido dos frotistas brasileiros. Isso porque o furgão é a versão da Fiat de Peugeot Expert e Citroën Jumpy. É por isso que o modelo replica as virtudes de seus primos, como o amplo espaço para levar carga ou passageiros e o tamanho mais compacto, que permite entrar em garagens e se virar no trânsito sem problemas.

O terceiro colocado foi o sempre presente Mercedes-Benz Sprinter, que completa 25 anos de Brasil apresentando sua versão Street - que pode ser dirigida por qualquer pessoa com CNH do tipo B, a mesma exigida para conduzir qualquer automóvel de passeio.

O Partner Rapid completa a lista. Fora alguns detalhes visuais, o furgão é idêntico ao Fiat Fiorino, inclusive no motor 1.4 Fire de até 86 cv e 12,2 kgfm com etanol no tanque, mas aproveita a tradição da Peugeot em veículos comerciais para vender em um segmento de entrada para frotistas.

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Destaque do Ano

Aqui não teve para ninguém: o Fiat Fastback levou o troféu sem dificuldades. Com 203 pontos, o SUV cupê obteve grande vantagem sobre o Honda HR-V, que marcou 114 pontos.

Fizeram a diferença o estilo mais ousado, o desempenho dos motores turbo e o generoso porta-malas, que prometem fazer do SUV um novo sucesso de vendas.

Já o HR-V fica com um honroso vice-campeonato ao evoluiu a receita de sucesso de seu antecessor. O design ficou bem mais moderno e os motores se destacam pela economia de combustível. E claro que a Honda não desprezou as virtudes do modelo antigo, como o espaço interno e a versatilidade dos bancos modulares.

Mesmo com as bem-vindas mudanças, o Hyundai HB20 ficou na terceira posição com 81 pontos. Líder de vendas entre os automóveis, mudou para acabar com as críticas ao design. Além do novo visual, ele ainda ganhou mais itens de segurança, que se somam ao bom pacote de equipamentos e ao desempenho dos motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo.

Já o Jeep Renegade terminou o prêmio de melhor carro de 2022 na quarta posição, com 42 pontos. Campeão de vendas entre os SUVs compactos, conseguiu se renovar mais uma vez com seu novo motor 1.3 turboflex, inclusive com opção de tração nas quatro rodas.

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Montadora do Ano

Uma inusitada coincidência aconteceu nesta categoria. A pontuação de 203 pontos da vencedora Fiat foi exatamente a mesma do Fastback no "Destaque do Ano".

A marca fez lançamentos importantes em 2022. Além de Argo e Cronos reestilizados, a marca trouxe o furgão Scudo e revelou o SUV cupê Fastback, a estreia mais importante do ano para a empresa. E ainda não acabou: a lista deve ser fechada com o Pulse Abarth, que marca a estreia da Abarth como marca própria no grupo Stellantis.

"Não poderia estar mais feliz. A Fiat está vivendo um momento muito especial no Brasil nos últimos dois anos. Em 2017, iniciamos um trabalho que nos levou até aqui. Em cinco anos, ganhamos 9 pontos percentuais de market share e recuperamos a liderança no ano passado com lançamentos como nova Strada, Pulse, Fastback e, na próxima semana, Pulse Abarth. Com as novidades previstas para o próximo ano, esperamos seguir liderando para novamente disputarmos esse título de montadora do ano", celebrou Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat.

A marca italiana conseguiu mais do que o dobro dos votos da segunda colocada Hyundai, que fechou a votação com 89 pontos. Além de promover a estreia do Creta N-Line, a versão com estilo esportivo que trouxe a divisão N para cá, a empresa lançou os novos HB20 e HB20S, que mudaram o visual para enterrar o estilo polêmico de antes.

Perto da fabricante coreana ficou a Honda, com 81 pontos. Depois de abrir 2022 promovendo as estreias dos novos City Hatch e Sedan, a marca confirmou a chegada de vários modelos inéditos nos próximos anos e ainda trouxe o inteiramente novo HR-V com novas motorizações 1.5 aspirada e turbo.

A Jeep fechou a lista no quarto lugar com 42 pontos, após realizar quatro lançamentos em 2022. Primeiro foi o novo Renegade, que renovou o design e trouxe o motor 1.3 turboflex. Depois foi a vez do Compass 4xe, a versão híbrida do SUV médio que bomba no Brasil. E por fim chegou a Gladiator, a picape derivada do Wrangler feita para quem ama o off-road.

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Pós-Venda

A Caoa Chery foi a vencedora da categoria 'Melhor Pós-Venda'. A montadora foi escolhida pelos leitores do UOL através de uma votação popular realizada entre os dias 4 de outubro e 10 de novembro na página de UOL Carros.

A enquete contou com quase 130 mil votos. A Caoa Chery foi a vencedora com 26% da preferência, seguida de Toyota (10%), Honda (9%) e GM - Chevrolet (8% cada).

"O Grupo Caoa tem peculiaridades interessantes em relação ao pós-venda. Temos montadora e rede de concessionárias em um mesmo ambiente, o que permite ouvir nossos clientes de uma maneira muito rápida. Isso faz com que possamos entender as necessidades do nosso público de forma mais ágil e sem filtros", disse Marcio dos Santos Pinho, diretor de pós-venda da Caoa Chery.

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