O melhor SUV compacto

Citroën Basalt, Hyundai Creta, Renault Kardian, Peugeot 2008 e VW T-Cross disputam o Prêmio UOL Carros 2024

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Os SUVs já respondem por 50% das vendas de carros zero km no Brasil. E a categoria com os queridinhos do Brasil promete ser uma das mais disputadas do Prêmio UOL Carros 2024.

Começando pelo vencedor de 2023, o Hyundai Creta não ficou estagnado. Muito pelo contrário. Para tentar o segundo título consecutivo, passou por uma mudança visual bem grande, trocou de motor e agora é o SUV compacto mais potente do segmento.

Os novatos Kardian e Basalt tentam a sorte na disputa. O Renault chega com sua nova plataforma, frescor visual e motor turbo. Já o Citroën entra para o time dos SUVs cupê de olho no equilíbrio custo e benefício: é um dos mais baratos do país.

A nova geração do Peugeot 2008 deixa de ser feita no Brasil para ser importada da Argentina e traz consigo um design aclamado e o conhecido motor 1.0 turbo de Stellantis.

Por fim, o T-Cross é o atual líder do segmento e, em meados deste ano, a Volkswagen ainda deu novas armas ao modelo, como uma estética mais atualizada e mais equipamentos desde a versão de entrada.

A competição está bem acirrada. Qual leva? Veja abaixo mais informações dos candidatos a "Melhor SUV compacto" do Prêmio UOL Carros 2024. O ganhador será conhecido em 2 de dezembro, em cerimônia realizada em São Paulo.

Citroën Basalt

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A marca francesa entrou na onda dos SUVs cupês com o Basalt. O terceiro integrante da nova fase da Citroën no Brasil é produzido em Porto Real (RJ) ao lado de C3 e C3 Aircross. O modelo aposta no design e também custo-benefício, ao ser um dos utilitários compactos mais baratos do Brasil.

O Basalt parte de R$ 89.990 na versão Feel com o 1.0 flex aspirado de máximos 75 cv e transmissão manual de cinco marchas. As outras três opções Feel (R$ 96.990), Shine (R$ 104.990) e First Edition (R$ 107.390) são equipadas com o difundido motor três cilindros 1.0 turboflex da Stellantis, de 130 cv e 20,4 kgm. O câmbio é sempre automático do tipo CVT.

Com este conjunto, o carro tem médias de 8,3 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, faz 11,9 km/l (urbano) e 13,7 km/l (rodoviário). O SUV compacto de 4,34 metros de comprimento e 2,64 m de entre-eixos — porte de VW T-Cross — impressiona pelo espaço interno e pelo porta-malas de 490 litros.

Na opção mais cara, o Basalt tem quatro airbags, rodas de 16 polegadas, central com tela de 10", quadro de instrumentos digital de 7", ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina.

Confira a avaliação completa do Citroën Basalt

Hyundai Creta

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O campeão de 2023 quer levar a taça novamente. E, para isso, mudou (quase) tudo. O novo SUV chegou no início de outubro sem mais o visual polêmico e, de quebra, se tornou o modelo mais potente do segmento.

O Creta passou por modificações na dianteira e traseira. O desenho está mais quadrado, há uma grande grade e os faróis em dois níveis: em cima a assinatura e, embaixo, as luzes de posição. Atrás, o visual reto também se faz presente com as lanternas dentro de uma barra horizontal escurecida e interligadas.

O interior também foi remodelado e agora traz painel de instrumentos e central multimídia integrados, ambos com telas de 10,25"

Outra mudança importante foi na motorização. A fabricante sul-coreana tirou o 2.0 aspirado de 167 cv que equipava a versão topo de linha Ultimate e colocou um novo quatro-cilindros 1.6 turbo (só a gasolina) com injeção direta de 193 cv e 27 kgfm de torque — superando o Jeep Renegade e seus 185 cv. A opção mais cara ainda traz câmbio de dupla embreagem e sete marchas, e custa R$ 189.990.

Já as outras opções seguem com o três-cilindros 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 kgfm e transmissão automática convencional de seis marchas.

O preço do novo Creta, no entanto, começa em elevados R$ 141.890 na versão Comfort. Limited (R$ 156.490), Platinum (R$ 172.690) e N Line (R$ 182.090) completam o portfólio.

Confira todos os detalhes sobre o novo Hyundai Creta

Renault Kardian

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Carro mais importante da marca francesa nos últimos tempos. É assim que o inédito Renault Kardian chega para tentar ser o "Melhor SUV Compacto" do Prêmio UOL Carros 2024. Lançado no início do ano, o Kardian tem aspecto de hatch 'bombado' para concorrer com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.

A seu favor está o conjunto. Nova plataforma, chamada Renault Groupe Modular Platform (RGMP), visual moderno e motor três-cilindros 1.0 turboflex. São 125 cv, 22,4 kgfm de torque e tudo gerenciado pelo câmbio de dupla embreagem e seis marchas. O zero a 100 km/h é de 9,9 segundos e o modelo chega a fazer 13,9 km/l com gasolina na estrada, de acordo com o Inmetro.

Destaque ainda para o acabamento interno e alguns sistemas de segurança, como alerta de ponto cego e de colisão com frenagem de emergência, bem como controlador de velocidade adaptativo.

A última novidade do Kardian é recente. Em outubro a gama do SUV compacto estreou uma versão de entrada Evolution com transmissão manual de seis marchas (e o mesmo 1.0 turbo). O desempenho é um pouco pior, com zero a 100 km/h em 11,4 s. O preço é de R$ 106.990.

O carro ainda é vendido nas opções Evolution AT (R$ 118.090), Techno (R$ 129.990) e Première Edition (R$ 138.990). Os preços já foram reajustados desde o lançamento em março.

Confira a avaliação completa do Renault Kardian

Peugeot 2008

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Os brasileiros já conheciam a nova geração do 2008 desde o final de 2022, quando a variante elétrica estreou por aqui. Mas agora, em agosto deste ano, a Peugeot trouxe (finalmente) ao país as versões a combustão. E, de quebra, já com o facelift.

Dividindo a linha de produção e a arquitetura CMP com o 208 na Argentina, o SUV cresceu em relação ao antecessor e tem dimensões na média para o segmento: são 4,30 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas, no entanto, leva bons 434 litros.

O 2008 chega com design afiado, acabamento de carro mais caro e preços (promocionais) competitivos. São três opções: Active (R$ 124.990), Allure (R$ 134.990) e GT (R$ 154.990).

Todas vêm equipadas com o motor 1.0 turboflex da Stellantis, de 130 cv de potência. Sem falar no novo e-2008, que também aproveitou a onda de renovação e é vendido por aqui por R$ 259.990

Na lista de itens, claro, destaque para a configuração mais cara, que tem seis airbags, frenagem de automática de emergência, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de mudança de faixa, câmera 360°, painel de instrumentos digital com gráficos 3D, teto solar panorâmico e multimídia com tela de 10,2 polegadas.

E aguarde novidades para o SUV da Peugeot em 2025. Assim como Fastback e Pulse, o 2008 deve se tornar um híbrido leve.

Confira a avaliação completa do Peugeot 2008

Volkswagen T-Cross

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SUV mais vendido do Brasil em 2023, o VW T-Cross caminha a passos largos para repetir o feito este ano. O modelo já emplacou mais de 65 mil unidades de janeiro a outubro e abriu uma boa vantagem para o Hyundai Creta, segundo colocado.

O T-Cross passou por um facelift em maio deste ano, que trouxe pequenas alterações na dianteira e traseira. Destaque para os faróis e lanternas, que agora são interligados por uma barra luminosa, e também os novos para-choques — as luzes de neblina, por sua vez, foram retiradas.

Ao todo são quatro versões: Sense (R$ 119.990) voltada ao público PCD, 200 TSI (R$ R$ 148.990), Comfortline (R$ 167.790) e Highline (R$ 180.690).

O SUV segue com as duas opções de motor: 1.0 TSI, de 128 cv, e 1.4 TSI, de 150 cv (exclusiva para a configuração mais cara). A transmissão é sempre automática de seis marchas — o câmbio manual do modelo saiu de linha em 2021.

Confira a avaliação completa do Volkswagen T-Cross

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