O melhor carro compacto

Peugeot 208 vence Onix, C3, HB20 e Polo e conquista o bicampeonato no Prêmio UOL Carros

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Você sabia que dos cinco carros mais vendidos no Brasil em 2024 quatro são hatches compactos? Apesar dos SUVs representarem quase 50% do mercado brasileiro de automóveis, estes modelos ainda têm uma imensa importância no cenário nacional.

E quem manda nesta categoria no Prêmio UOL Carros é o Peugeot 208. Campeão em 2023, o compacto francês produzido na Argentina repetiu a dose neste ano, trazendo mudança de visual e a volta da versão GT para o portfólio.

"O 208 é um carro icônico. Ele traz design, tecnologia e é o segundo modelo a fazer novo leão da Peugeot na sua frente. Para a gente, é um prazer ganhar esse prêmio, ainda mais com um carro que é o nosso pãozinho quente", festeja Giselli Cardoso, responsável pela comunicação da Peugeot.

E o título veio diante de uma concorrência brutal. Polo, Onix e HB20 são nada menos que os três carros de passeio mais emplacados em 2024. O VW trouxe novas versões, o Chevrolet mantém o volume de vendas e aguarda um facelift para o ano que vem e o HB20 segue colhendo os frutos da virada de página que deu há dois anos.

Finalizando a lista está o Citroën C3, que em 2024 aposentou o obsoleto motor 1.6 flex aspirado e adotou o 1.0 turboflex da Fiat em uma inédita versão You. Trata-se de um dos hatches mais rápidos do segmento e o mais barato a unir motor turbo e câmbio automático.

Peugeot 208

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Time que está ganhando não se mexe? Se mexe sim, segundo a Peugeot. O design agora está alinhado com a variante europeia e vem com grade maior, para-choque remodelado, novo arranjo interno dos faróis e lanternas de LED.

Ainda trocou a assinatura LED de 'dente de sabre' por três barras de luz que simulam a garra do leão, símbolo da marca francesa. O novo logotipo da Peugeot também está no renovado compacto.

Um dos pontos altos do hatch foi mantido: o interior, que traz um design moderno e um dos melhores acabamentos da categoria (ao menos nas versões mais caras). Mescla materiais que agradam aos olhos e ao tato - tem até um padrão que imita fibra de carbono.

O volante de diâmetro menor e o quadro de instrumentos digital com gráficos 3D são um charme à parte. Os reveses ficam por conta do espaço interno para quem viaja atrás e os parcos 265 litros de capacidade do porta-malas.

Falando nisso, o 208 pode ser comprado em quatro versões, todas com preços promocionais: Active (R$ 76.990) e Style (R$ 86.990), ambas vêm com o 1.0 aspirado da Fiat, de 75 cv e 10,7 kgfm de torque.

Já a Allure (R$ 98.990) e a GT (R$ 114.990), que volta à gama, trazem o 1.0 turboflex de 130 cv da? Fiat! A nomenclatura GT estreou no 208 em 2016 quando o hatch foi vendido no país com o famoso 1.6 THP flex de 173 cv.

Confira a avaliação completa do Peugeot 208

Volkswagen Polo

Simon Plestenjak / UOL Simon Plestenjak / UOL

Carro de passeio mais vendido em 2023 e já com as duas mãos na taça para o bicampeonato este ano, o VW Polo apresentou credenciais robustas no Prêmio UOL Carros 2024. O hatch já ultrapassa as 110 mil unidades emplacadas e abre larga vantagem para o Chevrolet Onix, segundo colocado.

Este ano o Polo trouxe duas novidades para ampliar sua vasta gama. A primeira é a versão Robust, dedicada ao mundo rural para rodar em fazendas e plantações que não necessitem o uso de uma picape, por exemplo. É baseado na opção mais barata, Track, porém tem suspensão elevada para encarar os terrenos mais difíceis.

O motor é o 1.0 aspirado de 84 cv. Com preço inicial na casa dos R$ 90.000, o Polo Robust pode chegar perto dos R$ 80.000 com desconto em vendas diretas (CNPJ), público-alvo desta configuração.

Já a segunda é mais pontual e o hatch foi o escolhido para ser a tradicional edição especial do 'Rock in Rio', famoso festival de música que acontece a cada dois anos no território carioca. Limitado a 4.000 unidades, modelo também usa o Track como base, porém adiciona a central multimídia VW Play, por exemplo, que só aparece em versões acima - fora o exterior e interior com adesivos e logotipos costurados alusivos ao evento.

Fora isso, o Polo começa na exitosa configuração Track, de R$ 90.990 e vai até a cereja do bolo da linha, a GTS de 150 cv de potência extraídos do motor 1.4 turboflex e 0 a 100 km/h em rápidos 8,3 segundos. O preço de R$ 158.590 é alto e rompe, com folga, a barreira dos SUVs compactos.

Confira a avaliação completa do Volkswagen Polo

Hyundai HB20

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O hatch feito em Piracicaba (SP) voltou aos trilhos, pelo menos na opinião pública, depois da segunda reestilização estética profunda há dois anos. Carro de passeio mais emplacado no Brasil em 2022, o HB20 segue no top 3 em 2024 (só atrás de VW Polo e Chevrolet Onix), com design afiado e uma gama que pode atender as necessidades tanto de quem procura um primeiro carro quanto aqueles que querem um compacto mais equipado e seguro.

As três primeiras opções do HB20 são a Sense (R$ 88.990), Comfort (R$ 92.390) e Limited (R$ 96.390) não vêm com motor turbo e, sim, com o 1.0 flex aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm. Se não impressiona pelo desempenho, chama atenção pelo consumo de quase 15 km/l na estrada.

Já as Comfort Plus (R$ 109.490) e Comfort Plus Tech (R$ 111.990) trazem o 1.0 turboflex com injeção direta de combustível, 120 cv e 17,5 kgfm de torque.

Na versão topo de linha, Platinum Safety, de R$ 122.290, destaque para os itens de segurança, como frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa de rodagem, detector de fadiga, e sensores de estacionamento traseiros.

Confira a avaliação completa do Hyundai HB20

Citroën C3

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O C3 inaugurou uma nova era para a Citroën quando foi lançado em 2022. É o best-seller da marca no Brasil e trouxe um reforço de peso para a edição 2024 do Prêmio UOL Carros: o motor 1.0 turbo.

A conhecida unidade de 130 cv e 20,4 kgfm de origem Stellantis (equipa os Fiat Pulse, Fastback e Strada, além dos Peugeot 208 e 2008 e os próprios Citroën C3 Aircross e Basalt) estreou em agosto na inédita versão You e aposentou o antiquado 1.6 flex aspirado.

Por R$ 100.990, o modelo (que foi lançado por promocionais R$ 95.990) é um dos hatches mais rápidos à venda no mercado brasileiro: 0 a 100 km/h do carrinho, que pesa baixos 1.115 kg é de 8,4 segundos, segundo a fabricante francesa.

De quebra, é o mais barato a oferecer motor turbinado e câmbio automático (CVT). O consumo fica em 11 km/l (cidade) e 12,8 km/l (estrada) com gasolina e 7,8 km/l (cidade) e 8,8 km/l (estrada) com etanol.

Só que a aposta do C3 é claramente no custo-benefício, ao começar em R$ 77.590 na versão Live. Ainda oferece as opções Live Pack (R$ 85.390) e Feel (R$ 88.290), todas com motor 1.0 aspirado de 75 cv e transmissão manual de cinco marchas.

Confira a avaliação completa do Citroën C3

Chevrolet Onix

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Carro de maior sucesso após a aposentadoria do Volkswagen Gol, o Chevrolet Onix não tem novidades desde 2020 quando a versão pseudo-esportiva RS foi lançada.

Mesmo assim, a relevância e a pujança de vendas do hatch compacto é atemporal: é o segundo carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024 — perdendo apenas para o VW Polo. Lembrando que o hatch já liderou o mercado brasileiro por seis anos consecutivos (entre 2015 e 2020).

A explicação está, claro, na qualidade do produto e na ampla oferta, tanto de versões e preços quanto de conjunto mecânico e equipamentos. O hatch dispõe de sete opções, que começam em R$ 90.190 em uma configuração básica com motor 1.0 aspirado e câmbio manual e terminam na Premier 1.0 turbo de 116 cv com transmissão automática de seis marchas e quase R$ 123.000 de etiqueta de preço.

Destaque para a segurança (seis airbags, cintos de segurança traseiros de três pontos e controles de estabilidade e tração vêm de série desde a versão mais barata) e itens interessantes, como a central multimídia My Link, carregador de smartphone por indução e assistente de estacionamento nas mais caras.

Em 2025 a Chevrolet completa 100 anos de Brasil e vai atualizar profundamente a família Onix (hatch e compacto) pela primeira vez. Espere mudanças no design e também na lista de equipamentos de série com mais tecnologia embarcada.

O interior deve se basear no que já vimos na renovada Chevrolet Spin e ter inspiração nos elétricos recém-lançados Blazer e Equinox EV. As motorizações, por sua vez, devem permanecer iguais.

Confira a avaliação completa do Chevrolet Onix

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