O melhor carro elétrico

BYD Dolphin Mini e Yuan Pro têm concorrência de GWM Ora 03, Peugeot e-2008 e Volvo EX30 pelo Prêmio UOL Carros

Raphael Panaro Colaboração para o UOL

Mais de 50 mil carros elétricos já foram vendidos no Brasil em 2024. Um aumento que ultrapassa os 400% se comparado com o ano passado. E é nesse crescimento exuberante que a BYD, GWM, Peugeot e Volvo disputam a categoria de "Melhor Elétrico" do Prêmio UOL Carros 2024.

Os chineses vêm em peso. A BYD, que tem mais de 70% de participação no segmento, chega com dupla chance de vitória. O best-seller Dolphin Mini e o Yuan Pro, o SUV do Dolphin, são os dois primeiros concorrentes.

A GWM deu a Ora 03, em 2024, uma edição limitada e exclusiva em colaboração com uma marca de roupas e acessórios brasileira.

O Peugeot e-2008 vem com novo visual, bateria aprimorada e mais autonomia. O valor, no entanto, não é dos mais competitivos frente aos rivais diretos.

Representando a parte premium, o Volvo EX30 chega com grandes chances de conquista ao oferecer a experiência de um SUV elétrico de luxo com um preço, digamos, 'acessível'.

Qual é o melhor? O vencedor será conhecido no dia 2 de dezembro em evento realizado em São Paulo. Até lá, confira mais detalhes dos candidatos.

BYD Dolphin Mini

Fotos: BYD | Divulgação Fotos: BYD | Divulgação

O carro elétrico mais vendido do Brasil. É com essa pompa que o Dolphin Mini chega para a disputa do Prêmio UOL Carros 2024. Só este ano o modelo já emplacou quase 18 mil unidades.

E no começo deste ano a BYD reforçou a gama e trouxe ao Brasil a versão para cinco ocupantes — o carrinho até então era homologado para levar quatro pessoas. O preço não subiu muito: R$ 119.800, ou R$ 4.000 a mais que o 'irmão'.

As dimensões diminutas continuam as mesmas: 3,80 metros de comprimento, 1,70 m de largura e 2,50 m de entre-eixos. Porta-malas? São 230 litros.

Além de poder receber um passageiro extra, o Dolphin Mini de cinco lugares também veio equipado com câmera 360º. Já o motor elétrico dianteira de 75 cv e 13,8 kgfm de torque, e a bateria com capacidade de 38 kWh permanecem iguais. De acordo com o Inmetro, o carrinho tem autonomia de 280 km.

Confira a avaliação completa do BYD Dolphin Mini

BYD Yuan Pro

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O SUV do Dolphin foi outro lançamento da marca chinesa no Brasil em 2024. Lançado recentemente em versão única por R$ 182.800, o modelo tem dimensões equivalentes a de utilitários compactos, com 4,30 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos. Só porta-malas carrega parcos 265 litros.

O Yuan Pro traz um motor elétrico dianteiro potente, com 177 cv e 29,5 kgfm. Estes números levam o SUV até os 100 km/h em 7,9 segundos (dados da BYD). A máxima é de 160 km/h. Já a bateria de 45,1 kWh fornece uma autonomia de 'apenas' 250 km.

Como todo carro chinês, os equipamentos de série são generosos. Destaque para a central com tela giratória de 12,8", conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução, bem como itens de segurança: seis airbags, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Os concorrentes mais diretos do novo BYD são Peugeot E-2008, Neta X e até Volvo EX30. Porém, o preço de SUV compacto a combustão o coloca na briga como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e Hyundai Creta, por exemplo.

Confira a avaliação completa do BYD Yuan Pro

GWM Ora 03

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Em 2024, a fabricante chinesa mostrou uma novidade para a linha do hatch elétrico. O Ora 03 Approve é uma colaboração com a marca de streetwear brasileira fundada pelo influencer Léo Picon, irmão da também influenciadora e atriz Jade Picon.

Baseado na versão topo de linha GT, a série especial do Ora 03 foi apresentada durante o Festival Interlagos 2024 com preço de R$ 189.000.

Os R$ 2 mil cobrados a mais são explicados pela produção limitada e numerada de 200 unidades, a cor cinza Zenit e os emblemas da Approve pela carroceria e no interior. Ah, os compradores também ganham cinco peças exclusivas da marca de roupas.

O Ora 03 GT Approve tem 171 cv, bateria de 63 kWh e autonomia de 319 km, de acordo com o Inmetro. Vale lembrar que o hatch elétrico também é vendido na opção Skin, com a mesma potência, porém com bateria menor (48 kWh) e pode rodar 232 km.

Confira a avaliação completa do GWM Ora 03

Peugeot e-2008

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O novo 2008 elétrico foi mostrado em julho no Brasil. A revelação do preço (R$ 259.990) e o início das vendas, porém, só aconteceram no último mês de outubro. O SUV elétrico estreou importado da Europa e em opção única de acabamento, a GT.

Afora o retoque visual, o SUV chegou mais potente, com bateria maior e capacidade de recarga ampliada frente ao antecessor. Agora são 158 cv (mais 22 cv), 54 kWh (era de 50 kWh) e carregamento máximo em corrente alternada (AC) de até 11 kW (antes era 7,4 kW). Com isso, a autonomia também teve um pequeno acréscimo: de 235 km para 261 km, dados do Inmetro.

A vida do novo E-2008 não é fácil. É mais caro que as versões de entrada do Volvo EX30 e que os SUVs elétricos da BYD, Yuan Plus e Yuan Pro.

Confira mais detalhes sobre o Peugeot e-2008

Volvo EX30

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O SUV compacto elétrico talvez seja um dos carros mais importantes da Volvo nos últimos anos. No Brasil, mais ainda. Com o modelo, a subsidiária brasileira quer mais que duplicar o número de vendas por aqui — pular de 8 mil unidades anuais para 17 mil.

O EX30 alia preço, design e tecnologia. Os valores começam em R$ 229.990 e vão até R$ 299.990. Todas as versões produzem 272 cv de potência e 34,9 kgfm.

Na versão de entrada Core, as baterias LFP (lítio-fosfato-ferro) tem 51 kWh, autonomia de 250 km e zero a 100 km/h em 5,7 segundos.

Já as demais aceleram em 5,3 s e a bateria de 69 kWh é composta de níquel-cobalto-manganês (NMC). Estas opções ainda conseguem rodar 338 km com uma carga.

Confira a avaliação completa do Volvo EX30

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