Os SUVs já respondem por 50% das vendas de carros zero km no Brasil. E o troféu da categoria com os queridinhos do Brasil ficou com o Hyundai Creta, também eleito o Destaque do Ano no Prêmio UOL Carros 2024.
Uma coroação à ousadia da marca, que trouxe mudanças significativas ao modelo que já havia vencido esta categoria em 2023.
"Com o novo Creta, a gente puxa todo esse fio de inovação. Apresentamos neste ano a terceira grande mudança no carro, em um espaço até curto de tempo, e ele vem mantendo esse território", destaca Maurício Jordão, diretor de comunicação da Hyundai.
Os novatos Kardian e Basalt bem que tentaram a sorte na disputa. O Renault ganhou nova plataforma, frescor visual e motor turbo. Já o Citroën entra para o time dos SUVs cupê de olho no equilíbrio custo e benefício: é um dos mais baratos do país.
A nova geração do Peugeot 2008 deixa de ser feita no Brasil para ser importada da Argentina e traz consigo um design aclamado e o conhecido motor 1.0 turbo de Stellantis.
Por fim, o T-Cross é o atual líder do segmento e, em meados deste ano, a Volkswagen ainda deu novas armas ao modelo, como uma estética mais atualizada e mais equipamentos desde a versão de entrada.