Mais de 50 mil carros elétricos já foram vendidos no Brasil em 2024. Um aumento que ultrapassa os 400% se comparado com o ano passado. E é nesse crescimento exuberante que o Volvo EX30, um dos carros mais importantes da marca nos últimos anos, garantiu seu troféu no Prêmio UOL Carros.
Representando o mercado premium, garantiu a vitória ao oferecer a experiência de um SUV elétrico de luxo com um preço, digamos, 'acessível'.
"O EX30 tem um significado muito especial para a gente, por ser o carro de entrada 100% elétrico da Volvo e veio em um ano bastante desafiador para a indústria, cheio de novos lançamentos. E o EX30 está aí, buscando o seu lugar dentro desse grande mercado, mas com uma proposta bastante disruptiva. É um carro extremamente moderno, futurista e muito sustentável", diz Mirella Cambrea, diretora de marketing da Volvo Car América Latina.
Os chineses também vieram em peso na disputa. A BYD, que tem mais de 70% de participação no segmento, teve dois representantes na categoria, o best-seller Dolphin Mini e o Yuan Pro, o SUV do Dolphin.
Já a GWM deu a Ora 03, em 2024, uma edição limitada e exclusiva em colaboração com uma marca de roupas e acessórios brasileira.
Por fim, o Peugeot e-2008 veio com novo visual, bateria aprimorada e mais autonomia. O valor, no entanto, não é dos mais competitivos frente aos rivais diretos.