'Os sedãs estão com os dias contados'. A frase anterior tem seus defensores, mas esta categoria do Prêmio UOL Carros 2024 mostra que não é bem assim, com quatro dos cinco finalistas apresentando carros inéditos ou estreando novidades na linha.
Quem ficou com o troféu neste ano foi o BYD King, grande atração do segmento este ano e que chegou com vontade de incomodar a hegemonia do Toyota Corolla.
"Os sedãs integram uma categoria extremamente competitiva e sólida. O King vem, de fato, para ser disruptivo, para trazer um outro nível de sedã. Sem dúvida nenhuma, a gente tem marcas tradicionais muito fortes, mas já estava na hora de chegar algo novo para abalar o mercado", festeja Denis Onishi, diretor da BYD.
Principal alvo dos rivais, o Corolla é o único que não teve atualizações. Mesmo assim continua vendendo quase três vezes mais que os todos os concorrentes (juntos) em 2024.
Já o Sentra, vencedor em 2023, passou por um quase imperceptível facelift, além da Nissan ter equipado mais seu produto. Único representante premium do segmento, o Mercedes-Benz Classe E estreou no começo do ano (e já virou de linha no meio do caminho).
O último a apresentar atualizações neste ano foi o Honda City, que teve mudanças discretas no visual para se diferenciar da versão hatch e apresentou mudanças na oferta de itens de série.